Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Brasil é o segundo do mundo em atendimento a investidores

A classificação foi feita pelo Banco Mundial com 181 instituições internacionais de atração de investimentos e destacou a brasileira Apex, que perdeu apenas para a agência da Áustria.
O Brasil ganhou destaque no relatório Global Investment Promotion Benchmarking, divulgado pelo Banco Mundial (Bird), na última segunda-feira (11). A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) ficou em primeiro lugar entre as entidades do gênero no ranking da América Latina e Caribe e na segunda posição no quesito informações aos investidores estrangeiros, atrás apenas da Áustria.
O estudo de 86 páginas, realizado por técnicos do Bird entre março e setembro de 2008, avaliou o trabalho de 181 instituições de promoção e atração de investimentos no mundo. A agência brasileira obteve pontuação de 82.7 na avaliação de esforços de informação aos investidores.
O relatório concluiu que 70% dos países pesquisados podem estar perdendo oportunidades de receber investimentos estrangeiros por falhas na informação e no atendimento a potenciais investidores. Em relação à agência brasileira, o estudo destaca a qualidade das respostas e o alto nível de atenção e informação adicional ao cliente. Duas consultas foram feitas à Apex durante a pesquisa. Na primeira delas, referente ao setor de bebidas, o Brasil recebeu a maior pontuação do ranking, 88%. “O atendimento revelou a fórmula do sucesso para a promoção de investimentos: responder especificamente às perguntas feitas. A Apex forneceu estatísticas relevantes e abrangentes sobre o setor, com um caso de sucesso que mostrou porque um investidor deveria apostar no Brasil”, relata o estudo.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Apex, o bom desempenho da agência é resultado do esforço de reestruturação da área de atração de investimentos, iniciada há dois anos. “Desde que começamos esse trabalho, o Brasil passou de US$ 34,6 bilhões para US$ 45 bilhões em investimentos estrangeiros recebidos, enquanto o investimento no mundo caiu 15%”, informa em nota o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.
Ainda segundo informação da nota, na Apex o atendimento ao investidor é feito por equipe especializada em diversos setores da economia, que auxilia o investidor em todo o processo de decisão para a realização do investimento no Brasil. A Apex informa desde o tamanho do setor pesquisado até onde encontrar mão-de-obra qualificada, passando por legislação, tributação, principais empresas, e ainda organiza e acompanha visitas técnicas dos potenciais investidores, orienta no planejamento e desenvolvimento de projetos, indica fontes internas de financiamento e estabelece contato com os estados para ajudar o investidor a encontrar o local ideal para se instalar.
Além disso, a Apex também promove em diversos países do mundo os seminários Invest in Brasil, com especialistas de diversas áreas que detalham informações técnicas e estratégicas, que funcionam como uma plataforma para divulgação da imagem do país e de oportunidades de investimentos.
Fonte: ANBA - Agência Nacional Brasil Árabe.
13/05/2009