Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Arnaldo S'Thiago
Administrador do Porto de São Francisco do Sul
Vice-Prefeito de São Francisco do Sul

Perfil

Arnaldo Diógenes Lopes de S'Thiago nasceu em São Francisco do Sul - Santa Catarina, é Engenheiro Agrônomo formado no Rio de Janeiro, faz parte do staff político do PMDB e assumiu a Administração do Porto em São Francisco do Sul pela segunda vez, a convite do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.
Na sua primeira gestão no Porto fez um excelente trabalho e agora, diz Arnaldo que, irá suplementar a excelência do seu trabalho e de sua equipe.
Arnaldo S'Thiago além de ser administrador de empresa é um apaixonado pela terra onde vive e a defende de maneira exemplar.

Entrevista

Portal Net Babillons
Quais as prioridades para sua 2ª gestão no Porto de São Francisco do Sul?
Arnaldo S'Thiago
São muitas as prioriedades para esta segunda gestão no Porto de São Francisco do Sul, nós temos carências de um melhor calado, isto é, maior profundidade para que os navios que aqui vem, possam ser navios de última geração, tipo Panamax, Pós-Panamax e Apesize, são navios maiores que, conseqüentemente levam maior carga, fazem com que a operação se torne mais econômica, isto é muito importante.
O calado é o cartão de visita de qualquer porto, nós temos que aumentar urgentemente a questão de berços de atracação. Nós precisamos de mais 2 a 3 berços de atracação que estão em nossos projetos, para que possamos receber maior número de navios e mais carga para nosso porto, isto vai gerar mais empregos principalmente para a comunidade portuária.
Temos projeto para recuperação de área de cais que está com problemas hoje, melhoria do sistema elétrico. Um problema muito grave que sentimos aqui logo que chegamos é um gargalo na logística de acesso ao nosso porto, que precisamos tomar medidas urgentes de comum acordo com o governo municipal, estadual e federal, no sentido de viabilizarmos um melhor acesso para nosso porto. Mas, as medidas mais urgentes são as que estou citando neste momento.

Portal Net Babillons
Na primeira administração do Porto em São Francisco do Sul você fez um excelente trabalho. E na nova administração, as exigências serão maiores para alcançar êxito?
Arnaldo S'Thiago
Quero agradecer o elogio - você fez um excelente trabalho, quero corrigir para nós fizemos um excelente trabalho.
Um trabalho de equipe, um trabalho de nossa administração, nossos funcionários, trabalhadores portuários, do operador portuário, portando foi um trabalho de equipe e nós estamos sentindo que o Porto cresceu bastante e vai continuar crescendo, portando, nossas responsabilidades são bem maiores.
Nós estamos conscientes desta responsabilidade e que nos próximos 2 anos segundo previsões bem objetivas, dentro de uma realidade palpável, nós vamos ter uma movimentação de mais de 3 milhões de toneladas. Desta maneira o desafio é bem maior e temos que criar condições operacionais de logística para que possamos chegar a estes números nos próximos 2 anos.

Portal Net Babillons
Qual o percentual de movimentação do Porto de São Francisco do Sul na última década?
Arnaldo S'Thiago
Na última década o nosso porto teve um crescimento bastante significativo: 300% de aumento na carga como um todo, passamos de 1 milhão e 800 mil toneladas em 1992, para 5 milhões e 400 mil toneladas em 2002.
Na carga containerizada o aumento foi maior ainda 700% aproximadamente passando de 36 mil TEU's (conteineres de 20 pés uma unidade) para em 2002, 260 mil TEU's, crescimento portanto de quase 700%, um crescimento significativo e volto a dizer o Porto continua crescendo e as previsões para 2 a 3 anos são mais de 3 milhões de toneladas.

Portal Net Babillons
Quais os produtos mais exportados e importados através do Porto de São Francisco do Sul?
Arnaldo S'Thiago
Nosso porto é basicamente um porto exportador, entre os produtos principais exportados que constituem 90% da movimentação de nosso porto, o carro chefe: os granéis, tanto já semi-industrializados, como o farelo de soja, como a própria soja em grãos. Podemos falar em milho, uma produção bastante grande de milho na exportação. Também cerâmica, compressores, motores, geladeiras, madeira, móveis, ônibus, enfim uma gama de produtos.
Quanto a importação o carro chefe é o trigo só no ano passado importamos 500 mil toneladas também algumas resinas e outros produtos variados. Mas o Porto de São Francisco do Sul é basicamente um porto exportador que exporta a riqueza catarinense e de outros estados.

Portal Net Babillons
O Porto de São Francisco do Sul oferece mercadológicamente os seus serviços de que maneira?
Arnaldo S'Thiago
O Porto é de uso público, uma autarquia estadual, uma concessão que temos do governo Federal até 2011 e mercadológicamente temos aqui os operadores que são os agentes marítimos antes da lei 8630 e que através de suas empresas e de seus contatos comerciais eles fazem com que armadores e mercadorias venham para nosso porto e o porto por sua vez faz todo um trabalho de marketing junto a jornais, revistas especializadas, seminários, congressos, enfim fazendo com que nosso porto seja conhecido nacionalmente e internacionalmente.

Portal Net Babillons
O Porto de São Francisco do Sul está em que lugar, perante os portos brasileiros, em questão a desempenho e qualificação?
Arnaldo S'Thiago
Em questão de desempenho eu diria que o nosso Porto talvez seja o 1º do Brasil, desempenhando igual operacionalidade. Nós até chamamos de o pequeno grande Porto, pequeno no tamanho, grande na produção.
É um porto que tem a operacionalidade muito desenvolvida isso principalmente em função do nosso trabalhador portuário brasileiro, fazendo com que nosso porto, hoje, já seja o quinto porto que mais movimenta conteineres no Brasil e proporcionalmente ao seu tamanho é o porto de maior produtividade.

Portal Net Babillons
Quais são as implementações que serão efetivadas no Porto de São Francisco do Sul na sua gestão, para a empresa Vega do Sul poder operacionalizar e escoar os seus produtos?
Arnaldo S'Thiago
Nós já mantivemos contato com a diretoria da Vega do Sul, temos compromissos com eles de logística uma retroárea aqui no berço 201, berço que eles terão prioridade na atracação já que serão 2 navios por semana a partir do segundo semestre deste ano 2003.
Estamos nos reunindo com a ALL (América Latina Logística) empresa ferroviária, que vai fazer o transporte das bobinas do Porto para a fábrica estamos já em fase de projeto para o ramal de desvio ferroviário dentro do Porto para possibilitar a entrada dos trens na área do berço 201. Cremos que nos próximos 120 dias este ramal esteja pronto e nós possamos atender os quesitos necessários para a operacionalidade da Vega do Sul aqui no Porto.

Portal Net Babillons
A instalação da Vega do Sul em SãoFrancisco do Sul foi o maior investimento econômico da iniciativa privada da história de Santa Catarina, em sua opinião este marco define a evolução rumo ao progresso desta cidade, com quase 500 anos de história?
Arnaldo S'Thiago
Eu sempre falo que os franceses nos descobriram no ano de 1504, através do navegador Binot Paulmier de Gonneville que aqui chegou no navio Espoir, passados quase 500 anos os franceses nos redescobriram com este mega investimento de 430 milhões de dólares na sua primeira fase, que vai possibilitar seguramente uma São Francisco do Sul antes do projeto Vega do Sul, uma São Francisco do Sul após o projeto Vega do Sul, pela sua abrangência. É um projeto que vai dar emprego direto para 300 a 350 jovens, pessoas de nossa região principalmente e cerca de 500 empregos indiretos sem considerar as empresas do cluster que vai se formar em torno desta empresa mãe, em prestadores de serviços na área de embalagens, tratamento de resíduos, lubrificantes, manutenção, transportes, entre outras.

Portal Net Babillons
Como Administrador recém empossado do Porto e Vice-Prefeito de São Francisco do Sul o que você pode informar sobre a duplicação da BR - 280, dado sua importância para o crescimento do município?
Arnaldo S'Thiago
Realmente a duplicação da BR-280 é imprescindível para o crescimento da região, do município do Porto de São Francisco do Sul.
A logística de acesso que hoje está um tanto quanto comprometida em função da BR 280, já está com seu limite quase que no máximo.

 

Foto: GMG.
Arnaldo quando fala do progresso de sua terra natal se emociona e diz: a vinda de empresas como a Vega do Sul abre efetivamente milhões de oportunidades para São Francisco do Sul.
Veja seu Curriculum

Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com autoridades, lideranças empresariais no sentido de concretizar, sensibilizar Brasília, o Governo Federal para que possamos não só ficar no projeto que está sendo elaborado pela Prodesul mas que possamos ver esta obra concretizada com dotação orçamentária liberada o mais breve possível.

Portal Net Babillons
Você acredita que São Francisco do Sul possa crescer sem representativadade política na esfera Federal?
Arnaldo S'Thiago
É mais difícil, mais complicado. Realmente São Francisco do Sul precisaria ter um representante na esfera estadual, na Assembléia Legislativa e não temos há bastante tempo, como também em Brasília, na Câmara Federal, no Congresso.
Então temos que utilizar as lideranças dos políticos de nossa região para que possamos conseguir sensibilizar em Brasília, a respeito de nossa cidade, do seu potencial, principalmente turístico, já que a vocação maior de nossa cidade é o turismo.

Portal Net Babillons
O fato do Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, ser do mesmo partido e gostar de São Francisco do Sul, pesa positivamente para o crescimento do Porto e da Cidade?
Arnaldo S'Thiago
E como pesa ! sua Excelência o Governador Luiz Henrique da Silveira tem um carinho todo especial por nosso município, por nossa região. É interessante saber que a primeira missão que ele nos solicitou quando nos indicou e nos convidou para o cargo foi que trabalhássemos para construir aqui no menor prazo possível o Portal Naval Turístico, que realmente vai alavancar todo um crescimento, na área do turismo de São Francisco do Sul e Santa Catarina. Já estamos trabalhando neste projeto e esperamos concretizá-lo a curto espaço de tempo.

Portal Net Babillons
Os partidos políticos brasileiros estão passando por uma fase de fragmentação. Você é a favor das coligações formarem três únicos grandes partidos ?
Arnaldo S'Thiago
Eu não diria 3 únicos partidos, mas sou totalmente favorável a uma diminuição ao número de partidos. Hoje realmente temos um número muito grande de partidos, temos aqueles partidos chamados de aluguel e isto não é bom, não é saudável.
Eu defendo para o nosso país uma reforma política urgente imediata para que possamos corrigir uma série de situações, para que possamos ter o voto distrital que eu acho muito importante. Os partidos deverão diminuir sim! para que formem 4, 5 no máximo 6 partidos, mas não esse número hoje enorme de grande e pequenos partidos, que no fim vira um sítio de aluguel.

Portal Net Babillons
O que você espera acontecer de bom em São Francisco do Sul nos próximos 10 anos?
Arnaldo S'Thiago
Eu vejo para os próximos 10 anos de São Francisco do Sul um crescimento bastante grande, seja na área industrial, comercial, portuária, seja no turismo.
Temos que tomar muito cuidado, tomar precauções com este crescimento que sem dúvida nenhuma começou de 2 anos para cá e está crescento muito rapidamente e que este crescimento não venha a afetar a qualidade de vida de nossa gente.
Eu acho que temos que crescer sim, o porto tem que crescer, mas um crescimento sustentável, volto a dizer, que a qualidade de vida do povo francisquense não seja abalada. Vamos crescer sem agredir.

Portal Net Babillons
Para superar a maior marca de tonelagem embarcada pelo Porto de São Francisco do Sul, qual a estratégia usada?
Arnaldo S'Thiago
A estratégia a ser usada: primeiro teremos que melhorar a logística de nosso porto, ampliar as retroareas, teremos que colocar aqui equipamentos de última geração, equipamentos mais modernos. Temos que fazer com que nosso Porto tenha mais berços de atracação, melhor calado, que possamos passar dos atuais 11 metros para 14 metros, desta forma temos certeza que o porto de São Francisco do Sul será ainda melhor, o que hoje já é um dos portos brasileiros mais importantes e poderá se transformar num "Hub Port", um porto centralizador e distribuidor de cargas para todo o Mercosul. Eu acho que com estas medidas todas alcançadas temos condições de transformar este Porto, no porto do Mercosul, que é nosso desejo maior e desejo da comunidade portuária francisquense.

Portal Net Babillons
As tarifas do Porto de São Francisco do Sul são compatíveis com a grande maioria dos Portos Brasileiros ?
Arnaldo S'Thiago
Correto eu diria as tarifas cobradas em nosso Porto são as menores tarifas dos portos brasileiros, então nós temos assim possibilidade de concorrer de forma bem tranquila com a maioria dos portos brasileiros; nossas tarifas são bastante baixas em relação a portos como Santos, Rio de Janeiro e outros, isto faz com que haja um interesse grande por parte de exportadores e importadores para utilização de nosso Porto.

Portal Net Babillons
Os navios Transatlânticos de Turismo dificilmente conseguem atracar no Porto de São Francisco do Sul. Como, o Vice-Prefeito e Administrador do Porto, vê esta dificuldade?
Arnaldo S'Thiago
Como falei a pouco a primeira missão que o Sr. Governador nos passou é a construção do Portal Naval Turístico de São Francisco do Sul, já para suprir esta deficiência. Hoje é problemática a chegada e atracação de navios de passageiros em nosso cais comercial porque não temos instalações adequadas para receber turistas internacionais e com esta obra que queremos crer ser concluída num curto espaço de tempo, teremos condições de receber estes transatlânticos, não 1, 2 ou 3, mas 20 ou 30 durante todo o ano trazendo milhares de turistas do mundo inteiro para São Francisco do Sul, fazendo com que desta forma haja uma maior circulação de valores em nosso município e região.
Teremos que ter um turismo com T maiúsculo, um turismo mais profissional e que se adapte a esta nova realidade quando aqui chegarem os navios de passageiros.

Portal Net Babillons
Deixe um conselho aos Universitários Brasileiros?
Arnaldo S'Thiago
É o conselho de uma pessoa que se formou engenheiro há algum tempo, na Escola Nacional de Agronomia, no Rio de Janeiro e que vem trabalhando desde essa época 1967 dentro da profissão; mais recentemente como Presidente de estatal, Presidente de economia mista, Administrador do Porto de São Francisco do Sul, Vice-Prefeito e novamente Administrador do Porto.
É uma experiência de vida, de trabalho; eu digo ao universitário brasileiro como um todo, que procure antes de tudo saber o que ele quer, lutar por suas idéias e objetivos. Somente com bastante dedicação e estudo, procurando trabalhar em cima daquilo que ele pretente ser, daquilo que ele desenvolveu em sua vida profissional é que ele poderá ocupar um espaço dentro do mercado de trabalho brasileiro que é muito disputado hoje em dia.

Portal Net Babillons
Em sua opinião São Francisco do Sul precisa de uma Universidade?
Arnaldo S'Thiago
Realmente São Francisco do Sul tem necessidade de uma universidade, para que os nossos jovens quando chegarem a faixa etária de 17 a 18 anos não tenham que sair de nosso município em busca de faculdades que aqui não existem. Então é importante trazer vários cursos superiores para podermos contar também com a vinda de estudantes de outras cidades.

 

Saiba mais sobre o Porto de
São Francisco do Sul
no Canal Navegação.
Clique Aqui

 

São Francisco do Sul - SC, 8 de Fevereiro de 2003.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.