Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Empresários tunisianos ressaltam interesse em tecnologia agrícola brasileira

Depois de passar pela Líbia e Argélia, a missão comercial de empresários brasileiros, chefiada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, chegou à Tunísia, também no Norte da África. Logo no primeiro encontro, o presidente da União Tunisiana das Indústrias, Comércio e Artesanato, Hédi Djilani, destacou o interesse pela transferência de tecnologia brasileira para projetos na agricultura, no processamento de alimentos, transportes e energia. Os empresários da Tunísia também manifestaram interesse em importar máquinas e equipamentos para obras de infra-estrutura que estão em andamento no país.
A mineradora Vale é uma das empresas brasileiras que deve se instalar na Tunísia até o final do ano. O projeto, avaliado em US$ 2 bilhões, é para a exploração de uma mina de fosfato e, segundo o ministro Miguel Jorge, toda a documentação exigida pelo governo da Tunísia já foi apresentada. A contrapartida será o compromisso da mineradora de transferir toda a tecnologia de exploração para a Tunísia, que hoje é uma das maiores exportadoras do mineral, um dos principais insumos para a produção de fertilizantes. O Brasil é um dos grandes importadores da produção tunisiana, que no ano passado chegou a 78,19% entre os cerca de 10 itens importados.
“Esta mina de fosfato na Tunísia é uma das maiores do mundo e toda a exploração feita pela Vale será remetida ao Brasil, que hoje importa o produto a fim de fabricar fertilizantes para a agricultura. Os investimentos no projeto são todos da Vale e a expectativa é de que sejam criados entre 18 e 20 mil empregos”, acrescentou.
Atualmente o Brasil exporta para a Tunísia também cerca de 10 itens, sendo que os principais são açúcar de cana e de beterraba, óleo de soja bruto e refinado, café não torrado, milho em grão e carne bovina desossada.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no ano passado, as exportações brasileiras para a Tunísia somaram US$ 221 milhões, um aumento de 30,7% sobre 2007. As importações brasileiras da Tunísia cresceram 78,8% no mesmo período. (Cristiane Ribeiro)
Fonte: Agência Brasil.
29/01/2009