Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Meirelles diz que tem alertado investidores contra "excesso de euforia" com tendências do dólar

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje (21) que tem alertado investidores contra o “excesso de euforia” na aposta em tendências sobre a cotação do dólar.
Segundo ele, “o movimento dos mercados, como muitas vezes ocorre, é súbito”. Meirelles acrescentou que empresas “no passado tiveram prejuízos importantes por apostar em tendências de uma forma exegerada”. Entre as empresas que tiveram problemas com os chamados derivativos cambiais foi a Sadia. Nessa operação, as empresas apostaram no dólar baixo, o que gerou vantagens financeiras por um período, mas com a crise financeira internacional a cotação subiu, o que levou a prejuízos.
De acordo com Meirelles, o Brasil está voltando a recompor suas reservas. “Está comprando parte daquilo que foi desprendido durante a crise”. O Banco Central voltou a comprar dólares do mercado em um momento em que a cotação da moeda americana está caindo e há forte entrada do dinheiro no país.
O presidente do BC voltou a afirmar que os fundamentos da economia brasilera são sólidos e que o país tem capacidade de resistir à crise. “Não é surpresa que o desempenho do Brasil finalmente comece a ser reconhecido pelo mercado”, disse.
“O Brasil sempre está procurando tirar vantagem da situação objetiva da economia para reforçar os seus fundamentos, sua capacidade de crescer, de investir, de produzir e de gerar emprego no futuro”.
Meirelles deu as declarações após participar da abertura da Conferência Brasil – União Européia. Defesa da Concorrência e Defesa Comercial. (Kelly Oliveira)
Fonte:Agência Brasil.
21/05/2009