Abertura.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Marcelo Vieira
Bailarino do Dança de Rua do Brasil
Coreógrafo

Perfil

Marcelo Vieira, é Bailarino e Coreógrafo Profissional, em dança contemporânea, jazz, dança moderna, Coreógrafo e Bailarino do Dança de Rua do Brasil.
Desde 1988 quando fez o Conservatório Municipal de Cubatão, já passou por diversos grupos atuando como Bailarino e Coreógrafo, se aperfeiçoando em linguagens do mundo da dança: em Santos, Grupo Quinta Posição, Ballet Valderez, Ballerine Home Cia. de Dança do S.F.C., Tully Tape Center, Grupo presença, Roseli Ballet, Zimmas Dance Company, Dança de Rua do Brasil; em Cubatão, Grupo Espaço Inverço, Convervatório Municipal de Cubatão; em São Paulo, Pavilhão D, Centro de Danças Raça, Aracy de Almeida, Academia de Dança Selt, Ballet Adágio; em Guarujá, Ballet Eliana Marques; em São Bernardo do Campo, Ballet Belle Fusco.
Marcelo Vieira durante sua carreira ainda passou por uma dezena de cursos de especialização e intensificação ministrado nomes famosos dos Estados Unidos, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina e Alemanha.

Entrevista

Portal NetBabillons
Marcelo qual a sua ligação com o Dança de Rua do Brasil?
Marcelo Vieira
Bom eu sou bailarino integrante da Companhia Dança de Rua do Brasil e faço trabalho como coreógrafo em conjunto com Marcelo Cirino.
A idéia de somar técnicas adicionando o Contemporâneo no Street Dance, ajuda a definir a evolução do Street.

Portal NetBabillons
Marcelo sua formação é de Balé Clássico, que influência isso pode ter no atual trabalho que vem desenvolvendo com o Dança de Rua do Brasil ?
Marcelo Vieira
Há 2 anos integro o Dança de Rua do Brasil e esta influência do Balé Clássico vem somando essencialmente no alongamento e plasticidade técnica dentro do Street Dance. Principalmente agora com a nova coreografia "Balé Negro" essa bagagem técnica deu efeitos legais e a coreografia ficou show. O conhecimento de dança clássica só agregou novidades no conjunto coreográfico, que mudou o repetitivismo dos movimentos.

Portal NetBabillons
Marcelo esse tipo de consultoria de dança você faz para o Dança de Rua do Brasil?
Marcelo Vieira
Não, o Dança de Rua do Brasil é a quarta companhia, que me dedico nesta mesclagem de técnicas e movimentos, para ajudar na evolução dos grupos.

Portal NetBabillons
O que significa para você hoje, estar como bailarino integrante e consultor de dança clássica e contemporânea no Dança de Rua do Brasil ?
Marcelo Vieira
Em primeiro lugar me sinto honrado, muito feliz também por poder ter sido convidado a participar como bailarino e poder contribuir na dinâmica plástica das coreografias como coreógrafo.
O que nos gratifica é saber que participamos do Festival de Dança de Joinville do ano passado com o Dança de Rua do Brasil que foi oficialmente convidado para encerrar o evento, isso é muito importante.

Foto: GMG.
Marcelo Vieira na redação do Portal NetBabillons em entrevista exclusiva.

Coreografia Corpo
Foto: Arquivo Pessoal
Na foto a bailarina Vanessa Abdala e Marcelo Vieira.

Release da Coreografia "Corpo":

Trabalho desenvolvido na linguagem de dança contemporânea elaborado e criado por Marcelo Vieira, a coreografia aborda a sensualidade que deve existir na vida de um casal não escondendo os desejos e carícias, porém no cotidiano da vida a dois surgem conflitos que são bem visíveis no contexto, finalizando com momentos surpreendentes.
Esta coreografia estará em turnê a partir de 20 de janeiro de 2001 levando o nome da Academia Roseli Ballet de Santos onde também foram criados por Vieira trabalhos diversos entre eles "Armagedon", "Fuga" e "Criação".

Autor e coreógrafo de "Fuga" (com 33 minutos de duração), um trabalho completo de pesquisa muito rico elogiado por:
• Carlito Carvalhosa - Coreógrafo da Quasar Cia. de Dança;
• Juçara Amaral - Técnica Geral do SESC, Santos-SP);
• Philadelpho Menezez - Professor Doutor em comunicação Semiótica - PUC/SP).

 

Portal NetBabillons, 17 de Dezembro de 2000.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.