Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Brasil bate recorde na exportação de etanol em 2008

O Brasil bateu recorde na exportação de etanol em 2008 com um total de 5,16 bilhões de litros vendidos. Segundo o boletim da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, o mercado interno também está aquecido e a expectativa é de aumento no consumo do etanol pelos proprietários de veículos flex.
A quantidade de etanol vendida corresponde a mais que o dobro das exportações de gasolina pela Petrobras no mesmo período. O preço médio ficou em US$ 0,47 por litro, sendo que os Estados Unidos foi o país que mais comprou o combustível brasileiro, cerca de 2,8 bilhões de litros.
O ministério divulgou ainda o balanço sobre os lucros gerados com a produção e utilização do biodiesel. O uso do combustível ambientalmente correto evitou a importação de 1,1 bilhão de litros de diesel de petróleo, o que rendeu aproximadamente US$ 976 milhões para o Brasil.
Na publicação, o ministério defende o uso do biocombustível afirmando que o principal fator para o saldo positivo na balança comercial brasileira foi a mistura compulsória de biodiesel ao combustível. Afirma também que além da alta contribuição para o mercado brasileiro, o biocombustível beneficia as economias regionais e locais, desde a etapa agrícola até a indústria de bens e serviços.
Em todo o país existem 51 usinas produtoras de biodiesel: 19 na região centro-oeste, 11 na sudeste, oito na nordeste, sete na sul e seis na norte.
Fonte:Agência Brasil.
23/01/2009