Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Camex reduz imposto de importação de 105 itens

Decisão vale para bens de capital e de informática e tem vigência até o final do ano. Principais beneficiadas são as indústrias petroquímica, de papel e celulose e do petróleo.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu para 2% a alíquota do Imposto de Importação incidente sobre 105 produtos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13) e vale até o fim de 2012. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o mecanismo de ex-tarifários reduz temporariamente os impostos de itens sem produção nacional vinculados a investimentos produtivos no País.
Quando não constam na lista de exceção, o imposto para bens de capital é de 14% e para bens de informática e telecomunicação é de 16%. De acordo com o ministério, a medida estimula os investimentos no Brasil. As alíquotas reduzidas contemplaram 99 bens de capital e seis códigos referentes a bens de informática e telecomunicação, na condição de ex-tarifários.
Comunicado do ministério informou também que os investimentos previstos que têm relação com os novos ex-tarifários chegam a US$ 1,6 bilhão e os valores relacionados à importação de equipamentos são de US$ 318 milhões. Os produtos serão importados principalmente da Índia (34%), Estados Unidos (19%), Suécia (12%) e Alemanha (12%). Os setores mais beneficiados com as concessões são o petroquímico, o de papel e celulose e o de petróleo.
Fonte: Agência Brasil.
13/01/2012