Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Faturamento de empresas cresce 47% no Brasil

Pesquisa da Serasa Experian mostra que as empresas brasileiras tiveram aumento real de 47% no faturamento entre os anos 2000 e 2008. O comércio teve o melhor desempenho.
As empresas brasileiras tiveram crescimento real de 47% no faturamento entre os anos 2000 e 2008. O dado faz parte do estudo Serasa Experian, que avalia a evolução da receita das empresa a partir de demonstrações contábeis. No primeiro trimestre deste ano houve queda de 5% sobre o mesmo período de 2008.
Entre 2000 e 2008, as vendas do comércio cresceram 60,7%, enquanto as da indústria avançaram 48,5% e as do setor de serviços 36%. No primeiro trimestre de 2009, o faturamento da indústria recuou 9,7%, o do comércio 1,1% e de serviços 2,2%. O produto interno bruto (PIB) do Brasil também recuou no período, 1,8%. De acordo com o Serasa, a queda na demanda nacional, em função da escassez de crédito, e na internacional, com redução das exportações, afetaram o setor industrial no começo deste ano. Com isso, explica a autora da pesquisa em nota, houve redução da produção e elevação dos estoques, com aumento do desemprego e da inadimplência.
Neste contexto, porém, um segmento que conseguiu bom desempenho, foi o de alimentos. As vendas da área avançaram 2% no primeiro trimestre por causa da queda de preços, reajuste real do salário mínimo, redução da alíquota de Imposto de Renda Pessoa Física, que atingiu a população de renda menor, e manutenção dos programas de transferência de renda do governo federal.
A Serasa Experian é o maior bureau de crédito do mundo fora dos Estados Unidos e detém o maior bando de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos. A empresa está presente no mercado brasileiro há mais de 40 anos.

Fonte:ANBA - Agência Nacional Brasil Árabe.
26/08/2009