Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Jorge Luiz Cevinscki
Secretário de Turismo e Presidente da Fundação Cultural de São Francisco do Sul - SC

Perfil

Jorge Luiz Cevinscki é Catarinense da Cidade de Joinville e adotou São Francisco do Sul como a sua Cidade de coração. Sempre envolvido em situações culturais, uma delas a criação do Grupo de Dança The Boys Company que alcançou prestígio e êxito. Com este Grupo viajou pelo Brasil e Exterior, concorrendo a Festivais de Dança. O Grupo foi aclamado com o primeiro lugar em diversas cidades, incluindo o maior Festival de Dança da América Latina, o Festival de Dança de Joinville.
Hoje Jorge atua junto a Administração Pública da Cidade de São Francisco do Sul, onde acumula o Cargo de Secretário de Turismo e Presidente da Fundação Cultural da Ilha de São Francisco.
É mais uma das pessoas que fazem parte do progresso Francisquense.

Portal Net Babillons
Como é ser Presidente de uma Fundação Cultural, numa Cidade Histórica como São Francisco Sul ?
Jorge Luiz Cevinscki
É uma incumbência muito grande, vejo porque a cidade tem quase 500 anos onde existe muita tradição e muita cultura. É uma responsabilidade e ao mesmo um desafio para mim, da gente tentar com que seja resgatado toda essa coisa que passou despercebida tanto tempo, que a gente continue dando e evidenciado tudo isso. São Francisco do Sul respira cultura através de sua arquitetura, através de sua história e a pessoa a quem cabe esta responsabilidade acho que é um mérito enorme estar a frente disso aí, e a gente tem feito o possível para que isso se evidencie.

Portal Net Babillons
Jorge, qual a sua formação Acadêmica?
Jorge Luiz Cevinscki
Minha formação acadêmica, digamos assim, é um pouco confusa, mas hoje me completa. A primeira formação foi administração de empresas, após ciências da computação que na época que fiz estava recém começando, sou da época do Dbase, do COBOL, que hoje praticamente não está se usando mais e por último que era o meu sonho realmente, que é educação física onde através da Educação Física fui trabalhar com lazer, esporte de uma forma geral. Também tenho especialização em Ciências do Movimento, na Alemanha e Lazer que fiz há um ano e meio atrás que fiz em Portugal. Então são áreas que hoje se completam e a temática do momento é a interação do lazer de uma forma geral, agregado ao turismo, a cultura e o esporte.

Portal Net Babillons
Qual é a Programação da Fundação para as Festividades Comemorativas da passagem dos 500 Anos de São Francisco Sul, em 2004?
Jorge Luiz Cevinscki
A Fundação Cultural está interada com as festividades dos 500 anos, a gente faz parte do Instituto Binot Paulmier de Gonneville que foi criado com o intuito de elaborar e executar todas as atividades relevantes aos 500 anos. Pela Fundação Cultural estamos desenvolvendo o Projeto Monumenta que vive todo o restauro do Centro Histórico, estamos trabalhando agora com a recuperação do Cine Teatro, que é também uma incumbência da Fundação e várias outras ações que estão sendo desenvolvidas, ações que
a gente julga até pequenas, mas primordiais para que atinjamos todo o público francisquense através da valorização do artista, do artesão em geral para que no momento certo ele possa aparecer e se projetar.

Portal Net Babillons
Dentro da Programação das Festividades dos 500 Anos o que você considera Evento Especial que esteja nas responsabilidades da Fundação?
Jorge Luiz Cevinscki
Eu acho que a gente tem que aproveitar o momento para ter realmente obras fixas, aproveitar os 500 anos para que tenhamos obras fixas que venham a alavancar a cidade turisticamente. Se é que vamos criar estrutura, vamos criar uma estrutura permanente para que a gente possa a partir daí fazer com que o tão sonhado turismo, que eu vejo mais com o turismo cultural de São Francisco do Sul seja realmente dado o devido valor. Hoje fala-se em São Francisco, pensa-se em turismo mas logo se associa com a alta temporada, alta temporada são 02 meses, mas nós temos adiante 10 meses e temos todas as ferramentas para fazer um bom turismo que é o turismo cultural, nós temos bons museus, temos história, temos um Centro Histórico belicíssimo, temos bons artistas e artesãos, praias. Se conseguirmos juntar todas essas ferramentas, nós vamos conseguir com certeza ter turismo, um turismo de alto nível e um turismo cultural que também é a coqueluche do momento.

Portal Net Babillons
Quais Lideranças Governamentais Nacionais serão convidadas para o Aniversário dos 500 Anos?
Jorge Luiz Cevinscki
Já foi feito um protocolo de intenções para algumas autoridades, dentro delas o próprio Presidente da República, Luiz Inácio Luda da Silva, o Ministro da Cultura e demais Ministros, assim como Governadores de algumas regiões para se fazerem presentes quando do ato principal que é o 5 de janeiro de 2004.

Portal Net Babillons
O Protocolo dos Convites ficará ao encargo de qual Instituição Governamental?
Jorge Luiz Cevinscki
Não temos definido ainda, mas como estamos fazendo todos os trabalhos em parceria com o Governo do Estado é provável que isto aconteça via gabinete do Governo do Estado; esses convites para as autoridades que nos referimos há pouco.

Portal Net Babillons
Foi previsto na Programação dos 500 Anos: Desfiles com as Escolas Francisquenses, Fanfarras, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica, prestando Tributo Cívico Militar Especial de Homenagem ao Aniversário de São Francisco Sul?
Jorge Luiz Cevinscki
Sim, foi previsto. É uma das prerrogativas do Prefeito Odilon de que a gente faça o desfile do dia 05, provalmente será no princípio da manhã, pelas principais ruas da cidade onde todos esses grupos vão estar representados: tanto Exército, quanto a rede escolar de ensino, entidades de uma forma geral. Terminaremos, com certeza, com um desfile náutico não só com a participação da Marinha, mas chamando até o mais humilde pescador, para que coloque seu barco na água e que ele participe da parte cívica do dia 5.

Portal Net Babillons
Haverá uma Missa Campal com Autoridades Eclesiásticas da Igreja Católica?
Jorge Luiz Cevinscki
Sim, essa missa também está programada para acontecer. A princípio tinha se pensando em trazer uma grande personalidade, mas a gente acha que o momento não é esse, tem que se dar o cunho religioso realmente, então está se pensando em fazer uma Missa Campal, onde a gente está estudando o local mais apropriado para acolher a todos, se essa primeira missa for da religião católica que se abra espaço para as outras religiões, para que cada um possa fazer o seu culto nos dias seguintes, ocupando o mesmo espaço.

Portal Net Babillons
Os 500 Anos de São Francisco Sul terá Mídia Nacional em que Momentos?
Jorge Luiz Cevinscki
Estamos apostando mais na mídia expontânea, então a gente está querendo fazer com que a mídia venha a nós, é um momento especial não só para São Francisco do Sul, mas para toda Santa Catarina. A gente vê como o elemento chave, é o fato de nós termos sido a porta de entrada dos colonizadores, é daqui que eles saíram principalmente, não só os descobridores, que foram os franceses, mas logo em seguida os açorianos, é daqui que povoou-se todo o litoral catarinense. Se a gente for olhar hoje, este primeiro litoral catarinense povoado ramificou-se para todo o Brasil, então é motivo suficiente para que a mídia venha de encontro a nós, mas em contrapartida temos recebido de emissoras algumas propostas para fazer programas, mas tudo isso está sendo estudado e será colocado na medida do possível.

Portal Net Babillons
Quais as Obras de Estado Permanente que farão parte das ações que contemplam a passagem dos 500 Anos de São Francisco Sul?
Jorge Luiz Cevinscki
Bom, as principais obras estão relacionadas com o Projeto Monumenta, então é o restauro do Cine Teatro, da Igreja Matriz, do Mercado Municipal, do Clube XXIV,da Orla Marítima, essas são as obras de imediato e que já estão em andamento, mas fora isso está se prevendo algumas obras fixas, também como um provável hospital. Um hospital de menor porte, mas com uma boa qualidade, que eu acho que a cidade precisa e um Centro Multiuso onde a gente possa realmente também trazer grandes eventos, convenções, fazer com que São Francisco do Sul tenha a estrutura básica para se promover um grande evento.

Portal Net Babillons
Jorge hoje você acumula dois cargos na Prefeitura Municipal de São Francisco Sul, o de Presidente da FUCISF e Secretário de Turismo, como você pretende levar essa incumbência?
Jorge Luiz Cevinscki
Veja, após eu estar acumulando duas áreas isso veio de encontro ao anseio do Governo do Estado, a criação de uma secretaria, chamada de SOL - Secretaria da Organização do Lazer a qual faz justamente isso que a gente faz, faz até um pouco mais, pois agrega a cultura, o esporte e o turismo, porque chegou-se a essa denominação em função dessas 03 áreas estarem intimanente ligadas, então elas tem que caminhar juntas; eu acho que cultura e turismo, principalmente, pela nossa cidade elas tem que caminhar juntas, caso isso não aconteça, que venha a haver o distanciamento novamente, mas que tem que ser por duas pessoas que comunguem das mesmas idéias para que as coisas realmente aconteçam.

Portal Net Babillons
Como Secretário de Turismo você sabe que a vocação natural de São Francisco Sul é o Turismo, o que está faltando fazer para que a cidade venha a ser inserida na rota do turismo nacional e internacional?
Jorge Luiz Cevinscki
Acho que o ponto primordial é a auto-estima, acho que é o ponto principal, com isso não estou dizendo que o povo francisquense não a tenha, mas nós temos ferramentas suficientes para que a auto-estima seja do mais alto nível, acho que é isto que está faltando, valorizarmos mais a nossa cidade, tudo o que nós temos. A gente que conhece outros lugares, algumas outras regiões, onde as cidades tem um único elemento e no entanto aproveitam muito bem isso em função do seu próprio povo saber receber, saber passar essa informação, aí realmente existe um elevado nível de auto-estima e eu acho que é o que está faltando de momento, se nós conseguirmos sensibilizar a comunidade de uma forma geral para que melhore esta auto-estima, para que ela fale bem sua cidade, para que venha a sentir orgulho então, as coisas vão acontecer por conseqüência.

Portal Net Babillons
Quais as Parcerias já efetivadas com o Governo do Estado de Santa Catarina, no que se refere ao desenvolvimento do Turismo em São Francisco Sul?
Jorge Luiz Cevinscki
Por parte do Governo do Estado está acontecendo um fato até inédito para a cidade, a gente está com um laço muito forte com o Governo do Estado. Nós estamos sendo atendidos por parte do Governo do Estado na formulação dos principais programas, nós estamos inseridos via SANTUR, via Fundação Catarinense de Cultura, nós estamos no dia a dia envolvidos com eles. O que se espera é que se tenha o aporte quando do lançamento
dos programas, um exemplo disso são os programas que a SANTUR vai estar implantando via Secretaria da Organização do Lazer que visa incrementar o turismo na região, está se estudando rotas específicas para toda Santa Catarina onde todos os municípios catarinenses vão estar envolvidos. Existe uma rota específica aqui para a região norte, que a princípio tem o nome de Rota do Encanto que visa juntar os municípios e um divulgando o outro, para que o turista que chegue ele possa saber que de Joinville pode vir à São Francisco do Sul, que de São Francisco pode ir à Gavura, à Itapoá e assim por diante. A gente está fazendo reuniões para ver como isso vai acontecer e de que forma. Junto a Fundação Catarinense de Cultura a gente também está desenvolvendo alguns projetos; São Francisco do Sul está sendo lembrada, passou o tempo em que as coisas aconteciam e nós éramos os últimos a saber, hoje no entanto estamos tendo uma aproximação desses órgãos, a gente deve isso as pessoas que estão à frente dos principais órgãos do Governo do Estado.

Portal Net Babillons
Cite uma Cidade Brasileira exemplo de Cidade Turística?
Jorge Luiz Cevinscki
Eu cito um município pequeno, mas que no entanto é similar a São Francisco do Sul é Rio das Ostras, fica no Rio de Janeiro eu acho que soube aproveitar muito bem a coisa da sua região. Fica próxima a Búzios, é uma cidadezinha pequena, vive exclusivamente do turismo, como São Francisco pretende e tem desenvolvido boas ações para que isto aconteça, é de uma paisagem natural belíssima, idêntico aquilo que nós temos. Eu costumo colocar Rio das Ostras, que é uma cidade que eu conheci há pouco tempo atrás e a gente acha que tem como usar uma política semelhante a que eles tem lá.

Foto: GMG
O Presidente da Fundação Cultural da Ilha de São Francisco e Secretário de Turismo, Jorge Luiz Cevinscki, disse que "O fortalecimento da auto-estima do povo Francisquense é um dos fatores relevantes para o desenvolvimento turístico da cidade."

Veja seu Curriculum

Portal Net Babillons
São Francisco Sul ainda não tem um Local específico para acontecimentos, como exemplo, grandes Eventos. Isso irá acontecer para o Aniversário dos 500 Anos?
Jorge Luiz Cevinscki
Este espaço a gente já está prevendo é o Cine Teatro, nós já tivemos o parecer da empresa patrocinadora da restauração do Cine Teatro, que as obras devem acontecer quase que de imediato.
O projeto todo já está pronto, ele foi elaborado por um arquiteto especialista em teatros é quem projetou o Guairão, no Paraná, várias casas no Rio de Janeiro, São Paulo, ele está vindo com uma temática toda voltada justamente para se receber eventos das mais diferentes naturezas, ao mesmo tempo de trazermos um espetáculo de dança, trazermos um espetáculo de música, trazermos uma convenção, fazermos com que a casa se transforme num cinema realmente com projeção de filmes, tudo isso está sendo elaborado. Vai se manter a estrutura básica do Cine Teatro, a sua fachada, em termos de espaço estamos prevendo manter o mesmo número de cadeiras dando um enfoque especial: classes especiais, cadeiras para obesos, entradas especiais para deficientes físicos, tudo
isso a gente está prevendo. Um sistema de ar inteligente, de acordo com o número de pessoas ele vem a funcionar; está se prevendo também um café cultural no hall de entrada do Cine Teatro, a qual tem-se o objetivo que ali vire um ponto de encontro da classe intelectual de São Francisco do Sul, que as pessoas tenham ali um ponto de manifestação de suas idéias, esse é o objetivo e a gente acredita que começo de 2004 já tenhamos este espaço pronto.

Portal Net Babillons
Turisticamente falando, a Prefeitura Municipal de São Francisco Sul está desenvolvendo algum plano efetivo para a infra-estrutura da Cidade, considerando o fato do elevado número de Turistas que deverão visitar a Cidade, pela passagem do Aniversário?
Jorge Luiz Cevinscki
Visa por parte da Prefeitura Municipal essa responsabilidade se saber que se vai haver uma grande demanda isso vai gerar uma estrutura básica. Nós estivemos reunidos alguns dias atrás na elaboração do PPA a nível estadual onde várias ações foram colocadas e São Francisco do Sul tem prioridade a começar com saneamento básico. Hoje não cabe a município nenhum que queira fazer turismo ou ter uma vida digna para seus cidadãos sem ter o saneamento básico, é uma prioridade que a gente já vem batendo há muito tempo. Paralelo a isso ações a curto prazo que a gente tem que ter, para se ter uma idéia estamos desenvolvendo um estudo para mais uma caixa de água no Morro do Ubatuba, um reservatório, digamos assim, porque há um problema muito grande a demanda é muito grande então acaba faltando água no município todo, isso já está se prevendo, está se fazendo um reforço na parte elétrica, troca de fiação. São ações básicas mas é o mínimo que se pode fazer para se prever, vejo assim! Estamos equipando a cidade toda com Centros de Saúde, de pronto-atendimento, são os PA's em todas as localidades, em todos os bairros, na praia de Enseada onde o fluxo de turistas é maior existe um Pronto Socorro devidamente montado, inclusive com equipamento para recuperação imediata, todos esses pontos de atendimento tem ligação com o hospital de São Francisco, com ambulâncias, com UTI's móveis, tudo isso está se prevendo para que se possa atender bem. Por parte da Secretaria de Turismo está se fazendo uma série de cursos, que devem ser implantados a
partir de agosto, cursos de capacitação para a mão de obra local. Não adianta você ter e não saber receber, então nosso objetivo é dar formação e informação para a camareira, para o bar man, para a recepcionista, para que eles saibam realmente receber de uma forma geral. Nesses aspectos uma disciplina que eu estou tentando envolver é o quesito histórico, que é passar para essas pessoas os dados principais da história de São Francisco do Sul, para que eles possam ser os nossos divulgadores. Porque o turista de nos procurar de hoje em diante ele vem com essa sede de saber o por quê, como as coisas aconteceram e essas pessoas no seu dia a dia serão os principais divulgadores e aí volto a falar se nos conseguirmos melhorar a auto-estima deles, a gente consegue.

Portal Net Babillons
Existe uma previsão de quantas Pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente na direção e produção da Programação dos festejos dos 500 Anos?
Jorge Luiz Cevinscki
O que se espera é que os mais de 30 mil habitantes de São Francisco do Sul sejam e estejam envolvidos com a Festa dos 500 Anos, eu vejo assim. Ë um momento não para nós francisquenses festejarmos, nós somos os anfitriões, nós é que devemos receber, então todos nós devemos estar preparados fazendo a sua parte, não desse grande time, mas dessa grande equipe, porque o time tem uma única direção, a equipe não, eu acho que deveremos ter e abordar esse aspecto, montarmos uma equipe. Não adianta só por parte do poder público fazermos as coisas, nós precisamos da iniciativa privada, do Sr. João lá de tal bairro, da Praia Grande, do Ervino, da Vila da Glória, que ele faça a sua parte também, então tem que haver uma grande equipe. É claro, a gente por parte da comissão central do Instituto está desenvolvendo ações, existe algumas pessoas intimamente ligadas, mas por trás de toda estrutura da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e demais entidades, todos estão sendo conclamados para que em conjunto a gente faça isso acontecer.

Portal Net Babillons
Grandes Corais, Grandes Corpos de Baile e Filarmônicas estarão participando de eventos, como a Missa Campal?
Jorge Luiz Cevinscki
A gente tem feito alguns contatos, um dos contatos que já fizemos o ano passado foi a Filarmônica dos Fuzileiros Navais, que recentemente esteve em turnê por Santa Catarina, está se tentando fazer contato para a vinda deles também; a nível de Estado a Filarmônica do Estado já temos quase que uma promessa que eles vão estar presentes das nossas festividades. Mas nós temos também muita prata da casa, via Fundação Cultural está sendo desenvolvido um projeto, um levantamento das necessidades, hoje, para que esses
grupos no momento certo tenham apoio para poder se fazer representar. Volto a dizer da importância do envolvimento da comunidade, a gente está conclamando, chamando todos os grupos folclóricos da cidade, todos as manifestações culturais da cidade, levantando as necessidades para ver o que a gente pode fazer, para chegar no momento certo dar-lhes condições de bem representar o município. Ë importante trazer atrações de fora, mas São Francisco do Sul tem muita coisa boa e a gente quer aproveitar a oportunidade para mostrar o que a cidade tem.

Portal Net Babillons
Na sua opinião qual a identidade máxima da Cultura no Brasil?
Jorge Luiz Cevinscki
A identidade máxima da cultura no Brasil, no meu ponto de vista, é a música. Existe uma ramificação muito grande da música no Brasil e mundialmente nós somos conhecidos pela música, culturalmente. Nós temos bons expoentes na área de representação de uma forma geral em forma de teatro, novelas que somos bem cotados, na parte das artes plásticas e tantas outras áreas. Mas a música é universal, a música tem uma identidade que é única e a música brasileira possui grande sua variação de ritmos. Quando se está fora do Brasil, lá fora, na Europa, por exemplo é que você vê como essa música é valorizada e digo não é somente os nossos grandes cantores, os nossos grandes compositores, os grandes nossos intérpretes mas até mesmo trabalhos que aqui não se dá o devido valor e lá a coisa vem acontecendo e últimamente se pode observar que tem vários cantores brasileiros que primeiro estouram no exterior, para depois virem para o Brasil. Então eu acho que a música brasileira hoje é a grande identidade cultural do Brasil, é claro que existem tantos outros fatores, tantas outras áreas, não estou menosprezando nenhuma delas, mas eu acho que a música é o elemento principal, é o elemento chave e fundamental para linkar com todas as outras áreas.

Portal Net Babillons
Existe alguma Celebridade Nacional que tenha sido convidada para ser o Patrono Especial dos 500 Anos de São Francisco Sul?
Jorge Luiz Cevinscki
Quando da criação do Instituto fizemos alguns contatos, alguns convites, na época então o Ministro da Cultura era o Weffort, foi feito um convite direto para o Weffort, ele na época já deu o seu parecer favorável e provavelmente vai estar conosco aqui. Não gostaríamos de limitar isso a uma ou duas pessoas, porque aí poderíamos estar esquecendo de algumas outras. O convite foi feito a uma série de personalidades, digamos assim, não só a nível nacional, como também internacional, se esteve na França onde já foi deixado o protocolo de intenções, anexo a esses convites. Na Espanha e em Portugal também foi feito a mesma coisa, já objetivando trazer representantes desses países para cá durante as festividades. O convite inicial partiu em função disso, a partir do momento que tenhamos a confirmação da vinda, a gente oficializa.

Portal Net Babillons
Grandes Apresentadores como JÔ SOARES, XUXA, ANA MARIA BRAGA, FAUSTÃO, HEBE CAMARGO, AMAURI JUNIOR, OTÁVIO MESQUITA, foram consultados para fazer cobertura, ou outra forma de contribuir com os 500 Anos de São Francisco Sul na divulgação em seus programas e redes de TV?
Jorge Luiz Cevinscki
Alguns contatos já foram realizados com a direção de alguns programas, o que nós temos de fato é o contato com a direção de algumas dessas emissoras a nível regional porque existe uma hierárquia que a gente não quer quebrar, mas a nível nacional também fizemos alguns contatos. Ontem a noite estive com o dr. Roberto, que é o diretor geral da Rede TV, a emissora vai estar disponibilizado um ponto de repetição aqui na nossa região, inclusive, para melhorar o sinal e eles tem total interesse em dar cobertura. A gente sabe também que por parte da RBS, que é a repetidora da Globo, vai estar se instalando um estúdio em janeiro de 2004 na cidade para divulgar todas as nossas ações de forma geral. Em termos de apresentadores tivemos recentemente em São Paulo, com o Amauri Júnior. Eu estive em companhia do prefeito onde a gente foi falar da cidade de uma forma geral e por lá também tivemos um primeiro contato para a vinda dele na cidade, para se fazer esse programa. Tudo vai funcionar em cadeia, a gente sabe que no momento certo as coisas vão acontecer e mesmo porque como comentamos no início da entrevista, isso vai gerar uma mídia espontânea, vai haver um interesse geral, a gente espera também por parte dessas emissoras um encontro as nossas necessidades.

Portal Net Babillons
Deixe suas impressões a respeito do Portal Net Babillons?
Jorge Luiz Cevinscki
Com relação ao Portal Net Babillons é uma receita que está dando certo e eu acho que isso tem que ser evidenciado. Eu volto novamente a bater na auto-estima que nós, o povo francisquense tem que valorizar mais as coisas da terra. Nós temos hoje esse canal de ligação com todo o universo, porque via internet a gente consegue passar todas as informações e é isso que o Net Babillons tem feito. Tem levado tudo o que São Francisco do Sul tem, a região, o Estado de Santa Catarina, o Brasil, para os mais diversos cantos do nosso Globo e nós temos realmente que valorizar. Eu vejo que internamente no Net Babillons está se valorizando, toda a equipe é composta de pessoas daqui, pessoas que estão melhorando sua auto-estima em função do trabalho que vem desenvolvendo. Só tenho que parabenizar toda a equipe pelo trabalho que estão desenvolvendo, eu acho que as ações devem continuar porque uma hora ou outra se vai conseguir tocar realmente e tocar fundo nas pessoas que tem que olhar com olhos diferentes a atividade que a gente vem desenvolvendo.

 

 

Portal Net Babillons, 25 de Julho de 2003.

 

 

 

Índice do Canal.