Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Brasil domina um quarto do Comércio Agrícola

Antes de deixar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quarta-feira (31), Reinhold Stephanes fez um balanço do avanço agronegócio brasileiro no mercado internacional nos últimos três anos, tempo em que permaneceu à frente da pasta. De acordo com nota do Mapa, Stephanes destacou que o Brasil atualmente responde por quase um quarto do comércio agrícola internacional.
Stephanes, que deixou o cargo para poder se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro, disse que foi essencial a resolução de pendências com a Rússia, China, União Européia, Chile e Estados Unidos para que as exportações brasileiras aumentassem. Entre as medidas adotadas, ele citou uma série de ações na área de defesa agropecuária.
“Não é trabalho fácil, pelas proporções do território brasileiro e as exigências de mercados consumidores, algumas, inclusive, artifícios meramente comerciais”, afirmou o agora ex-ministro, segundo nota do Mapa.
Ele destacou também a resistência do setor frente à crise financeira internacional, ressaltando que foram atingidos os maiores índices de produção e produtividade. “O governo interveio de forma correta, utilizando instrumentos de comercialização adequados para dar liquidez à produção agrícola, substituir a retração do mercado internacional e a falta de financiamento e de compras futuras”, declarou.
No ano passado, as exportações do agronegócio brasileiro renderam US$ 64,7 bilhões, uma redução de 9,8% em relação a 2008, segundo dados do Mapa. A queda, no entanto, foi menor do que a registrada nas exportações totais do Brasil, que foi de 22,7%.
Este ano os embarques voltaram a crescer. Em fevereiro o total exportado foi de US$ 4,4 bilhões, um aumento de 20,6% sobre o mesmo mês de 2009.
Stephanes transmitiu o cargo para Wagner Rossi, que até hoje ocupava a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Mapa.
Fonte: Agência de Notícias Brasil Árabe.
31/03/2010