Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Apex quer atrair mais empresas para Dubai

A unidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Dubai está trabalhando na melhoria da área de inteligência comercial, com o objetivo de atrair mais empresas brasileiras para o mercado do Oriente Médio.
Atualmente, as demandas de pesquisa sobre o mercado da região são atendidas em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. No entanto, a Apex quer oferecer estudos mais detalhados, que mostrem um retrato dos mercados para as empresas solicitantes.
Karen Lynn, assistente de operações do escritório da Apex em Dubai, conta que a unidade de Miami já realiza este tipo de pesquisa, e que a equipe de Dubai deve ir aos Estados Unidos para fazer um curso na área.
Fabiana Giuntini, gerente da Apex em Dubai, destaca que o desenvolvimento da área de inteligência de mercado é uma busca constante da agência. “Queremos cada vez mais aprofundar as informações para as necessidades específicas das empresas.”
Atualmente, o escritório do Oriente Médio abriga 11 empresas brasileiras dos ramos de autopeças, cosméticos, equipamentos médicos e odontológicos, tradings e equipamentos digitais.
Segundo Fabiana, a presença destas companhias em Dubai é um importante diferencial, pois o emirado é um hub de distribuição para o mercado árabe. “Entre todas as indústrias do Brasil, a que está aqui está um passo à frente nos negócios com os árabes.”
A Apex oferece acompanhamento de todo o processo de abertura para as empresas brasileiras interessadas em se instalar em Dubai. “Não é burocrático. É uma licença de comércio que você renova a cada ano”, diz Fabiana em relação ao espaço da zona franca. Já para abrir um negócio fora desta área, é necessário um sócio local que detenha 51% de participação na empresa.
“Tendo um sócio local, você pode abrir qualquer coisa”, diz Fabiana. As exceções são para as áreas de bebidas alcoólicas, fumo e armamentos, que possuem regras diferenciadas.
Apesar de não falar em números, a gerente da Apex afirmou haver um aumento efetivo dos negócios das companhias brasileiras instaladas em Dubai. “As empresas que estão aqui abrem novos clientes e melhoram o relacionamento com os antigos.” (Aurea Santos)
Contato
Escritório da Apex em Dubai
Contato: Fabiana Giuntini
E-mail: fabiana.giuntini@apexbrasil.com.br
Fonte: ANBA - Agência de Notícias Brasil Árabe.
21/02/2010