Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Produção industrial avança 1,8% em fevereiro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira subiu 1,8% em fevereiro deste ano, depois de ter apresentado alta de 2,1% no mês anterior. De acordo com dados divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado foi sustentado pelo crescimento verificado em 16 dos 27 ramos pesquisados.
Em contrapartida, na comparação com igual período do ano passado, o setor registra queda de 17%, influenciada pelo recuo em 23 ramos pesquisados. Com esse resultado, o setor fabril acumula retração de 17,2% no primeiro bimestre de 2009, em relação a igual período do ano anterior.
Em fevereiro, o melhor desempenho foi observado em veículos automotores (8,7%). De acordo com o levantamento, esse movimento reflete a retomada na produção de automóveis no país no período. Desde janeiro, o setor acumula alta de 52,2%, após as paralisações de trabalhadores nos meses de novembro e dezembro.
Também houve aumento na produção de outros produtos químicos (8,0%), edição e impressão (10,3%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (8,7%) e alimentos (1,4%).
Por outro lado, as principais pressões negativas partiram das indústrias farmacêutica (-6,9%), de máquinas e equipamentos (-3,2%) e de outros equipamentos de transporte (-4,2%).
Segundo o levantamento, o avanço no primeiro bimestre deste ano ainda não foi suficiente para que o setor fabril alcançasse o patamar produtivo observado no final de 2008.
Já na comparação com o mesmo período de 2008, as atividades que tiveram as reduções mais significativas foram: veículos automotores (-29,8%), máquinas e equipamentos (-32,2%), aparelhos eletrônicos de comunicações (-44,4%) e indústrias extrativas (-18,8%). (Thais Leitão)
Fonte: Agência Brasil.
01/04/2009