Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

ApexBrasil e Abicalçados assinam convênio de R$ 52,3 milhões

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) assinaram hoje (22) a quinta parte do Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações de Calçados. Os recursos do programa, no valor de R$ 52,3 milhões, já vêm sendo utilizados desde novembro de 2008 e serão aplicados até outubro de 2010.
Dentro desse programa, o projeto Braziliam Footwear é um dos maiores da ApexBrasil. A assinatura desse convênio tem como objetivos ampliar a participação dos calçados brasileiros no mundo, expandir a base exportadora, ou seja, quantidade de empresas, e abrir novos mercados de destino. Além disso, o projeto vai consolidar a venda nos países já conquistados, aumentando as exportações de calçados com novos valores agregados.
De acordo com gestora de projetos da ApexBrasil, Deborah Rossouni, a ApexBrasil tem, atualmente, uma participação importante neste ramo de mercado. Mas relativamente pequena, se comparado à movimentação mundial de calçados.
Nesta nova etapa, o convênio propõe algumas alterações. “Nós temos como metas ampliar o número de empresas participantes do projeto. A meta é passar de 405 empresas para 500 até 2010. Pretendemos, também, aumentar os valores das exportações, que em 2008 rendeu em torno de US$ 700 milhões, e a meta até 2010 é atingir US$ 1,2 bilhão”, ressaltou.
Para o diretor-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, a indústria brasileira de calçados vem se caracterizando por um crescimento muito forte na sua ação promocional no exterior. “Saímos de um regime em que operávamos em subcontratações de grandes grifes internacionais, para um modelo de marca própria em que a gestão da promoção, da comercialização e da distribuição estão ganhando espaço no exterior”, explicou. Segundo Klein, era muito difícil encontrar empresas e marcas brasileiras nos eventos internacionais no setor de calçados. “Hoje, isso é bastante comum. Há um razoável número de empresas que participam de feiras, tornando a marca brasileira conhecida no mercado internacional”, ponderou.
A Abicalçados celebrou o convênio firmado com a ApexBrasil. Conforme Heitor Klein, com essa perspectiva de crescimento no setor de exportação e com os recursos que estão sendo aplicados, é possível que haja uma recuperação dos embarques que foram prejudicados nos últimos meses por conta da cotação da moeda.
“Com a valorização do real perante o dólar, nós imaginamos que é possível retomar o crescimento da atividade industrial no setor, e aumentar o número de postos de trabalho”, informou Klein.
Fonte:Agência Brasil.
21/01/2009