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Prêmio MPE Brasil bate recorde de inscrições

Com o objetivo de disseminar bons conceitos e eficientes práticas de gestão, o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas chega à sua sétima edição batendo recorde de inscrições. Em 26 unidades da Federação participantes – apenas o estado de Goiás ficou fora em 2010 – foram 86 mil inscritos. O volume de interessados é 50% superior ao registrado em 2009.
As inscrições foram encerradas nesta segunda-feira (16). A premiação está programada para março de 2011. Os vencedores nacionais serão escolhidos entre as empresas que ganharem os prêmios estaduais. Em cada estado serão selecionados ganhadores das oito categorias - Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços em Geral.
As empresas podem concorrer também na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, que considera a atuação voltada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas.
O MPE Brasil é realizado anualmente desde 2004 como meio de reconhecer o trabalho desenvolvido por micro e pequenas empresas na promoção do aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade. Mais de 100 empreendimentos brasileiros contam com o selo obtido em âmbito estadual ou nacional. O prêmio é realizado por uma parceria entre Sebrae, Grupo Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Todos os inscritos recebem dicas de como melhorar sua gestão. Ao avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, o empreendedor receberá orientações sobre como melhorar a administração em cada item analisado. “A importância maior do prêmio é levar para as empresas a cultura da auto avaliação. Ao responder os questionários, os empresários terão uma visão de como estão suas empresas, podendo analisar o que podem melhorar”, afirma a coordenadora nacional do Prêmio pelo Sebrae, Maria Del Carmen Stepanenko.
Os finalistas recebem tratamento personalizado com visita e relatório analítico das práticas adotadas e podem utilizar a premiação como marketing. Além disso, visitam empresas brasileiras de grande porte para aprender outras técnicas de gestão.
Fonte: SEBRAE.
17/08/2010