Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Nelson Santos Gatz
Presidente do Instituto Binot Paulmier de Gonneville
São Francisco do Sul 500 Anos

Perfil

Nelson Santos Gatz, nasceu em 31 de outubro de 1949 em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, casado com Mirian e pai de Lara e Lucila. Um homem público, progressista, super ativo, coerente e extremamente motivado com o os 500 anos de sua querida cidade. Seu desejo é desenvolver uma série de projetos ligados a São Francisco do Sul, que evidenciem a cidade efetivamente na rota do turismo nacional e Internacional. Diz Gatz: O Instituto é uma forma de abrir uma infinidade de oportunidades para a terceira cidade mais antiga do país. Como Presidente do Instituto, Nelson Santos Gatz congrega valores e apoios junto da comunidade e da Prefeitura de São Francisco do Sul, ainda soma créditos políticos perante o Governo Estadual e Federal.

Entrevista

Portal Net Babillons
O que há de concreto no Projeto da programação dos 500 anos de São Francisco do Sul ?
Nelson Santos Gatz
De concreto mesmo, a criação do Instituto e a posse da sua Diretoria, responsáveis pela coordenação, programação e realização das comemorações dos 500 anos de São Francisco do Sul.

Portal Net Babillons
Que tipos de lideranças fazem parte do Instituto Binot Paulmier de Gonneville São Francisco do Sul 500 Anos?
Nelson Santos Gatz
Fazem parte do Instituto, lideranças de todos os segmentos da sociedade francisquense, sejam elas de cunho cultural, esportivo, social, político, etc. Note que fazem parte do Instituto como Membros Natos, o atual Prefeito Odilon Ferreira de Oliveira, seu Vice-Prefeito Arnaldo S. Thiago, o Presidente da atual Câmara de Vereadores, todos os ex-Prefeitos, ex-Vice-Prefeitos e ex-Presidentes da Câmara de Vereadores, sem exceção.

Portal Net Babillons
São Francisco do sul foi descoberta por franceses. Já existe convite formulado para franceses ilustres ou descendentes dos descobridores para participarem dos 500 anos ?
Nelson Santos Gatz
Oficialmente, formulamos convite para participar como Sócio Benemérito do nosso Instituto, o Sr. Michel Lamarre, Prefeito da cidade de Honfleur, França, local de onde partiu a expedição comandada pelo nosso descobridor, Binot Paulmier de Gonneville. Vamos elaborar uma relação dos notáveis franceses, incluindo aí os descendentes de Gonneville, para que participem, de uma forma ou de outra, das nossas comemorações.

Portal Net Babillons
O Governo Estadual e o Governo Federal irão participar de que maneira no desenvolvimento do projeto dos 500 anos ?
Nelson Santos Gatz
Lógicamente que tanto o Governo Federal quanto o Estadual, deverão ter uma participação muito importante e efetiva no Projeto 500 Anos. Vamos elaborar a pauta das programações e levar à apreciação dos governantes para, juntos, chegarmos a um denominador comum, de como se darão as suas participações nesse contexto.

Portal Net Babillons
O Projeto Monumenta vem veneficiar de que maneira os 500 anos de São Francisco do Sul ?
Nelson Santos Gatz
O benefício maior será a restauração de todo o Centro Histórico de São Francisco do Sul, a exemplo do que ocorreu com a restauração do "Pelourinho" em Salvador, na Bahia.

Portal Net Babillons
O nivel das comemorações dos 500 anos de São Francisco do Sul será inserido nacionalmente na mídia? De que forma ?
Nelson Santos Gatz
Nossa meta é executar um trabalho altamente profissional. Vamos contratar uma Empresa de Marketing, a qual deverá se ocupar de toda a publicidade e divulgação.

Portal Net Babillons
Como Presidente do Instituto, de que forma você pretende motivar o povo a participar ativamente do desenvolvimento das festividades, em 2004 ?
Nelson Santos Gatz
O fato de São Francisco do Sul estar completando 500 anos, já é um grande motivo para que o povo francisquense e catarinense tenham participação significante nas comemorações. Lógicamente que, no momento em que divulgarmos toda nossa programação, tenho certeza que todos irão participar com mais entusiasmo.

Portal Net Babillons
Os quase 500 anos de vida de São Francisco do Sul tem grande importância para todo o país. Qual será a estrutura da cidade para receber os convidados e turistas em geral ?
Nelson Santos Gatz
Nós do Instituto, esperamos que nossa cidade se prepare à altura para receber todos aqueles que virão nos visitar. A estrutura para tal, ficará sob a responsabilidade dos empresários do setor e da Prefeitura Municipal. Nossa obrigação será a realização dos eventos.

Foto: GMG.
Nelson Santos Gatz, Empresário do ramo marítimo e advogado, Presidente do Instituto Binot Paulmier de Gonneville
São Francisco do Sul 500 Anos.
Veja seu Curriculum - Clique Aqui.

Portal Net Babillons
Mercadológicamente falando como está sendo vendida a idéia dos 500 anos de São Francisco do Sul para empreendedores e investidores ?
Nelson Santos Gatz
Este assunto deverá ser tratado pela Prefeitura Municipal. Claro que, no momento oportuno, o Instituto terá sua participação na venda das "idéias".

Portal Net Babillons
Há alguma estrutura sendo projetada para os 500 anos de São Francisco do Sul que após o evento deva se tornar parte integrante do cenário e do convívio do povo ?
Nelson Santos Gatz
No que se refere ao Instituto, ainda não temos nada definido, mas, certamente, projetos serão desenvolvidos e passarão a integrar nosso cenário em definitivo. Aliás, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento, vem desenvolvendo projetos nesse sentido.

Portal Net Babillons
As festividades dos 500 anos de São Francisco do Sul realizar-se-ão numa festa única na data do seu aniversário ou concorrerão em eventos subseqüentes no decorrer do ano ?
Nelson Santos Gatz
As comemorações terão início dia 05 de janeiro de 2004, prolongando-se até 31 de dezembro do mesmo ano.

Portal Net Babillons
Ser Presidente do Instituto 500 anos de São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil, a primeira do sul do país, traz um cunho de relevante compromisso. Como você se vê em tudo isso ?
Nelson Santos Gatz
É um compromisso e uma responsabilidade muito grande, que me acompanharão até que se finde as últimas comemorações dos 500 anos, conforme citei em meu discurso de posse. Jamais poderei decepcionar. Nossa gente está depositando em mim toda a confiança no sentido de que as comemorações dos 500 anos sejam um sucesso total. Não perdoarão falhas.

Portal Net Babillons
Trace um paralelo de São Francisco do Sul, antes e após os 500 anos ?
Nelson Santos Gatz
Sinto que, com a aproximação dos 500 anos, o progresso de São Francisco do Sul também se faz presente. A prova está aí, com o projeto "Vega do Sul" e outras empresas demonstrando interesse em se instalar na nossa cidade. O desenvolvimento do nosso porto e o desenvolvimento turístico. A "praga do padre" acabou. Nosso povo será (e merece ser) mais feliz. Os filhos de São Francisco do Sul não precisarão mais sair daqui. Deverão ter seus espaços aqui, progredir aqui, serem felizes aqui.

Portal Net Babillons
Considerando-se que a história está acima de bandeira políticas, como deverá ser a postura de políticos que deverão estar envolvidos como líderes coadjuvantes do projeto dos 500 anos de São Francisco do Sul ?
Nelson Santos Gatz
União em prol de um objetivo comum, o sucesso das comemorações dos 500 anos.

Portal Net Babillons
Sabe-se que a infra-estrutura de São Francisco do Sul ainda não comporta um grande número de turistas, no que se refere a restaurantes e hotelaria. Nesse caso o Instituto nesses próximos 2 anos prevê incentivos ao empresariado do ramo para suprir estas carências ?
Nelson Santos Gatz
Este assunto é de competência da Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

 

São Francisco do Sul - SC, 01 de Maio de 2002.

 


 

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.