Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Ministro aponta exportações como saída para indústria de base brasileira

A exportação pode ser uma saída importante para setores prejudicados pelos efeitos da crise financeira mundial no Brasil, na opinião do ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Ele citou dois segmentos – o de máquinas e equipamentos e o de autopeças - que vêm enfrentando dificuldades nos últimos meses devido à reversão de expectativa de investimentos das indústrias.
“A exportação para esses setores não é a solução, mas é uma saída importante no momento atual”, destacou o ministro.
Na próxima semana, Miguel Jorge chefiará missão com 92 empresários brasileiros ao norte da África, visitando quatro países. O objetivo é abrir relações comerciais com a Tunísia, Argélia, Líbia e Marrocos. Além do setor de máquinas, o governo pretende estimular a exportação de produtos agrícolas, alimentos, carne e queijo.
De acordo com o ministro, são países cujo fluxo comercial com o Brasil ainda é pequeno. “Vemos possibilidade de aumentar isso: são países que estão bem, estão em crescimento. Alguns deles estão fazendo grande obras de infra-estrutura e já há grandes empresas brasileiras trabalhando em obras. Consideramos que temos oportunidade de vender mais e de fazer parcerias locais instalando fábricas brasileiras para vender nesses países.”
Para ele, hoje, o cenário internacional é difícil, mas representa uma oportunidade para o Brasil se fortalecer como exportador de alimentos, principalmente. “Os setores em que vamos nos firmar são os mesmos nos quais já somos fortes, como o de agronegócios e o de alimentos. Nesses setores, temos oportunidade de aumentar as exportações, de nos fortalecer.” (Luciana Lima)
Fonte:Agência Brasil.
22/01/2009