Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Foto: GMG.
Flavio Gameiro de Camargo, fala à equipe do Portal Net Babillons sobre a implantação da rede elétrica para a Vega do Sul S/A, do Grupo Usinor.

Flávio Gameiro de Camargo
Diretor Regional da CELESC

Perfil

Flávio Gameiro de Camargo, nasceu em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, em 13 de março de 1950. Atualmente reside em Joinville-SC, onde exerce a função de Diretor Regional da CELESC - Joinville.
Em 1972 formou-se em Ciências Econômicas na Univille e em 1976 em Administração de Empresas, na mesma Universidade.
Foi em 1977/1980 Presidente da AMUNESC - Associação dos Municípios do Norte do Estado de Santa Catarina . Em 1980/1981 presidiu a FECAM - Federação Catarinense dos Municípios. No ano 2000 fez pós-graduação em Gestão Empresarial, na Univille. Possui inúmeros cursos ligados a sua área de especialização.
É de uma das famílias mais tradicionais de São Francisco do Sul-SC, um político cuja liderança tem sido destacada por sua ótima passagem na vida pública.

Cargos Mais Importantes
• Prefeito Municipal de São Francisco do Sul, 1977/1982.
• Superintendente Adjunto-Administrativo do Porto de São Francisco do Sul, 1983/1987.
• Supervisor Administrativo Celesc Agência Joinville, 1991/1995.
• Diretor Regional da Celesc - Joinville, desde 1999.

Entrevista

Net Babillons
Flávio o abastecimento de energia elétrica para São Francisco do Sul-SC com a instalação da Vega do Sul S/A, do Grupo Usinor, terá da Celesc o desenvolvimento de um grande projeto para expansão da rede ?
Flávio Gameiro de Camargo
Sim, o atendimento à empresa Vega do Sul (USINOR), será feito através de uma linha de transmissão, em circuito duplo, com 48 Km de extensão em 230.000 Volts, a partir da Subestação Joinville, da Eletrosul.

Net Babillons
De quanto será o investimento que a Celesc fará para a expansão da rede de energia elétrica que irá substabelecer a Vega do Sul S/A ?
Flávio Gameiro de Camargo
O investimento que a CELESC fará é de aproximadamente R$ 17,5 milhões de reais.

Net Babillons
Quando acontecerá o início da implantação do projeto desta nova rede de abastecimento de energia elétrica para a Vega do Sul S/A.?
Flávio Gameiro de Camargo
O início das obras da Linha de Transmissão deverá ocorrer em Junho/2001.

Net Babillons
Quando o projeto de expansão da rede de abastecimento de energia estará completamente implantado para a Vega do Sul S/A ?
Flávio Gameiro de Camargo
O projeto deverá estar implantado até Maio de 2002.

Net Babillons
De quanto será o potencial de energia elétrica na nova rede de abastecimento ?
Flávio Gameiro de Camargo
O projeto que será implantado para atender o Grupo Vega do Sul, terá capacidade de atendimento a todas as demais empresas que vierem a se instalar na região. A Empresa Vega do Sul será suprida na tensão de 230 KV com uma demanda mensal de 21 MVA na primeira etapa e 31 MVA na segunda .

Net Babillons
A Celesc considera que o porte do projeto para a Vega do Sul S/A seja o maior de sua história, no norte catarinense ?
Flávio Gameiro de Camargo
A Vega do Sul não será o maior consumidor da CELESC, mas será o consumidor que exigirá o maior investimento por parte da CELESC, sendo o primeiro cliente com atendimento na tensão 230 KV.

Net Babillons
Flávio, como você vê o progresso chegando de maneira efetiva, do Grupo Usinor com a Vega do Sul S/A fazendo o maior investimento da história econômica de Santa Catarina em sua cidade natal, sendo você o Diretor Regional da Celesc?
Flávio Gameiro de Camargo
O investimento de US$ 420 milhões do Grupo Usinor gerará cerca de 350 empregos diretos e 250 indiretos, alavancará a economia de São Francisco do Sul, bem como de toda a região. Trará uma tecnologia nova, ou seja, "será uma indústria do conhecimento" como definiu seu Presidente Mundial, Francis Mer.
Por ser uma das mais modernas usinas siderúrgicas do mundo, que tem como meta ser uma empresa limpa, onde os princípios do desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social, estarão presentes no dia-a-dia, São Francisco do Sul tem a ganhar na qualidade de vida.

Net Babillons
Os recursos do projeto da Celesc para substabelecer as necessidades da Vega do Sul S/A no abastecimento de energia elétrica, também estarão provendo as necessidades das empresas que irão se instalar na região para dar suporte industrial para a Vega do Sul S/A, ou este será um outro projeto ?
Flávio Gameiro de Camargo
As obras necessárias para o atendimento à Vega do Sul, foram concebidas de modo a atender as demais empresas que vierem a ser instaladas na região de São Francisco do Sul.

Net Babillons
Com o desenvolvimento deste projeto para a Vega do Sul S/A, que vai de Joinville a São Francisco do Sul em Santa Catarina, a Celesc irá aumentar seu quadro profissional em quanto e quais os setores ?
Flávio Gameiro de Camargo
Não haverá necessidade de aumentar o quadro profissional.

Net Babillons
A energia elétrica que será consumida pela Vega do Sul S/A, daria para suprir em média quantas casas ?
Flávio Gameiro de Camargo
A energia elétrica que será consumida pela Vega do Sul na sua primeira etapa daria para suprir a energia elétrica dos municípios de São Francisco do Sul, Araquarí e Balneário Barra do Sul juntos, ou suprir a 21.000 residencias.

Editada em 06 de março de 2001.

Página de aberturaÍndice de notícias.
Índice do Canal.