Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura
Conheça a GMG.

Foto: GMG.
Marco Aurélio Lima da Costa, apostou na
Internet sendo o primeiro provedor de
São Francisco do Sul-SC.

Marco Aurélio Lima da Costa
Diretor do Provedor Ilhanet de São Francisco do Sul-SC

hardware e software de segurança visto que os hackers estão a cada instante criando novas formas de invadir e bagunçar sistemas. É utópico dizer que os servidores são totalmente seguros, mas temos particularmente um excelente sistema operacional e suporte técnico, com mais de 25 anos de experiência profissional. Já o usuário doméstico normalmente não é atacado por um hacker e sim por algum vírus que é enviado à caixa de correio. até mesmo por um amigo que inocentemente o envia sem saber. Se o usuário doméstico seguir corretamente as instruções fornecidas pelo provedor de acesso com relação a como utilizar a internet: o que acessar, o que não acessar etc. esse usuário evitará problemas com relação a vírus e segurança, evitando arquivos anexados como: final *.EXE, *.SCR, *.PIF, *.PPS, *.BMP, .VBS.

Net Babillons:
Os provedores de Internet têm algum sistema de segurança, serviços estes que possam bloquear a invasão de vírus via e-mail?
Marco Aurélio:
Sim, existem sistemas mas é muito dinâmico o aparecimento de novos vírus que por mais que se tenha uma atualização permanente, não estaria o usuário livre de vírus. Seguro mesmo seria não abrir e-mails com anexos de procedência duvidosa, principalmente os .exe e .pif, e extensões citadas anteriomente.

Net Babillons:
Pesquisas sérias indicam que em junho do ano 2000 haviam 6,7 milhões de usuários de Internet no Brasil, em outubro do mesmo ano 8 milhões e que em junho de 2001 estima-se mais de 15 milhões. Esses indicativos colocam o Brasil entre os 10 países que mais usam a Internet. O que você como empresário do ramo acha de tudo isso?
Marco Aurélio:
O crescimento deste meio de comunicação é revolucionário, pois trás as pessoas para perto uma das outras, é um mercado espetacular além de aproximar e colocá-las em contatos diretos com quaisquer países ou shopping, etc, abre uma perspectiva de negócios, fazendo com que um projeto seja criado num continente, desenvolvido no Oriente e acompanhado e analisados os resultados já no dia seguinte no outro lado do planeta, a um custo de mercado sem precedentes. É uma revolução tecnológica que com a banda larga da rede no mercado, irá atender ainda melhor essa troca de informações e idéias.

Net Babillons:
Existe algum projeto de lei tramitando no Congresso, onde seja fundamentalizado os direitos e deveres dos cidadãos usuários e formadores de opinião na Internet?
Marco Aurélio:
Sim, já existem leis que tratam de spams por exemplo, mas é um mercado que está se formando ainda nesse sentido e ainda se buscam mais informações.

Net Babillons:
O que irá significar para a Ilhanet - Provedor de Internet, a vinda da Usinor para São Francisco do Sul?
Marco Aurélio:
A Usinor em São Francisco do Sul, irá dar um impulso muito forte na economia regional, conseqüentemente esperamos que a economia local venha a concorrer com ofertas de produtos que segurem mais o consumidor aqui, prestigiando mais as coisas da terra, haja visto que mais de 34% compram fora de nosso mercado, assim como precisamos de empregos para acolher a demanda, principalmente dos jovens que buscam colocação no mercado de trabalho, vamos estar presentes e procurar fazer a nossa parte, tenham a certeza disso.

Net Babillons:
Marco Aurélio, na opinião do seu suporte técnico, quando o usuário em geral poderá usar a Internet de maneira mais veloz como por exemplo assistir um jornal tal qual se assiste na tv em tempo real?
Marco Aurélio:
Tivemos muitos problemas com a operadora TELESC e buscamos ampliação do link com a EMBRATEL, entretanto a privatização ainda não apresentou resultados positivos, essa é a nossa experiência, pois não existe concorrência nesse mercado que nos traga resultados que visem custos x benefícios, infelizmente. Entretanto precisamos de qualidades nas redes telefônicas, com aplicação de fibras óticas, links com tarifas compatíveis à massificação ao acesso na rede mundial de computadores, assim como a banda larga agregada a atual irá levar ao sabor dessas facilidades entretando as vemos com boas perspectivas para 2001, sem dúvida. Estamos trabalhando sério na busca desta qualidade para 2001, pois o usuário comercial, hoje tem necessidade cada vez mais de serviços pela Internet, face a grande facilidade que consegue integrado como estão no sistema.

Editada em 28 de Novembro de 2000.

Perfil

O empresário francisquense Marco Aurélio Lima da Costa foi pioneiro da Internet em São Francisco do Sul-SC. Diga-se de passagem, todo pioneiro tem muito de altruísmo e quem investe deste jeito vislumbra um mundo melhor para sua cidade.
Iniciou em janeiro de 1998, quando ainda poucos faziam uso da internet, mas hoje, com quase 3 anos de existência o provedor fortalecido já pensa em investimentos para novas tecnologias.
Marco Aurélio Lima da Costa, empresário conhecido da sociedade francisquense, tem amplo conhecimento dos idiomas italiano, espanhol e inglês. É economista formado pela Furj. Ocupou vários cargos de cunho social, prestando serviços comunitários. Como profissional também atua na área portuária.

Entrevista Exclusiva

Net Babillons:
O que a Ilhanet tem de novidades para apresentar como provedor de acesso nesse início de novo milênio?
Marco Aurélio:
Procuramos nos diferenciar no mercado e estamos trabalhando na direção da banda larga da Internet, além de estarmos disponibilizando um portal de serviços que melhor atenda o usuário e que venha ao encontro do internauta de uma forma geral, o acesso mais eficiente via radio é uma grande meta da IlhaNet, pois colocaria o usuário 24 horas ininterruptas na rede, sem depender de fios de má qualidade hoje oferecida pela operadora de telecomunicação.

Net Babillons:
Marco Aurélio, a informatização de São Francisco do Sul segue os mesmos padrões de modernidade tecnológica das grandes cidades?
Marco Aurélio:
Sim, o acesso à modernização hoje é fácil e muito dinâmico também, o que nos coloca também na ponta da tecnologia. Entretanto temos a preocupação de manter o suporte da empresa próximo ao usuário, com visitas periódicas, entendemos que devemos oferecer um diferencial, pois para competir com multi-nacional, temos que ser criativos.

Net Babillons:
O que a internet tem feito de prático e eficiente para o usuário doméstico?
Marco Aurélio:
Poderíamos citar vários pontos positivos com relação ao que à internet tem feito para o usuário doméstico, mas vamos citar os básicos:
· Acesso globalizado a informação sem sair de casa
· Economia de tempo ao fazer compras, pagamentos, transações bancárias, cotações de preços, pesquisas de cunho estudantil, tudo via a internet no conforto do seu lar.
· Facilidade na comunicação para qualquer parte do mundo economizando em chamadas telefônicas interurbanas ou internacionais pelo correio eletrônico.
· Obtém experiência no manuseio do próprio computador, pois a internet prende o usuário junto à máquina. Entre outros.

Net Babillons:
O usuário profissional de Internet já pode contar com que serviços inteligentes, sofisticados e modernos, tecnologicamente falando?
Marco Aurélio:
Sim, o acesso à rede mundial leva todos a esses serviços, pois assim como o nosso site hoje busca qualidade nos portais como sistemas de buscas, Comércio Eletrônico, Consulta a Banco de Dados via Internet, dentre outros, Etc.

Net Babillons:
Os provedores de Internet já conseguem garantir a segurança do usuário contra as invasões dos hackers?
Marco Aurélio:
Os provedores na sua maioria se atualizam constantemente (atualização esta facilitada pela própria Internet) com o que há de mais moderno em

Página de aberturaÍndice de notícias.
Índice do Canal.