Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura.
Índice do Canal.
Assista On Line a TV Net Babillons
Assista On Line a TV Net Babillons

Aplicativo ensina passo a passo como abrir um negócio

Quando um empreendedor iniciante decide montar um negócio pode não ter muito claro como e por onde começar. É comum pensar primeiro na legalização da nova empresa e pular algumas etapas que são fundamentais para o sucesso da atividade. Para esclarecer futuros empresários sobre o que levar em consideração ao se abrir uma nova empresa, o Sebrae no Paraná desenvolveu o aplicativo Trilha do Empreendedor, disponível para acesso via internet e a partir de aparelhos móveis, como smartphones e tablets.
A consultora do Sebrae no estado, Adriana Schiavon Gonçalves, explica que o aplicativo atende à demanda de inúmeras pessoas que procuram a instituição em busca de um roteiro para iniciar um negócio. “O aplicativo permite que o usuário teste conhecimentos de forma bastante lúdica. O Trilha do Empreendedor foi desenvolvido a partir de uma metodologia já utilizada na área de educação do Sebrae no Paraná”.
Após preencher um cadastro rápido, o interessado escolhe as características desejadas para seu personagem virtual: sexo, cor de cabelo, roupa, cor de pele e carro. A primeira resposta a ser fornecida é se o conceito do negócio já está definido. A seguir, o internauta precisa informar qual a localização da futura empresa.
E o terceiro passo é uma reflexão sobre o montante de dinheiro necessário para instalar e administrar o negócio. Caso o futuro empreendedor não tenha refletido sobre esse ponto é aconselhado a baixar um modelo de plano de negócios para que possa projetar os custos e entender a necessidade de recursos financeiros. “Muitas vezes, o futuro empreendedor opta por um local para funcionamento do negócio sem avaliar o quanto isso é importante”, explica Adriana Gonçalves.
O quarto passo da Trilha do Empreendedor analisa o nível de conhecimento do candidato a empresário sobre o mercado e a atividade escolhida. A quinta etapa investiga se o empreendedor já realizou uma pesquisa junto a possíveis fornecedores, clientes, concorrentes e governo. Na sexta fase é preciso dizer se as informações do futuro empreendimento estão organizadas, analisadas e prontas para serem levadas a uma consultoria de viabilidade.
Somente no sétimo passo o internauta é orientado sobre o registro da empresa. Por fim, é questionado sobre como a empresa será administrada. O resultado obtido é encaminhado por e-mail para que o futuro empreendedor examine as orientações calmamente.
Acesso
“O aplicativo Trilha do Empreendedor democratiza informações importantes sobre abertura de negócios, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento. Além disso, poupa tempo de candidatos a empresários que comparecem pessoalmente na unidade do Sebrae para obter exatamente essas informações”, afirma a consultora da instituição no Paraná.
O aplicativo Trilha do Empreendedor está disponível no site www.trilhadoempreendedor.com.br, ;Loja Apple e no Google Play.
Fonte: SEBRAE.
25/06/2012