Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
José Schmidt
Bioquímico, Ex-Prefeito e Professor

Perfil

schmidt é uma dessas pessoas que nasceu para fazer Política, foi Prefeito por duas gestões da Cidade de São Francisco do Sul, ao Norte do Estado de Santa Catarina. É Bioquímico aposentado e montou o primeiro Laboratório de Analíses Clínicas da Cidade.
Schmidt se orgulha de fazer parte da história de uma Cidade que completou os seus 500 Anos, é um Político ativo, idealista que
ainda deseja fazer mais pelo Povo Francisquense. Como Professor e com o seu carisma público exerceu uma trajetória de êxito, transformando alunos em amigos.

Entrevista

Portal Net Babillons
Prefeito Schmidt como e quando surgiu o gosto pela Política?
Schmidt
Vou ser sincero, já nasci com a veia da política, desde pequeno eu me recordo que como sacristão já era líder dos coroinhas como se diz, depois no nível acadêmico, e depois comecei a ingressar na política naturalmente, pois sou um homem da comunidade.

Portal Net Babillons
Como Político Atuante, o que você espera do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva?
Schmidt
Eu acho que ele tem uma responsabilidade muito grande, porque é uma mudança, não vou dizer radical, mas bastante elevada em relação ao sistema liberal, então a responsabilidade dele se une em um tripé: liderança pessoal, modificação política-econômica e estabilidade de emprego, então isto é que eu acho principal e é isto que se espera do governo do Presidente Lula.

Portal Net Babillons
O que você não repetiria hoje como Executivo Municipal, caso fosse novamente Prefeito de São Francisco do Sul?
Schmidt
Eu retiraria o pensamento de que o Prefeito é o dono do município e não é, e sim a comunidade, isto eu acho que nós ainda carregamos desde o meu tempo até agora, de que o Prefeito é o Dono da cidade, enquanto que é a comunidade e nós vemos muito isto pela Agenda 21, que a comunidade é que tem que comandar a cidade.

Portal Net Babillons
Se você fosse dar um Conselho Politico, para alguém que está entrando na Política, qual seria?
Schmidt
Primeiramente seja um homem integro e segundo olhe, pense e acerte nos conselhos dos mais antigos.

Portal Net Babillons
Uma Mulher e um Homem de Mérito Público, no Brasil, que você Homenagearia?
Schmidt
A Ministra Marina Silva, eu assisti uma entrevista com ela, acho ela uma mulher de destaque não só Nacional, mas também Internacional pelo que ela foi, é, e estará fazendo pelo nosso Brasil. Homem eu não diria um, mas dois: o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, pois soube fazer essa transição que ninguém acreditava que houvesse uma transição tão democrática e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque realmente ele disse que o Brasil não precisava de um Doutor, nem de um Professor, mas sim de um Líder e ele está se demonstrando um grande Líder, que é realmente o que o Brasil está necessitando hoje nesta mudança que está havendo entre a Alca, o Mercosul e o Mercado Internacional.

Portal Net Babillons
Você se considera um Político Vitorioso?
Schmidt
Eu, sem falsa modéstia me considero muito vitorioso, porque realmente o que fiz até hoje foi pela minha índole, faço e farei ainda muito mais se assim for preciso.

Portal Net Babillons
Qual é sua maior inspiração Política?
Schmidt
A maior Inspiração Política minha é fazer um governo participativo em todas as classes sociais e a parte Cultural acima de tudo, porque povo sem cultura não é povo.

Portal Net Babillons
Em sua opinião, o que ainda deve constar nas Comemorações dos 500 Anos de São Francisco do Sul?
Schmidt
Olha, eu acho que tem muita coisa, por exemplo: foi esquecido os ex-prefeitos, os ex-vereadores principalmente homens que se destacaram independente de partido, independente de época mas eles foram destaque, cada um na sua época, então isto foi um ponto fraco e eu acho que há necessidade de uma divulgação com solenidade, festividade mas de integração social nossa e da comunidade Catarinense e Brasileira. Eu acho que está faltando muita coisa e tem um outro ponto que foi esquecido, por exemplo, a Igreja é o ponto básico hoje dos 500 anos, foi um sustentáculo, um prédio de 300 anos e isto foi relegado como segundo plano infelizmente; não estou criticando ¨A¨, ¨B¨ ou ¨C¨, mas é o que acontece e o segundo foi o prédio do Hospital de Caridade, a parte da frente faz 100 anos e realmente é outra coisa que faz parte dos 500 anos, como prédio e como instituição, hoje está empobrecido, mas em compensação em 140 anos deu bons serviços à São Francisco do Sul e um terceiro ponto que eu acho que esqueceram, ninguém vai me entender mas quero ver se faço este projeto com alguém, do Homem Francisquense, olha que falam nos quinhentos anos mas se esqueceram do Homem Francisquense.

Portal Net Babillons
E com referência ao Hospital de Caridade de São Francisco do Sul que é um patrimônio histórico belíssimo e que têm mais de 100 anos de existência?
Schmidt
Sobre o Hospital eu digo o seguinte vamos ser coerentes e sinceros, o êxodo de jovens de São Francisco do Sul começou há uns 25 ou 30 anos atrás; depois de 30 anos a Petrobrás veio para cá e tudo começou a crescer, só que nós do Hospital, a parte científica, nós paramos. Não houve uma evolução, naquela época fazíamos uma concorrência com Joinville, porque eram muitas clínicas o médico era muito ligado à clínica, hoje veio o serviço por imagem e nós não acompanhamos e isto fez com que retroagíssemos no tempo. Agora está se fazendo um novo movimento para novamente chegarmos lá, vamos dizer não a concorrência de Joinville e podermos fazer uma equiparação em atendimento com Joinville.

Portal Net Babillons
Você adotou a cidade de São Francisco do Sul e já fez muito por ela, o que ainda está faltando para despontar em sua vocação natural, que é o Turismo?
Schmidt
Eu acho que está faltando é a "conscientização" entre o Poder Público e o Poder Privado, não pode ser só o Poder Público nem tão pouco o Poder Privado. Vou dar só um exemplo, na minha primeira Administração veio um grupo de São Paulo e do Rio de Janeiro querendo instalar três piscinas na praia de Enseada com aquecimento solar, tudo comercialmente, o pessoal de lá não aceitou. Essa piscina serviria para usar no verão e nas quatro estações, porque temos um sol bonito, o pessoal vem para tomar banho de sol e depois vai para a piscina que é quente e paga, ao invés de se ter apenas três meses de praia, nós teríamos cinco a oito meses de praia durante o ano.

Portal Net Babillons
Prefeito Schmidt, você é um Homem de Fé?
Schmidt
Ah como eu tenho fé! Eu acho que fé é tudo, eu tenho fé e esperança, são duas coisas que acredito, a minha convicção de fé chega a ser inabalável porque eu não era ninguém. Cheguei aqui com uma mala de roupas e outra de livros e comecei a minha vida nesta terra, para mim, abençoada, só com os conhecimentos científicos que eu tinha; me tornei duas vezes Prefeito, depois Administrador do Porto e provedor do Hospital, uma série de coisas que devo a esta cidade e eu acho que esta cidade também é grata a mim, eu não tenho do que reclamar por isso que eu digo a convicção da fé; está aí eu acreditei e ainda continuo acreditando que esta cidade será um berço maravilhoso, para o futuro só precisamos de mais segurança, porque esta ilha é encantada.

 

Foto: GMG
O Diretor do Portal Net Babillons, Eros Damiam Pereira no momento da Entrevista com o Ex-Prefeito de São Francisco do Sul, José Schmit.

Portal Net Babillons
Está Fé que você têm faz alguma conotação com crença, religiosidade?
Schmidt
Sim, eu posso dizer que fui educado em Colégio de Padre, muito ligado à Igreja Católica e isto me fez ter uma grande convicção de fé, eu não posso negar, mas tem dois tipos de fé: a fé humana e a fé divina.
Eu tenho a fé humana e a fé divina ao lado, bastante diferente uma da outra, a fé humana me diz que se tomar um medicamento eu melhoro, então tomo, mas a fé divina é a fé espiritual. E esta convicção de fé Humana que eu disse é a fé ligada ao povo, a sociedade de uma cidade.

Portal Net Babillons
Faça um paralelo Social e Econômico sobre a época que você foi Prefeito com os dias atuais?
Schmidt
Olha! Eu vou ser sincero naquela época nós não tínhamos nada; tínhamos boa vontade e uma integração social muito boa de verdade, posso dizer que a parte cultural era mais bem aquinhoada do que hoje, o pessoal tinha mais interesse, acredito que hoje já está havendo um movimento diferenciado para melhorar esta cultura novamente, mas naquela época o pessoal se doava mais à comunidade, o povo tinha uma outra integração, quer dizer então uma época em que se fez muito e sem recursos, tudo isto graças a comunidade, a participação de pequenas empresas e a sociedade. Eu nem posso fazer um parâmetro de comparação, pois hoje entram muitos recursos, naquela época não foi só o Prefeito Schmidt como também todos os outros Ex-Prefeitos de São Francisco do Sul, antes da vinda dos royalties da Petrobrás sofreram e tiveram que correr atrás de Governo Federal, Governo do Estado para buscar recursos para desenvolver São Francisco do Sul. Tinha que se buscar recursos para tudo, até para as mínimas coisas; na minha segunda administração foi o melhor período de educação, graças ao Ministro Jorge Bornhausen.

Portal Net Babillons
Para você o que significa hoje a forte participação das
Mulheres na evolução Política do Brasil?
Schmidt
Mulheres no processo de evolução Política do Brasil?
Bem, eu acho que a mulher está começando a se libertar da mulher caseira, a que servia apenas para o lar para ser a mulher do meio ambiente, do meio social e econômico, ela está criando um destaque. A Mulher é mais perfeccionista que o homem, então o pensamento do homem é mais globalizado e o da mulher mais localizado, mostra mais os defeitos, ela é muito observadora e isso é muito positivo.

Portal Net Babillons
Qual a importância para você da Arte e Cultura, no Processo de Evolução do Povo?
Schmidt
Eu acho que o Povo que não tem Arte e Cultura não é o Povo, tem que haver Arte e Cultura. Eu tinha um professor que dizia que Cultura é um dentinho de alho que virou um dentão, pois divulgou para os outros e os seus vizinhos também plantaram e isto passou adiante. O Homem Culto tem que criar um meio de divulgação e tem que frisar esta mentalidade na cabeça da gente.

Portal Net Babillons
Dê um Conselho aos Universitários Brasileiros?
Schmidt
Leitura, pesquisa e adaptação à tecnologia e a modernidade. Não é só pesquisar e estudar, o universitário tem que se adaptar a tecnologia moderna também, porque hoje as empresas sofrem constantes modificações, então se a pessoa não está preparada, ela até pode ter um conhecimento profundo, mas não irá se adaptar ao meio ambiente.

Portal Net Babillons
Em sua opinião o que a Internet representa na vida do Povo Brasileiro, considerando que o Brasil é o Terceiro País que mais a usa Internet no Planeta?
Schmidt
Hoje eu acho que a Internet está acima da parte jornalística e é um meio de consulta e pesquisa, é um meio fantástico. Eu vejo pela Agenda 21 a qual faço parte, as pessoas dizem "eu pesquisei na Internet, eu pesquisei na Internet...", então é uma forma da pessoa buscar conhecimento e se internacionalizar, não só as coisas nacionais e locais, mas com notícias internacionais, também sobre culturas, arte, desenvolvimento e até economia, tudo isso através da Internet.

Portal Net Babillons
Sabemos que o povo politizado pode melhor decidir o futuro de seu País, e sabemos que você foi um professor dedicado, o que se precisa fazer para melhorar a qualidade do ensino no Brasil?
Schmidt
O que dizem e tenho ouvido é primeiramente dar qualidade ao professor e em segundo remuneração condigna e isso inclusive até os próprios alunos já estão achando, que o professor deve ganhar mais, para que ele tenha estímulo, e um terceiro ponto é fazer com que o ensino brasileiro alcance a parte de pesquisa, que nós somos fracos ainda.

Portal Net Babillons
Em sua opinião para um Cidadão Brasileiro fazer carreira política, deve preencher quais requisitos?
Schmidt
Primeiro ele tem que ter dignidade e isso é o que o povo também está querendo, caráter e dignidade para nós podermos conduzir uma sociedade melhor. Segundo ponto ele deve ter um conhecimento, eu não digo profundo, mas um conhecimento médio sobre o que é o País, a parte internacional, a sua localidade para poder se discernir, é importante também ter cultura e conhecimento. Eu vou usar as palavras de um Professor meu "Para Governar existem duas coisas importante é preciso dirigir e ter visão", os demais são os Assessores, aquele que tem visão sabe dirigir e tem bons Assessores vai embora.

Portal Net Babillons
Deixe suas impressões sobre o Portal Net Babillons?
Schmidt
Eu Parabenizo vocês pelo Portal no seguinte, eu já tinha conhecido o Portal ano passado no Balcão de Negócios junto com o Carlos Adauto e o valor principal que observei é o caráter positivo que vocês estão apresentando, deixando o negativismo que é da época de hoje, que tudo o que passa é negativo, e essa Equipe está colocando o positivo em primeiro plano, acho que esse é o maior mérito da conquista que vocês vão ter dentro deste Meio de Comunicação, que é a Internet. Porque o pessoal vai ver que é positivo, então: vou entrar no Portal Net Babillons porque sei que lá irei encontrar boas coisas, notícias, porque de negativismo todos já estão cansados e nós temos que mudar a mentalidade do povo brasileiro e até internacional, porque assim começara a vir novamente a fé, a convicção e a esperança. E agradeço ainda a forma gentil como vocês me receberam! Obrigado!






São Francisco do Sul - SC, 25 de Março de 2004.

 

 

 

Página de aberturaÍndice de notícias.


Índice do Canal.