Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Brasil libera comércio com países pobres

O chanceler Celso Amorim anunciou que o país deixará de cobrar tarifas de importação dos países mais pobres do mundo. O anúncio foi feito na reunião da OMC, após falta de acordo na Rodada Doha.
Da redação São Paulo – Com a falta de resultados da Rodada Doha, negociação no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre países ricos e em desenvolvimento sobre liberalização de comércio, o Brasil resolveu fazer a sua rodada própria. O ministro de Relações Exteriores do país, Celso Amorim, anunciou, ainda na segunda-feira (30), que o Brasil vai deixar de cobrar tarifas de importação dos 30 países mais pobres do mundo.
A decisão foi anunciada por Amorim no encontro da OMC em Genebra. De acordo com o chanceler, a medida vai abranger 80% dos produtos vendidos por estes países ao mercado brasileiro até metade do ano que vem. A idéia é que o percentual aumente gradativamente e cubra, em quatro anos, a totalidade dos produtos negociados.
Antes do encontro em Genebra, representantes dos países em desenvolvimento acenavam com a possibilidade de fazer um acordo conjunto para reduzir as tarifas do comércio entre si. Eles tinham uma nova reunião, que vinha sendo chamada de Rodada São Paulo, marcada para esta terça-feira.
Fonte: ANBA - Agência Nacional Brasil Árabe.
01/12/2009