Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.

Foto: GMG.
Jorge Nicolau Meira, Presidente da Promotur em entrevista exclusiva para Portal Net Babillons .

Jorge Nicolau Meira
Diretor-Presidente da Promotur
Joinville - Santa Catarina

Perfil

Jorge Nicolau Meira, Diretor-Presidente da Promotur, nascido em Florianópolis, estado de Santa Catarina, em 23 de março de 1952, casado com Mari Leda Tomazelli Amorim Meira. Filhos Nicole Meira, Jorge Nicolau Meira Filho e Nicholas Meira. Veio para Joinville no ano de 1963, hoje um joinvillense de coração. Dirige o turismo da maior cidade catarinense e seu êxito é devido a busca incessante de conhecimentos especializados na área. Sua jornada profissional sempre esteve ligada ao meio político, tendo passado por várias empresas privadas ocupando cargos de liderança. Mas foi na Promotur, empresa que atualmentel dirige, onde conseguiu expandir seus principais projetos.
Formou-se em advocacia em 1974, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, em sua bagagem cultural carrega dezenas de cursos e especializações. É um expert em turismo e mediador político moderno.

Net Babillons
Meira, o turismo privatizado no município, estabelece uma certiva a exemplo de outras cidades brasileiras bem sucedidas, como tem sido isso com Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
A privatização do turismo em Joinville, representou a agilidade no processo de desenvolvimento dos projetos turísticos, na parceria com empresas e empresários, entidades afins na divulgação da Cidade a nivel nacional e internacional, proporcionando uma administração moderna e participativa com o trade local e o poder público.

Net Babillons
Existe algum estudo sobre a evolução de Joinville, em questão turística nos últimos 5 anos ?
Jorge Nicolau Meira
Anualmente são realizadas pesquisas de demanda turística na cidade. Estas pesquisas são realizadas em parceria com a SANTUR, durante o período de férias de fim de ano (janeiro e fevereiro) e nas principais festas típicas da Cidade (Fenachopp e Festa das Flores), o resultado das pesquisas nos apontam um saldo positivo das ações realizadas pela Promotur, tanto pela satisfação do turista que nos visitam quanto pelo crescimento do número de visitantes na cidade. Percebe-se também um aumento da ocupação hoteleira nos fins de semana em Joinville, que eram considerados períodos críticos pelos hoteleiros da cidade.

Net Babillons
Qual seria o seu conselho para outros municípios, que pretendem desenvolver o turismo ativamente ?
Jorge Nicolau Meira
Planejamento e Parceria com o trade local e regional, turismo não é uma ação individual.

Net Babillons
Quais projetos deverão ser desenvolvidos nesta gestão para aquiescência do turismo em Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
Fortalecimento cada vez maior do Joinville Convention Visitors Bureau, através do Rum Tax, objetivando lançar Joinville definitivamente no roteiro dos grandes eventos nacionais (Feiras, Congressos, Convenções, Shows Internacionais entre outros), fortalecimento do Plano de Mídia Turística na Cidade. Incluir Joinville cada vez mais no roteiro das grandes operadoras nacionais, ações estas que já estão sendo desenvolvidas em parcerias com o trade turístico, empresas e entidades da cidade e da região, e o apoio e acompanhamento nos novos projetos que estão sendo desenvolvidos através do poder público como por exemplo Complexo Cultural Antartica, revitalização do Parque Expoville, ampliação do turismo rural, Teatro Juarez Machado no Centreventos Cau Hansen, etc.

Net Babillons
Como você que é o Presidente da Promotur, tem se visto às voltas com os projetos e programação do aniversário dos 150 anos de Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
A programação dos 150 anos de Joinville prevê uma série de eventos para o cidadão local e também para os visitantes, desta forma é imprescindível a participação na Promotur na comissão organizadora dos festejos dos 150 anos de Joinville.

Net Babillons
Como será a festa dos 150 anos de Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
A festa dos 150 anos de Joinville, está sendo elaborada pelo Instituto Joinville 150 Anos, em parceria com a Prefeitura Municipal, criado para fazer uma festa a altura da maior cidade do Estado. As comemorações contemplam desde grande Show artístico, inaugurações, desfile com participação das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, entidades beneficentes, empresas que contaram a evolução e a história da cidade, instalação do memorial dos 150 anos da cidade a Expo-Joinville - 150 Anos que será realizada nos pavilhões da Expoville. A feira mostrará o potencial Industrial e sócio-econômico da cidade, além de festejos típicos e étnicos, entre muitos outros.

Net Babillons
Em sua opinião quais as cidades brasileiras que mais evoluiram turisticamente nos últimos 5 anos ?
Jorge Nicolau Meira
• Salvador/BA - Turismo de lazer através de Ações Integradas do Governo e da Iniciativa Privada.
• Pantanal/MS - Turismo ecológico e pesca.
• Rio de Janeiro/RJ - Lazer e eventos, através dos Convention Visitors Bureau.
• São Paulo/SP - Se mantém no mercado de feiras e congressos.
• Santa Catarina: Florianópolis, Balneário Camboriú, na recepção de turistas estrangeiros e Joinville, que se desponta no turismo de eventos e no roteiro dos mega shows.

Net Babillons
Em seu ponto de vista quais as cidade mais importantes turisticamente no planeta ? Por quê ?
Jorge Nicolau Meira
Várias cidade do planeta, se destacam e são importantes no turismo mundial, exemplo:
• Miami - Compras;
• Cancum - Lazer;
• Orlando - Diversão - Walt Disney;
• Roma - Religioso e de história;
• Pantanal - Ecologia;
• Rio de Janeiro - Eventos e Carnaval;
• São Paulo - Negócios e gastronomia;
• Madri - Tourada;
• Buenos Aires - Tango, Boêmia e Cassinos;

• Recife e Olinda - Frevo;
• Salvador - Folclore e lazer;
• Santiago de Compostela - Peregrinação religiosa;
• Paris - Arte e Cultura.
Entre tantas outras que se destacam em seguimentos diferentes.

Net Babillons
A Pr
omotur junto da Prefeitura Municipal de Joinville tem desenvolvido algum projeto com Universidades em questão ao turismo e hotelaria ?
Jorge Nicolau Meira
Sim, a Promotur mantém convênios com a Faculdade de Turismo e Hotelaria da Univalli e Cursos técnicos de turismo do Colégio Nova Era, com objetivo de desenvolver os projetos elaborados pela PMJ e Promotur, bem como os Projetos desenvolvidos por alunos uiversitários e ainda capacitar os alunos para a prática do dia-a-dia profissional.

Net Babillons
Existe algum projeto de permuta turística entre Joinville e outros municípios ?
Jorge Nicolau Meira
Sim, Balneário Camboriú e Itapema com o Projeto Ação Verão e contatos com outros municípios do estado vem sendo realizados, visando a interação.

Net Babillons
Meira no que a Cultura Germânica tem auxiliado o turismo joinvillense ?
Jorge Nicolau Meira
Toda e qualquer cultura pode e deve ser explorada turisticamente e nós temos o privilégio de termos uma cultura tão forte como é a cultura germânica, trazidas pelos nossos imigrantes e colonizadores sendo que isso não só contribui para o turismo, como também é nosso dever preservá-las. Uma cidade sem cultura e sem história é uma cidade sem identidade.

Net Babillons
O setor hoteleiro de Joinville está preparado para receber um grande volume anual de turistas ?
Jorge Nicolau Meira
Hoje temos um dos melhores setores hoteleiros do país em qualidade e temos espaço para uma hotelaria ainda mais ampla e num pequeno espaço de tempo, com certeza, Joinville terá o maior número de leitos com qualidade no estado.

Net Babillons
Em que metrópoles a Promotur tem representado Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
A ação da Promotur atinge os grandes centros emissores do país, como a vizinha Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Florianópolis, Balneário Camboriú entre outras.

Net Babillons
Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, como ela é vista turisticamente no contexto nacional ?
Jorge Nicolau Meira
Joinville nos últimos anos vem se destacando nacionalmente através de suas ações de marketing e pelo seu desenvolvimento cultural e de grandes projetos. A exemplos de algumas ações que elevam Joinville nacionalmente - Festival de Dança, Centreventos Cau Hansen e outros.

Net Babillons
Na sua opinião quem deveria ou poderia investir em Joinville turisticamente e por quê ?
Jorge Nicolau Meira
Grandes redes de hotéis e empreendedores na área de turismo e lazer.

Net Babillons
Nos programas do Governo Estadual e Federal, órgãos como a Santur e Embratur, o que tem feito pelo turismo em Joinville ?
Jorge Nicolau Meira
A Embratur tem sido uma grande parceria no desenvolvimento de alguns projetos turísticos em Joinville, assim como parcerias realizadas em feiras e congressos no Mercosul. Quanto a Santur algumas parcerias vem sendo realizadas, como por exemplo a pesquisa de demanda turística, embora o desempenho da Santur possa ser bem maior pelo potencial turístico que temos, não só em Joinville, mas a nível de estado.

Net Babillons
No Brasil o que falta no setor turístico, para que o mesmo possa vir a ser verdadeiramente um propulsor econômico ?
Jorge Nicolau Meira
Parcerias entre o Poder Público e Privado e a regionalização do Turismo.

Net Babillons
Teça considerações finais a respeito do turismo.
Jorge Nicolau Meira
A economia para este milênio estará voltada para quem souber organizar o turismo e o lazer, quem assim o fizer desfrutará de emprego e renda, desenvolvimento cultural e também de uma melhor qualidade de vida para a população. Em Santa Catarina, assim como no Brasil, temos um grande potencial para desenvolver o lazer, temos o mar, a serra, a Mata Atlântica preservada, temos uma ecologia de qualidade e organização no setor rural, com atrativos para o turismo, que a ação do homem pode e deve contribuir para transformar em equipamento turístico e de lazer, para que isso aconteça definitivamente é preciso muita integração entre municípios, empresas privadas e os veículos de comunicação. E fica aqui a nossa sugestão para o Portal Net Babillons em se aliar e apoiar o turismo, principalmente de São Francisco do Sul, onde estão sediados, que cujo potencial para o turismo de lazer é de grande relevância para a região norte de Santa Catarina.

Editada em 17 de fevereiro de 2001.

Entre Agora.

Página de aberturaÍndice de notícias.