Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Inovação é caminho para aumentar participação de MPE no PIB

Inovação é o caminho para aumentar a participação das micro e pequenas empresas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A afirmação é do Diretor Técnico e Presidente em exercício do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, feita durante o Seminário Internacional Projeto Sistemas Regionais de Inovação, nesta terça-feira (14), em Brasília.
O Presidente destacou a relevância das micro e pequenas empresas na economia nacional e internacional, como representantes de 99% do universo de pessoas jurídicas, mas lembrou a baixa participação do segmento no PIB brasileiro. “Hoje, a participação das MPE não passa dos 30%, apesar de sua representatividade, em toda e qualquer economia, no Brasil e no mundo. Por isso, nosso desafio deve ser aumentar, senão dobrar essa participação”, disse.
Para ele, essa participação poderia ser bem mais significativa com a aplicação de práticas e estratégias de melhorias de gestão de processos no dia-a-dia das empresas. “Estou convencido de que temos que reorientar o foco. Precisamos partir da oferta para a demanda, traduzindo conceitos e riscos da inovação para empresas O caminho é simples: vamos identificar e oferecer soluções para as demandas, entre elas questões como financiamento e acesso ao crédito”, declarou Carlos Alberto.
Parceria
O Presidente em exercício do Sebrae também alertou para a necessidade de reforço das alianças estratégias entre os diferentes atores que apóiam a inovação. Para ele, o ponto-chave para o desenvolvimento é a superação da forte dispersão de iniciativas, sinergias e eficiências entre os principais atores de estímulo à cultura inovadora. “A idéia é coordenar e articular as agências e os atores institucionais”, afirmou.
Na abertura do seminário, realizada na parte da manhã, o Sebrae e a CNI anunciaram parceria para sensibilizar e mobilizar os proprietários de micro e pequenos negócios para a importância de inovar em suas atividades. O convênio será assinado em outubro e prevê que até o fim de 2013 sejam investidos R$ 48,8 milhões para a implantação de processos inovadores em pelo menos 18 mil empresas de todo o País.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e (61) 8118-9821
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Fonte: SEBRAE.
14/09/2010