Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Juros de dezembro foram os mais baixos em dois anos, informa BC

A taxa média de juros do crédito bancário foi de 34,3% no mês de dezembro, a mais baixa desde dezembro de 2007, de acordo com o Relatório de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro, divulgado há pouco pelo Banco Central (BC).
Segundo o relatório preparado pelo Departamento Econômico do banco, o spread bancário (diferença entre a taxa que o banco paga na aplicação do cliente e a taxa cobrada na concessão de empréstimo) também recuou 0,8 ponto percentual no mês passado, situando-se na média de 24,3%. No ano a queda total foi de 6,4 pontos percentuais.
As taxas de juros das operações com pessoa física recuaram de forma mais significativa, ao longo do ano passado, do que nas contratações com pessoas jurídicas – reflexo do comportamento das taxas de inadimplência nos dois segmentos.
O custo médio para as famílias caiu 15,2 pontos percentuais no ano e fechou 2009 no patamar de 42,7% ao ano, menor nível da série histórica iniciada em 1994. Nos empréstimos para empresas, a taxa média de juros recuou 5,2 pontos percentuais ao longo de 2009 e chegou a 25,5% ao ano no mês passado.
A taxa de inadimplência, que corresponde a pagamentos com atrasos superiores a 90 dias, alcançou 5,6% no fechamento de 2009. Houve recuo de 0,2 ponto percentual em relação a novembro, mas teve incremento de 1,2 ponto percentual no ano.
A inadimplência média ficou em 7,8% para pessoa física e em 3,8% para pessoa jurídica. O relatório do BC destaca que os recursos provenientes do décimo terceiro salário contribuíram para melhorar o perfil da carteira de empréstimos a pessoas físicas. (Stênio Ribeiro)
Fonte:Agência Brasil.
21/01/2010