Você sabe para que serve o cartão do SUS? Se ainda não sabe, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos te explicar como o cartão do SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde, funciona. Além disso, vamos explicar como você pode criar o seu e trazer as informações de contato necessárias, caso você tenha algum problema com o cartão. O cartão do SUS serve para que você consiga fazer as suas consultas médicas em todo o Brasil. Ele é gratuito, já que é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). É possível consultar sem o cartão, mas a ideia de tê-lo é o fato de que ele facilita a comunicação em todo o país. O cartão armazena dados sobre todas as suas consultas e exames. Assim, você tem as suas informações em qualquer canto do país.

Como criar o meu cartão do SUS?

Agora que você sabe para que serve o cartão do SUS, vamos te explicar o que você deve fazer para pedir o seu. Você pode se cadastrar gratuitamente em qualquer posto de saúde ou unidade de atendimento do SUS. Um pré-cadastro também pode ser feito pela internet, com a emissão de um documento que vale por 90 dias. Em uma unidade SUS, você pode criar o seu cartão apresentando os seguintes documentos: documento de identidade (RG), CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento. Em algumas cidades, também é exigido o comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz, água ou telefone.

Cartão do SUS pela internet

Você não consegue cadastrar o seu cartão do SUS pela internet, mas ainda dá para ter algumas funções interessantes usando as plataformas digitais. Depois que você cadastrar o seu cartão em uma unidade de saúde, dá para usar o app Meu DigiSUS para ver históricos de consultas, exames, vacinas tomadas e muito mais. E agora que você já sabe para que serve o cartão do SUS, é só criar o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like