Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Mercado árabe chama atenção no Paraná

O secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, falou ontem a empresários do estado sobre as oportunidades de negócios com o mundo árabe. Móveis, autopeças e agroindústria são setores promissores. Empresários do Paraná demonstraram interesse no mercado árabe após assistirem ontem (23) a palestra do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, sobre o mundo árabe. A apresentação fez parte do 1º Seminário de Comércio Exterior de Sustentabilidade e Potencialidade, organizado pelo Instituto de Planejamento de Promoção de Comércio Exterior (IPPEX) da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).
Com uma platéia de cerca de 60 empresários, Alaby foi questionado sobre os setores com maior oportunidade de negócios para exportar. “Falei dos setores de alimentos, móveis, cosméticos, material de construção, autopeças e de maquinário agrícola”, afirmou. Segundo ele, os setores mais fortes no Paraná são os da agroindústria, como carne bovina e de frango, óleo de soja, açúcar, e o setor moveleiro. Tanto isso é verdade que os principais produtos embarcados pelo estado para o mercado árabe no primeiro semestre foram carne de frango, milho em grãos, açúcar e soja.
As exportações do Paraná para os países árabes somaram US$ 439 milhões, o que representou um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Alaby, o estado tem um pólo moveleiro muito forte que pode ser mais explorado pelos árabes.
Na platéia também estavam presentes empresários do Paraguai e do Chile que perguntaram sobre a comunidade árabe no Brasil. Alaby disse que são mais de 12 milhões de árabes e descendentes no país, formada principalmente por sírios e libaneses. O secretário-geral falou ainda do trabalho da Câmara Árabe em aproximar os árabes e os brasileiros nas relações comerciais e culturais.
Como o seminário abordava o tema da sustentabilidade, Alaby falou dos projetos sustentáveis no mundo árabe, como a cidade de Masdar, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e da agência International Renewable Energy Agency (Irena), que prestará consultoria sobre energia renovável.
(Marina Sarruf)
Fonte:ANBA - Agência Nacional Brasil Árabe.
24/07/2009