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Rio de Janeiro será sede de encontro de comércio justo

Um grande evento de negócios, que vai colocar frente a frente grupos produtores multissetoriais de várias regiões do país e compradores nacionais e estrangeiros de artigos fabricados de acordo com os princípios do fair trade, tipo de comércio que concilia as dimensões social, ambiental e econômica na produção, visando a sustentabilidade e o estabelecimento de relações éticas no comércio internacional.
Assim será o II Encontro Internacional de Comércio Justo, a ser realizado pelo Sebrae, no período de 5 a 7 de maio, no Centro de Convenções Sul América na capital fluminense. Alimentos, roupas, acessórios, artefatos, brindes, objetos de decoração, grãos, entre outros produtos, desenvolvidos por grupos, associações, cooperativas, micro e pequenas empresas, entre outros, são o foco do evento.
Há limitação de 300 vagas para o público em geral interessado nos debates, cujas inscrições podem devem ser feitas diretamente no site do encontro, gratuitamente: www.sebraerj.com.br/comerciojusto.
Um seminário sobre o tema, ainda pouco conhecido no país, também integrará a programação do encontro e vai debater as práticas de comércio justo no Brasil e no mundo, nos dias 6 e 7. Casos nacionais de sucesso, palestras de representantes das grandes redes internacionais (Holanda, França, Itália e Inglaterra), linhas de crédito disponíveis para pequenos produtores e a certificação da produção justa no país serão tratados nos painéis do seminário.O Sebrae/RJ será o executor operacional do evento e dos encontros de negócios.
A certificação dos produtos de comércio justo será, mais uma vez, um dos temas mais relevantes do seminário. Até hoje, o Brasil não possui protocolo, nem definição oficial sobre o que esse tipo de comércio. O assunto continua sendo debatido e está sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a cargo da Secretaria de Economia Solidária. Por este motivo, haverá no evento produtos certificados e não-certificados. As principais certificações internacionais continuam sendo a FLO e a WFTO.
Geração de negócios - “Diferente do 1º Encontro Internacional de Comércio Justo, ocorrido em agosto de 2008, a segunda edição do evento tem como objetivo principal a geração de negócios, e não de esclarecimento e divulgação sobre o que vem a ser a atividade. Por este motivo, o espaço terá o formato de um grande show-room”, informa Wang Ching, gerente da Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae.
A comercialização permanece sendo um gargalo e grande desafio para os produtos. Uma rede nacional está sendo formada no país e um dos objetivos do encontro é fortalecer essa iniciativa, acrescenta a gerente.
Até o momento, 95 grupos produtores (associações, cooperativas, micro e pequenas empresas, etc) de dezoito unidades da Federação e cinco compradores internacionais (Canadá, Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Holanda) já estão confirmados no encontro. Os grupos são integrantes dos projetos do Sebrae.
“Na primeira edição, apenas vinte grupos participaram dos encontros de negócios”, informa Jaqueline Garcia, analista da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae/RJ. Apesar da desconfiança e desconhecimento sobre o assunto, o I Encontro gerou R$ 980 mil em vendas, principalmente para os grupos produtores do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Bahia, que venderam para compradores da Itália, Holanda, Bélgica, França e Canadá, informa a analista. (Vanessa Brito)
Serviço:
II Encontro Internacional de Comércio Justo
Realização: Sebrae
Período: 5 a 7 de maio
Local: Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições gratuitas para seminário no site : www.sebraerj.com.br/comerciojusto
Sebrae/RJ: (21) 2212.7700
Fonte: SEBRAE.
12/04/2010