Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Faturamento da indústria cresceu 1% em agosto, apesar da valorização do real

O faturamento da indústria cresceu 1% em agosto na comparação com julho, percentual que desconsidera os efeitos sazonais e de calendário e aponta para uma recuperação mais sólida do setor no terceiro semestre. A constatação faz parte dos indicadores industriais divulgados hoje (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Considerando que, na comparação com julho, o mês de agosto teve dois dias úteis a menos. A conclusão da CNI é de que, em termos reais, esse faturamento teve crescimento de 1,2%.
No entanto, se a comparação for com agosto de 2008 – período que antecedeu a crise internacional –, o faturamento real apresentou uma queda de 3,6%. Segundo a CNI, houve queda de 7,9% na comparação do acumulado do ano – janeiro a agosto – entre 2009 e 2008.
De janeiro a agosto de 2009, o faturamento dessazonalizado acumulou uma expansão de 3,0%. Os números foram considerados positivos pela CNI porque houve, no mês, uma valorização de 4,5% do real em relação ao dólar. Isso, segundo a entidade, influencia negativamente o valor em reais das exportações da indústria.
A CNI registrou crescimento do faturamento em oito dos 19 setores industriais pesquisados. Em três setores, houve interrupção de queda registrada no mês anterior: couros e calçados (10,6%), produtos químicos (1,5%) e outros equipamentos de transporte (20,9%).
Entre os setores industriais que apresentaram maior queda, na comparação com agosto de 2008, a CNI destacou o de madeira (-30,7%), material eletrônico e comunicação (-27,6%) e metalurgia básica (-22,7%).
(Pedro Peduzzi)
Fonte: Agencia Brasil.
07/10/2009