Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Zélia da Silva
"A Casa do Papai Noel"

Perfil

Zélia da Silva nasceu em Ituporanga, no Estado de Santa Catarina e vive desde 1973 em Curitiba, no Estado do Paraná. Formou família e transformou-se em empresária. Em 1990 começou a decorar a sua casa para receber amigos e familiares no Natal. A cada ano um novo Natal e uma decoração natalina mais esmerada, a sua idéia foi tomando proporções maiores e transformou-se no projeto "A Casa do Papai Noel". De 20 de novembro 2001 à 6 de janeiro de 2002, a casa está aberta e já um grande sucesso, as visitações são de paranaenses e de turistas de vários estados brasileiros. Atualmente "A Casa do Papai Noel" recebe durante a temporada aproximadamente 1.000 a 1.200 pessoas por noite. O custeio do projeto corre integralmente por conta de Zélia, que até agora não recebeu nenhum tipo de subsídio governamental ou mesmo de patrocinadores para chegar onde chegou. O extraordinário disso tudo não é só o encanto que os cenários geram para o visitante, mas sim também a motivação de Zélia, em querer expandir "A Casa do Papai Noel" num Parque Temático.
"A Casa do Papai Noel" fica no bairro Bacacheri, na rua Paulo Ildefonso de Assunção, 194 na cidade de Curitiba - Paraná.

Entrevista

Portal Net Babillons
Zélia como nasceu este sonho ?
Zélia da Silva
Comecei a decorar a casa só para a família há 11 anos atrás, coloquei um pequeno enfeite de natal, um gorro em cima da casa, que começou a chamar a atenção dos amigos, dos vizinhos e aí a coisa foi se estendendo de ano a ano e hoje estamos com uma decoração bem grande.

Portal Net Babillons
Esta esquemática de todo o ano você fazer novas coisas, criar novos cenários, pelo que podemos ver isto foi também uma especialização ?
Zélia da Silva
A cada ano fico mais prática, a gente vai adquirindo experiência ano a ano, acho que não vou parar por aqui.

Portal Net Babillons
Você traz novas idéias de outros lugaras, até mesmo de outros estados ?
Zélia da Silva
Não, são coisas surgem da minha cabeça, dos meus sonhos, sempre sonhei com o castelo da Cinderela, da Disney eu gosto muito, gostaria de um dia fazer uma mini Disney, como não foi possível ainda, criei este castelo.

Portal Net Babillons
Este castelo vem a ser um pequeno parque temático grandiosamente cheio de detalhes, como é que você faz para atender este povo todo que visita "A Casa do Papai Noel" ?
Zélia da Silva
Eu me programo lógicamente. Chega o dia de abrir, da inauguração, a casa está pronta, coloca catraca; a gente se programa para receber os alimentos, pois também fazemos uma campanha para ajudar às instituições, não abro as portas sem estar tudo no seu devido lugar, é como se fosse um parque mesmo, uma cidade.

Portal Net Babillons
O seu sonho uniu uma parte muito importante que é a parte do Social ?
Zélia da Silva
Não tem porquê abrir as portas da casa sem cobrar alguma coisa, não é dinheiro, não é para mim, mas é para pessoas que realmente necessitam.

Portal Net Babillons
Você cobra um ingresso simbólico, e canaliza isto para a área social. Esta captação vai para que tipos de entidades ?
Zélia da Silva
São para vários: orfanatos, creches, asilos, enfim quem realmente precisa de alimentos.

Portal Net Babillons
Desenvolver o seu sonho e ainda poder criar uma campanha social, deve ser uma dupla emoção ?
Zélia da Silva
Exatamente e os nossos corações estão mais sensíveis nesta época, aí é uma hora que a gente tem que ajudar mesmo.

Portal Net Babillons
Com quem você conta para projetar esta linda história de Natal ?
Zélia da Silva
Com minha família, cunhados, irmãos e alguns amigos também.

Foto: GMG.
Zélia sonhou e idealizou "A Casa do Papai Noel".
Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade de Curitiba, no Paraná.
Conheça a Casa do Papai Noel.

Portal Net Babillons
Toda a criação dos cenários, nasce de projetos esboçados em papel ou você vai unindo peças e vendo de que maneira ficará melhor o cenário ?
Zélia da Silva
O cenário principal que é a fachada da casa sempre é projetado, fazemos maquete, vemos como é que fica, faz-se pequenas casinhas e monta. Os demais a gente vai montando e se der errado a gente desmonta e monta novamente.

Portal Net Babillons
Quanto tempo leva para montar este mundo maravilhoso do Papai Noel ?
Zélia da Silva
Mais ou menos 3 meses de mão de obra trabalhando quase todos os dias até de madrugada.

Portal Net Babillons
Os ambientes tem uma denominação, você colocou por setores, quer falar sobre eles ?
Zélia da Silva
A fachada é a atração principal, se a frente estiver bonita , lógicamente a pessoa vai chegar para visitar. Aí vem a parte de corredor, interna do salão, a parte das crianças, acho que a gente tem que agradar as crianças, elas adoram aquele cantinho do Papai Noel com os brinquedos eletrônicos, depois na saída nós não podemos esquecer do presépio que é o motivo principal do Natal, o Menino Jesus. Acho que nós não podemos deixar de lado, temos que ensinar as crianças que o Menino Jesus é o símbolo maior do Natal. Temos uma mini-cidade, a casinha do Papai Noel que é um encanto, para finalizar tem o Papai Noel. Pode existir tudo isto lindo e maravilhoso, mas a criança fica realmente feliz com a figura do Papai Noel.

Portal Net Babillons
Deste projeto nasceu para você novas idéias, novos projetos, como poder expandir além dos limites da sua casa ?
Zélia da Silva
Gostaria muito de comprar o terreno do vizinho, ir ampliando. Mas no meio da cidade há de se convir que não é fácil, fica muito oneroso, mas se um dia houver uma oportunidade... Estou em busca disto e tenho certeza que um dia vou concluir o meu sonho de fazer um projeto maior para o ano inteiro, construir uma espécie de vilarejo ou cidade do Papai Noel, com restaurantes, brinquedos, para o ano todo.

Portal Net Babillons
E você está atrás de um investidor ?
Zélia da Silva
Estou. Acho que é uma questão de tempo.

Portal Net Babillons
Você é religiosa ?
Zélia da Silva
Sou católica, embora não praticante, mas creio em Deus. Se estou aonde estou hoje, é graças ao bom Deus, porque eu vim de uma família muito humilde, jamais imaginei estar aqui! Comecei fazendo enfeitinho de Natal por causa da minha mãe, porque ela nunca nos deixou sem uma árvore, embora fossemos muito humildes, no Natal nunca faltou uma árvore enfeitada. Mas se eu estou aqui hoje é graças a Deus e quero passar isto para os meus filhos, espero que um dia eles continuem meu projeto.

Portal Net Babillons
Você natural de Curitiba ?
Zélia da Silva
Eu sou catarinense, nasci em uma pequena cidade, Ituporanga. Moro em Curitiba desde 1973, então me sinto mais paranaense do que catarinense, meus filhos nasceram em Curitiba.

Portal Net Babillons
Deixe uma mensagem para o Planeta Terra, neste final do ano 2001 ?
Zélia da Silva
Eu pediria paz para o mundo, amor, união. É só isto paz, amor e união para todos os humanos.

Editada em 22 de dezembro de 2001.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.