Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Leci Brandão
Cantora, Compositora e Sambista

Perfil

Leci Brandão respeitada pela crítica, pelo Público e por seus Companheiros de Profissão é considerada Nacionalmente como uma das melhores Intérpretes e Sambistas ficando ao lado de Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Alcione, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e outros do mesmo quilate, pessoas que fazem a boa música no Brasil.
Nascida em Madureira, no Rio de Janeiro, essa Carioca de bem com a vida é respeitadíssima entre as Escolas de Samba do Rio de Janeiro, principalmente pela Mangueira, da qual faz parte com grande orgulho.
A sua música é cativante, fala de amor e alegria, fala do cotidiano, fala do Brasil; atualmente ela é vista como uma das Divas do Samba no Brasil.

Entrevista

Portal Net Babillons
Leci quais os seus Projetos para 2004?
Leci Brandão
Bom, a gente dá continuidade ao nosso trabalho que saiu em Julho de 2003, que é "A Cara do Povo", o CD é recente, tem 7 meses de vida e a gente tem fé em Deus que para nesse próximo semestre tenhamos a continuidade de vendagem do CD, que já bateu 50.000 cópias. Há também uma necessidade de se mudar a música de trabalho logo após o Carnaval isso é uma coisa que a Gravadora é quem define e a gente vai continuar cumprindo Agenda, porque graças a Deus muita gente está ligando para o Osmar que é o nosso Empresário, solicitando Shows, então para vocês terem idéia, já temos Shows marcados até Março e ainda estamos em Janeiro, então eu acho que se Deus quiser e Deus quer assim, a gente vai continuar trabalhando por esse Brasil afora finalizando o lançamento desse CD.

Portal Net Babillons
Leci Brandão é mais Pagode, Samba, Rock ou tudo isso junto?
Leci Brandão
Olha sou uma Compositora e uma Cantora e a maioria do meu trabalho é Samba até porque eu sou oriunda de uma Escola de Samba que é a Mangueira, mas o nosso trabalho compreende todo tipo de música, já gravei música do Nordeste, música do Norte, do Centro-Oeste, do Sul do Brasil, enfim e eu sou uma pessoa que gosta da boa música tanto é que no meu Show tento mostrar isso cantando e até interpretando música de outros Artistas, músicas que às vezes nem compus mas que eu gosto de cantar; canto Milton Nascimento, Cazuza, Ivan Lins, canto às vezes clássicos como Cartola, Nelson Cavaquinho, dependendo do tipo de público e evento a gente abre o leque do repertório.

Portal Net Babillons
Carnaval Brasileiro e Leci Brandão se complementam, você estará em alguma Rede de Televisão fazendo comentário das Escolas de Samba este ano?
Leci Brandão
Sim, a única TV que faz cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba agora é a Rede Globo, então ela é exclusiva e nós comentamos São Paulo o ano passado, as pessoas gostaram muito e a gente volta este ano na sexta e no sábado de Carnaval fazendo os comentários das 16 Escolas no Desfile lá no Anhembi, este ano o Carnaval de São Paulo é temático, é dos 450 Anos, todas as Escolas terão que falar dos 450 Anos de São Paulo.

Portal Net Babillons
Leci você já foi Puxadora de Escola de Samba ou será este Ano?
Leci Brandão
Não, eu fui uma vez em uma Escola do Rio de Janeiro, Acadêmicos de Santa Cruz, foi a única vez que eu fiz essa experiência, mas foi bom porque a Escola ganhou o Estandarte de Ouro em Samba Enredo, mas não quero repetir a dose, porque é uma coisa de muita responsabilidade até porque você cantar um Samba Enredo alguns minutos em um Show é uma coisa, outra coisa é você ter que segurar os 85 minutos de uma Escola de Samba na Avenida, é muita responsabilidade, eu acho que isso é mais para a vóz masculina mesmo.

Portal Net Babillons
Leci Brandão e a sua família?
Leci Brandão
Eu moro com minha mãe, minha irmã e sobrinhas; a minha vida é muito complexa porque do ano passado para cá eu tenho ficado mais fora de casa em virtude do trabalho, mas toda semana ou pelo menos de 15 em 15 dias vou a minha casa, porque sou Chefe de Família, então sou eu quem coordena essa coisa de Supermercado, pago todas as contas de casa, vou pessoalmente ao Banco pagar as contas, como qualquer cidadã normal.

Portal Net Babillons
E o Assédio Leci?
Leci Brandão
O pessoal no Rio de Janeiro já está acostumado a me ver de uma forma muito natural, porque eu fiz com que o público se acostumasse a me ver assim, dirijo o meu próprio carro, não tenho nenhum problema de comportamento pelo fato de ser Artista, isso não implica em nada, eu viajo sozinha do Rio de Janeiro para São Paulo toda semana as pessoas sabem que eu sou a Leci, me cumprimentam e tudo bem.

 

Veja a Cobertura Completa do Show de Leci Brandão em São Francisco do Sul, Clique Aqui!

 

Foto: GMG
Leci Brandão é consagrada por um público diversificado, por seu carisma, humildade, alegria de viver e sem dúvida por sua Boa Música.

Portal Net Babillons
Você é uma das poucas Artistas Nacionais que é atuante no processo de evolução Política no Brasil. O que você espera do Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva?
Leci Brandão
Bom, eu conheço o Lula há muitos anos, participei de várias Campanhas dele, acredito nele, sei que ele é uma pessoa que tem uma grande vontade de acertar, de tentar resolver os problemas dos Brasileiros, eu não tenho dúvida disso, mas a coisa de exercer a função de Presidente da República no Brasil é difícil, até porque o Brasil é um País muito complexo, é um País que tem comportamentos e climas variados, necessidades diversas; independente disso existe a questão do Congresso Nacional que se você não fizer acordos, você não consegue aprovar os grandes Projetos Brasileiros, eu estou torcendo para que ele dê certo. Espero que ele faça agora uma mudança Ministerial que vá dar bons resultados, mas que não aconteça o que aconteceu com o a questão do INSS que foi vergonhoso, que não aconteça como o Fome Zero que já deu tanta confusão; mas nós precisamos dar um crédito a Ele, porque em 4 anos não se resolve nada, esse País é muito grande e tem muita coisa para ser concertada.

Portal Net Babillons
Por seu forte gosto sobre a Política, você já pensou em se Candidatar há algum Cargo?
Leci Brandão
Já me colocaram uma vez em uma sinuca de ser candidata a vice-prefeita de um candidato que só quis usar a minha imagem, para poder ir em morro de favela, escola de samba e na semana que antecedia a eleição, isso foi em 95, ele simplesmente renunciou por causa de interesses outros e eu fiquei muito decepcionada com isso. Vários Partidos já me procuraram para que me candidate, mas acho que posso ajudar muito mais a População Brasileira com o meu trabalho artístico, porque eu não estou presa com ninguém, não dependo de Partido nenhum, sou uma pessoa absolutamente independente nessa coisa política, eu trabalho pelo Povo em todas as formas que vocês possam imaginar. Já cantei pelo Índio, já fiz música para os Professores, já fiz música a favor da Paz, já cantei com o MST, já cantei pelas Diretas, já cantei pelas demarcações de terras indígenas, já cantei pelas minorias de um modo geral, então sou uma Cantora e Compositora que quando vê uma reivindicação que vale a pena estar junto, então eu vou, independente de qualquer coisa.

Portal Net Babillons
Leci, cite três Personalidades Públicas que você Homenagearia?
Leci Brandão
Martinho da Vila, que é um cara, para mim, é o Sambista mais antenado deste País eu tenho a maior admiração por ele. Faria uma Homenagem não a um, mais aos Professores do Brasil, porque o Professor tem a virtude de passar o conhecimento para todos e o Professor infelizmente, neste País, não é valorizado, me lembro antigamente quando eu era pequena ser Professor ou Professora era uma coisa fantástica, era uma profissão que todo mundo queria, era valorizada e hoje não, mas eu acho que a base de tudo é a educação, se você tem educação, você tem condições de seguir, você tem conhecimento. O terceiro Homenageado, essa coisa é tão difícil porque às vezes você acaba cometendo injústiças com alguém, mas eu acho que faria uma Homenagem a Heloísa Helena, porque ela é uma Senadora que foi fundadora do PT, fez tudo por esse Partido e por ela não ter concordado com determinadas posições que o Partido tomou por conveniências, foi expulsa do Partido mas nem por isso ela perde a força, aquela Mulher é guerreira, ela é ousada, é uma Mulher Nordestina que foi Enfermeira e conseguiu ser Senadora deste País, eu acho que ela e Marina Silva me emocionam muito, são duas Mulheres que tenho uma grande admiração.

Portal Net Babillons
O que significa para você cantar no Show comemorativo aos 500 Anos de Descobrimento e História de São Francisco do Sul e ser homenageada?
Leci Brandão
Eu ouso dizer, provavelmente eu não tenha tido uma Homenagem deste teor na minha Carreira receber um Quadro de uma Cidade, uma coisa totalmente diferente, não é uma Comenda, não é uma Moção, nada disso, é um Quadro da Cidade uma coisa das pessoas, cada vez que eu olhar para aquele Quadro irei lembrar de todas esttas pessoas desta noite, pessoas de todas as idades, raças e classes sociais, mas que estavam ali unidas para me dar uma coisa chamada carinho, as pessoas me deram muito carinho e eu estou muito grata a Deus por ter me dado a oportunidade de vir cantar aqui.
Eu agradeço a vocês também, agradeço em nome da minha Banda, o Sampagode que são meninos responsáveis por tudo o que aconteceu naquele palco, eles se dedicam, tocam com muito amor, me respeitam demais, então a gente divide com eles toda essa Felicidade. Obrigada e que Deus abençoe!

São Francisco do Sul - SC, 16 de Janeiro de 2004.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.