Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Caixa espera crescimento de 30% no crédito habitacional este ano

O crédito habitacional da Caixa Econômica Federal cresceu cerca de 150% em janeiro deste ano (R$ 1,910 bilhão) em comparação com o mesmo período de 2008. A Caixa responde por mais de 50% do crédito imobiliário do país. Para este ano, a expectativa é crescimento de cerca de 30%. Segundo a Presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, a captação recorde de poupança no ano passado garante “recursos suficientes para atender a demanda do cidadão” e o programa de habitação que deve ser lançado em breve pelo governo.
Ela informou que a Caixa conta com cerca de R$ 92 bilhões de poupança, recursos que são direcionados para o crédito habitacional.
Maria Fernanda disse que uma das medidas em estudo é o financiamento de 100% do valor do imóvel. “Há vária frentes nesse programa, mas eu não vou antecipar, porque o Presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] deve lançar [o programa}na próxima semana”. Ela não quis não adiantar outras medidas, mas disse que o lançamento do programa deve ser na próxima semana.
A construção de casas pode ficar mais barata se forem usadas áreas públicas para isso, afirmou o Vice-Presidente de Governo da Caixa, Jorge Fontes Hereda.
“Um dos custos significativos de financiamento é a questão da terra. A terra chega a significar 20% de um empreendimento. Se se consegue colocar terras públicas à disposição, barateia-se a construção e mais pessoas podem ter acesso, inclusive, com financiamentos”,disse ele.
Hereda acrescentou que deve haver mudança de regras nas fontes de recursos para financiamento. “Deve existir um orçamento a mais, além de mudança de regras nas fontes que existem hoje. Isso deve facilitar o acesso ao crédito.” (Kelly Oliveira)
Fonte: Agência Brasil.
10/02/2009