Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Ediméia Barreto
Pianista, Cantora e Compositora

Perfil

Ediméia Barreto nascida na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, no Brasil, veio aos 4 anos de idade com sua família para a cidade de Curitiba, no Paraná, onde mora até hoje.
É Pianista, Compositora e Cantora, dirige seus Shows; dona de um carisma incrível que encanta suas platéias. Esta guerreira dos palcos da vida, tem efetivado uma carreira digna de elogios, sempre procurando enriquecer a sua performance com suas obras e produções. Ediméia já lançou o seu primeiro CD, no mercado nacional, intitulado "Dança Na Lama".
Seu estilo musical é algo novo e convidativo meio celta, meio fandango, meio flamenco de ritmo quente e alegre.

Entrevista

Portal Net Babillons
Você nasceu aonde ?
Ediméia Barreto
Em Ponta Grossa, no interior do Paraná.

Portal Net Babillons
Quando a música surgiu em sua vida ?
Ediméia Barreto
Aos 7 anos de idade quando iniciei meus estudos de piano.

Portal Net Babillons
A escolha instrumental pelo piano aconteceu quando e por quê ?
Ediméia Barreto
Aos 7 anos por incentivo da minha mãe, ela perguntou se eu tinha interesse pela música, qual instrumento, então ela sugeriu o piano, gostei da idéia. Dai em diante eu não larguei mais o piano e me identifiquei bastante.

Portal Net Babillons
Você é Pianista, Cantora, Compositora e Produtora. Fale de seu projeto musical ?
Ediméia Barreto
No momento estou com um CD na praça, chamado "Dança na Lama", que é inclusive a música carro chefe. O CD tem 11 faixas, todas composições minhas, com músicas instrumentais, algumas com letras, sendo que uma delas, a Ginga, eu canto em parceria com o Marcelo Silveira. O lançamento do meu CD ocorreu no Círculo Militar do Paraná onde fiz um show, com bailarinas e um casal de atores; aconteceram agora em junho também, no Canal da Música e no Teatro Paiol, outros lançamentos. Tenho projetos para shows nos próximos meses.

Portal Net Babillons
Fale sobre o seu estilo musical ?
Ediméia Barreto
Meu estilo musical é música popular brasileira, é uma mescla de estilos, lembra um pouco de música flamenca espanhola, celta-fandango, assim como o meu arranjador Waltel Branco define minha música. Então você ouvindo a minha música, vai ouvir toda essa mistura de estilos.

Portal Net Babillons
Você já vem trabalhando num novo projeto para 2003?
Ediméia Barreto
Sim, estou com um projeto para fazer uma turnê pelo Brasil, para divulgação do CD e um musical.

Portal Net Babillons
Quais são os requisitos para um estudante da música instrumental, transformar-se em exímio músico ?
Ediméia Barreto
Muita dedicação, paciência, perseverança e muito estudo, também ter certeza de que é aquilo que ele quer e fazer projetos com muita disciplina.

Portal Net Babillons
Como é ser músico profissional no Brasil ?
É muito difícil, faltam as pessoas certas darem espaço para os artistas demonstrarem o seu talento, o seu trabalho. Tem muitos artistas com potencial maravilhoso e infelizmente, não tem oportunidade de seguir a sua carreira.

Portal Net Babillons
A música instrumental no Brasil, em sua opinião o que falta para ela ser mais consumida ?
Ediméia Barreto
O que falta é apoio da mídia, mais oportunidades para os músicos mostrarem o seu trabalho nas emissoras de rádio e televisão. O que acontece hoje é o modismo, é o que predomina nas rádios, ficando a desejar a música instrumental.

Portal Net Babillons
Como nasce a inspiração para compor as suas obras músicas ?
Ediméia Barreto
Ela nasce naturalmente, é imprevisível, não tem hora, não tem dia, de repente surge a inspiração e você tem que aproveitar aquele momento, não importa a hora: corro e gravo, para depois continuar a trabalhar na música, tendo a melodia principal, um tema, a partir dali eu vou desenvolvendo, até ficar dentro de um contexto bom .

Portal Net Babillons
O que você espera do seu futuro profissional ?
Ediméia Barreto
Eu espero criar muitas melodias, compor muito e que todo este meu trabalho realmente seja reconhecido e não parar nunca, pretendo sempre estar trabalhando com música.

Portal Net Babillons
Cite 3 pianistas famosos que você mais aprecia ?
Ediméia Barreto
Sem dúvida Arthur Moreira Lima, com sua técnica, sua musicalidade. Pedrinho Mattar também é um grande pianista, tem o seu lado popular e seus floreios. O Ivan Lins admiro muito por ele cantar e tocar ao mesmo tempo.

Portal Net Babillons
Fale sobre o lançamento do seu primeiro CD ?
O lançamento do meu primeiro CD aconteceu exatamente há um ano no Círculo Militar, está nas lojas de Curitiba, no Paraná. Estou fazendo apresentações para divulgá-lo.

 

Foto: GMG.
Ediméia Barreto e sua musicalidade apaixonante conquista novos espaços no mercado da música popular brasileira.

Portal Net Babillons
Ediméia como é o seu dia-a-dia?
Ediméia Barreto
Eu ministro aulas de piano e teclado no Círculo Militar do Paraná, para pessoas de todas as idades, a partir dos 4 anos. Durante a noite é o momento que eu estudo piano, procuro trabalhar nas minhas composições. Já elaborei jogos didáticos musicais, como a Canastra de Música, que hoje está espalhada por todo o Brasil, no Mato Grosso e Minas Gerais, por exemplo, tem professores que trabalham nas escolas com o meu jogo. Também procuro através da Internet me comunicar com pessoas do mundo inteiro para divulgar meu trabalho; já estou pensando no projeto do novo CD.

Portal Net Babillons
Em sua opinião qual a cidade brasileira mais rica em musicalidade instrumental ?
Ediméia Barreto
Aqui em Curitiba há muitos músicos com potencial, assim como Valtel Branco, ele é excelente violonista, arranjador e tem composições fantásticas. O lugar onde há o maior número de instrumentistas é na cidade de São Paulo, porque lá as coisas acontecem mesmo, as pessoas tem muito mais oportunidade de mostrar seu trabalho. Tanto que você percebe uma diferença muito grande nas apresentações nos teatros municipais de outros estados e o de São Paulo, onde sempre está lotado, mesmo quando há temporada de um determinado artista. Infelizmente o Brasil ainda não acordou por inteiro para a boa música. Em São Paulo existe muito mais apoio à música instrumental, talvez seja esse um dos fatores que falte aos outros estados.

Portal Net Babillons
Como você é com seu público?
Ediméia Barreto
Sou bastante receptiva, procuro agradar a platéia, sinto quando o público vibra com minha música, fico muito feliz, muito emocionada e agradecida.

Portal Net Babillons
Na gastronomia, qual é a sua preferência ?
Ediméia Barreto
Adoro massas: lasanha, a gastronomia italiana eu gosto demais.

Portal Net Babillons
Ediméia o nome do CD "Dança na Lama" surgiu como ?
Ediméia Barreto
Foi no momento que eu estava compondo uma música, imaginei as pessoas na lama vibrando, apaixonadas, curtindo aquele momento na lama, colocando a sensualidade para fora, as pessoas deixando aflorar a sensibilidade.

Portal Net Babillons
O que faz como lazer?
Ediméia Barreto
Adoro dança, faço dança Flamenca, gosto muito de arte em geral: teatro, música, dança, por esse motivo que em meu show fiz a interação dessas três artes, porque elas se complementam.

Portal Net Babillons
Suas músicas e composições são românticas, isso é uma referência pessoal sua ?
Ediméia Barreto
Sim, sem dúvida, eu sou uma pessoa extremamente sensível, romântica, isso eu passo muito na música, a minha sensibilidade.

Portal Net Babillons
Como você vê a mulher brasileira neste princípio de terceiro milênio ?
Ediméia Barreto
Vejo que a mulher brasileira adquiriu a sua independência, o seu lugar no mercado. Alguns anos atrás a mulher era muito reprimida, submissa, não tinha espaço no mercado de trabalho. O espaço foi aberto graças a mulheres como Chiquinha Gonzaga, que foi uma pianista que lutou pelo seu espaço durante a sua vida toda; eu própria, hoje estou podendo mostrar o meu trabalho.

Portal Net Babillons
Qual o significado da Internet em sua vida ?
Ediméia Barreto
A Internet tem sido muito importante não só na minha vida, mas na vida de muitos artistas no mundo inteiro, pois através dela nós temos condições de conhecer pessoas de todo o planeta, outros compositores, outros artistas. É uma maneira muito prática de deixar o seu trabalho conhecido.

Portal Net Babillons
Uma mensagem para os futuros profissionais que estão cursando a Universidade ?
Ediméia Barreto
Estudem muito, aproveitem o tempo da faculdade para estudar, procurem se dedicar ao máximo, pesquisem muito, não se limitem, ampliem seus conhecimentos. Vocês têem que pensar que estão ocupando a vaga de uma pessoa que gostaria muito de estar ali estudando, e concluindo o curso, pensando assim, se dediquem ainda mais, com certeza vocês não vão se arrepender e se tornarão excelentes profissionais.

 

 

Curitiba - PR, 13 de Agosto de 2002.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.