Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Brasil e Irã buscam ampliar comércio e investimentos bilaterais

No primeiro dia da Missão Empresarial ao Oriente Médio, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e chefe da comitiva brasileira, Miguel Jorge, junto com o ministro de Indústrias e Minas do Irã, Ali Akbar Mehrabian, anunciaram a decisão de estudar maneiras para ampliar o comércio e os investimentos entre os dois países.
Será formado um grupo, com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e técnicos do MDIC, que elaborará propostas concretas de aproximação econômica entre os dois países numa reunião que acontecerá no Irã ainda nas próximas semanas, antes da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, marcada para meados de maio.
O anuncio foi feito à imprensa local, logo após encontro reservado entre os ministros brasileiro e iraniano, ocorrido a partir das 20 horas desta segunda feira (horário de Teerã). Antes disso, mais cedo, na reunião de coordenação entre os membros da delegação brasileira que participa da missão no país, o secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho, afirmou que a Comissão Bilateral Brasil-Irã pretende apresentar, também antes da visita do presidente Lula, propostas para que sejam superadas as dificuldades para a obtenção de financiamentos para exportações e investimentos brasileiros no Irã, assim como iranianos no Brasil.
A reunião da Comissão Bilateral Brasil-Irã acontece nesta terça feira (13/4), a partir das 10 horas (horário local), no segundo dia da Missão Empresarial ao Oriente Médio. A programação começa às 9 horas (horário local), com uma reunião que contará, novamente, com a presença dos ministros Miguel Jorge e Ali Akbar Mehrabian.
Presidente do Irã
Haverá também rodadas de negócios entre os 86 empresários brasileiros, de 13 setores produtivos, que participam da delegação e as mais de 400 empresas iranianas inscritas. Ao longo do dia, o ministro brasileiro se encontrará ainda com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e com os ministros iraniano dos Negócios Estrangeiros, Manouchehr Mottaki, e do Comércio, Mehdi Ghazanfari.
Na noite da terça feira, a delegação segue para o Cairo (Egito), segunda escala da Missão Empresarial ao Oriente Médio, onde permanecerá até a quinta feira (15/4), quando então embarcará para Beirute (Líbano), terceira etapa. O retorno ao Brasil está marcado para o sábado, dia 17.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
12/04/2010