Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Valor aplicado por estrangeiros na dívida pública brasileira bate recorde em agosto

Depois de iniciar o ano em queda, por causa da crise internacional, a presença dos estrangeiros na dívida interna bateu recorde em agosto em valores absolutos. De acordo com números divulgados hoje (23) pelo Tesouro Nacional, os investidores internacionais adquiriram R$ 85,8 bilhões em títulos, a maior quantia já registrada pelo Tesouro.
Apesar de o valor atingir o maior nível da história, a participação dos estrangeiros ainda está em níveis semelhantes ao final do ano passado. Em agosto, os aplicadores internacionais detinham 6,36% da dívida mobiliária (em títulos) interna. O maior percentual é 7,37%, registrado em agosto do ano passado, um mês antes da quebra do Lehman Brothers e do agravamento da crise financeira internacional. Segundo o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, a classificação de grau de investimento, concedida ontem (22) pela agência de classificação de risco Moody's, deverá impulsionar a presença de estrangeiros na dívida pública brasileira. “A tendência é que alguns aplicadores externos passem a investir no país, talvez até na dívida pública”, destacou.
Garrido não descartou a possibilidade de o Tesouro fazer novas emissões externas nos próximos meses. No ano, o Tesouro emitiu US$ 2,3 bilhões em títulos no mercado internacional. As emissões ocorreram em janeiro, maio e julho. (Wellton Máximo)

Fonte:Agência Brasil.
23/09/2009