Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Setor automotivo comemora resultados de setembro e espera bom fechamento em 2009

O fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não deve atrapalhar o bom fechamento do ano de 2009 para a venda de carros. Esta é a expectativa do presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze. “A gente estima que o ano vai fechar muito bem, com os números melhores que 2008 e 2007”, afirmou.
De acordo com os dados divulgados hoje (1º) pela Fenabrave, em setembro as vendas de veículos em geral cresceram 13,59% em relação a agosto. Os automóveis venderam 21,85% a mais que no mês passado e 19,8% acima de setembro de 2008.
O aumento nas vendas foi impulsionado pelo fim da redução do IPI. O processo gradual de volta do imposto começou hoje e vai até janeiro, quando a taxa voltará ao patamar de 7%.
Para Reze, o crescimento nas vendas no último mês de alíquota zero já era esperado. “Está dentro das previsões que nós tínhamos. O mercado está aquecido, a concretização da retirada do benefício do IPI está contribuindo pra isso”, avaliou.
O presidente da Fenabrave também disse que os fabricantes de veículos não pretendem recorrer ao governo para tentar negociar um valor menor para o imposto. “O governo já deu a posição dele, é definida. E nós vamos aguardar o fechamento do ano com boas expectativas, mesmo com a volta do IPI”, completou.
O setor de caminhões ainda não conseguiu se recuperar da crise iniciada no fim de 2008. Apesar do crescimento de 18,46% em relação a agosto, a venda de caminhões ainda está 16,26% abaixo do mesmo período do ano passado.
(Mariana Jungmann)
Fonte: Agência Brasil.
01/10/2009