Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

wilson Vieira, o Deputado Dentinho, é um Político nascido dentro da Fábrica, das carências, dos direitos e deveres dos trabalhadores surge um Líder nato à frente de Sindicatos defendendo a melhor qualidade de vida do Trabalhador, acaba assim por iniciar sua vida pública concorrendo na Política. Hoje é Deputado Estadual do PT, no Estado de Santa Catarina e um dos Deputados mais ativos da atualidade.

Foto: GMG
Eros Damiam Pereira, Diretor da Agência GMG e Portal Net Babillons entrevista Wilson Vieira, o Deputado Dentinho.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho em que momento aconteceu a Política em sua Vida?
Dentinho
Bom, aconteceu a Política em minha vida no momento em que eu trabalhava em uma grande Empresa em Joinville, na Embraco, onde eu senti a ausência do Sindicato na Empresa em defesa dos trabalhadores, eu também era um trabalhador e senti esta ausência do sindicato, a partir daí comecei a me envolver com a luta sindical, com o interesse do sindicato, comecei a desenvolver um trabalho de oposição e acabamos ganhando a eleição e me tornando líder sindical vinculado a CUT, o primeiro líder da cidade de Joinville.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho como vive o Politico e a sua Família?
Dentinho
A Política gera um pouco de dificuldade na convivência familiar até porque você tem que se dedicar plenamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana à política, ela toma muito tempo da nossa vida social e acaba prejudicando um pouco o relacionamento familiar, mas é possível viver bem, em sintonia com a família, passear, dar atenção aos filhos plenamente, de tal forma que se consiga ter uma convivência harmoniosa com a família.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho como você vê a sua atuação na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina perante o seu Eleitorado?
Dentinho
O eleitorado tem aprovado a minha atuação até por conta dos projetos que se tem aprovado na Assembléia Legislativa, por conta do trabalho de fiscalização permanente que se faz ao Governo do Estado procurando garantir a transparência dos recursos que são revertidos em favor do Estado, através de impostos e também em função da participação que se tem no contrato permanente, que se tem com os nossos eleitores.

Portal Net Babillons
Deputado, Amigos fizeram alguma diferença em sua trajetória Política?
Dentinho
Este é um fato pitoresco em minha vida, porque na verdade eu nunca tive muitos amigos, no máximo dois ou três amigos e inclusive, eles não gostavam de política, então não teve nenhuma diferença na minha trajetória Política.

Portal Net Babillons
Deputado, em sua opinião quanto a Mulher Catarinense tem participado efetivamente no Progresso do Estado de Santa Catarina ?
Dentinho
Com certeza a Mulher Catarinense tem uma participação fundamental no progresso de Santa Catarina e do Brasil. A Mulher tem se dedicado, tem trabalhado, tem tido jornadas duplas de trabalho com o objetivo de crescer financeiramente, de crescer socialmente e participar cada vez mais da atividade social e da atividade profissional a que ela se dedica, então a mulher é fundamental para o progresso do Homem, do Estado e da Nação.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho, em sua opinião, São Francisco do Sul com 501 Anos, tem qual importância para a Assembléia Legislativa, no sentido de ser a Terceira Cidade mais Antiga do Brasil e a Primeira do Estado de Santa Catarina?
Dentinho
Com certeza São Francisco do Sul é esse destaque na Assembléia Legislativa, até porque é a cidade mais antiga do Estado que conservou a sua cultura, a sua trajetória de se manter cidade pequena, cidade familiar vamos dizer assim. É importante também por causa do seu Porto que interessa muito a economia Catarinense e a economia do País.

Portal Net Babillons
Deputado, como é o convívio do Governo do Estado de Santa Catarina com o Governo Federal?
Dentinho
Olha, o convívio do Governo Luiz Henrique com o Governo Lula tem sido ótimo, tem tido um bom relacionamento de entendimento, o Governo Lula tem liberado os recursos que Santa Catarina tem pedido através do Governo. O que eu tenho a dizer é que há um entendimento bem claro entre os dois.

Portal Net Babillons
Deputado qual é a sua maior reivindicação em favor dos Catarinenses?
Dentinho
São duas na verdade, uma é a Casa Abrigo que prevê alojamento, assistência médica, jurídica, psicológica e profissional às mulheres vitimas de violência social ou violência doméstica ou qualquer outro tipo de violência a ela e seus filhos menores de 14 anos, é importante que se instale as Casas Abrigo em Santa Catarina para poder garantir a proteção que a mulher catarinense merece e precisa. Outro projeto que eu considero de extrema relevância é o Estatuto do Deficiente Físico que eu fiz, e já tenho aprovado em Lei pela Assembléia Legislativa e já foi sancionado pelo Governador, que visa garantir ao deficiente físico todos direitos constitucionais que um cidadão comum, que um cidadão normal tem.

Foto: GMG
Questionado pelo Diretor da GMG e Portal Net Babillons, Eros Damiam Pereira, o Deputado Dentinho disse que seus maiores projetos em pról
dos catarinenses são a Casa Abrigo e o Estatuto do Deficiente Físico.

Portal Net Babillons
Deputado em que momento a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina se une fortemente em favor dos Catarinenses, independentemente de siglas Partidárias?
Dentinho
Há diversos momentos em que a Assembléia Legislativa se une em favor dos catarinenses, alguns momentos são projetos sociais de grande relevância que a Assembléia se une e todo mundo vota por unanimidade e também nos momentos de tragédia, de tristeza, como o que aconteceu recentemente agora, que é o caso da Seca no Oeste que mobilizou toda Assembléia em favor dos agricultores que tiveram grandes prejuízos em função da estiagem que houve em todo Oeste do nosso Estado.

Portal Net Babillons
Deputado como você vê a participação do Jovem Catarinense na Política?
Dentinho
Eu vejo a participação do Jovem na Política muito acanhada, muito pacata, muito fraca na verdade, o jovem deveria se entregar mais à política, se aprofundar, se interessar, ler mais os discursos e as doutrinas políticas para poder conhecer os partidos e participar efetivamente da vida política do nosso país. Infelizmente os partidos utilizam os jovens nos momentos eleitorais.

Portal Net Babillons
No sentido de se motivar criando um proclame, existe a possibilidade de se desenvolver um Projeto chamando o Jovem não para uma bandeira política mais para a política em geral?
Dentinho

Até agora não teve nenhum Deputado, inclusive eu, que pensou num projeto deste tipo, mas é uma boa idéia para a gente avaliar, aprofundar e poder colocar em prática buscando o jovem para participar da vida política do Estado e até do País.

Foto: GMG
Wilson Vieira, o Deputado Dentinho, disse ao Diretor da Agência GMG e Portal Net Babillons que a participação do jovem na Política é muito acanhada e que existe uma necessidade de se formar novas lideranças.

Foto: GMG
O Deputado Dentinho começou sua vida política defendendo os anseios de sua classe, quando trabalhava em fábricas.

Portal Net Babillons
Deputado. o Governo Federal tem atendido as reivindicações do Estado de Santa Catarina, a contento ?
Dentinho
Eu diria que se sim, até porque o Governo Lula tem que atender o Brasil inteiro, então Santa Catarina não pode ser prioridade um no Governo Lula, até porque tem Estados maiores, com maiores densidades, porém, todos os pedidos que o Governo do Estado tem feito ao Governo Lula têm sido atendidos; os pedidos que nós Parlamentares do PT e a nossa Senadora tem pedido ao Governo Lula em favor de nosso Estado também têm sido atendidos, eu quero citar o investimento que veio aos nossos Portos, para investir neles, a Duplicação da BR - 201 e outras atividades sociais que o Governo esteve aí, viu a necessidade e passou o recurso para o Estado implantar, inclusive na área de segurança houve um investimento forte em recurso financeiro para o Estado de Santa Catarina, com o objetivo que o Estado tenha uma segurança melhor para o povo catarinense.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho como está a Geração de Empregos no Estado de Santa Catarina?
Dentinho
Santa Catarina está entre os principais Estados do Brasil em geração de empregos, tem gerado muito emprego, tem tido crescimento econômico razoável e isso tem propiciado o crescimento da geração de empregos em nosso Estado. Os investimentos que tem sido feitos pelo Governo Federal tem garantido a geração de empregos, o investimento nas Empresas Estatais que tem em Santa Catarina e também investimentos que o Governo tem feito, a pedido do Governo do Estado, tudo isso junto tem trazido resultados positivos na geração de empregos do nosso Estado.

Portal Net Babillons
Deputado sabe-se que o Estado de Santa Catarina é um dos Estados Brasileiros mais Politizados, em sua opinião esse fato se deve a que?
Dentinho

Eu acho que a Cultura de nosso povo, a mistura de raças: alemã, italiana, açoriana, francesa que colonizaram nosso Estado, são povos que vieram de outros países já politizados com a cabeça bastante avançada e que acabou gerando uma politização bastante acentuada no nosso Estado, o que garante um Estado mais avançado politicamente, e também a participação dos Partidos aqui que tem sido sempre feito debates com a população em relação aos seus pontos ideológicos.

Foto: GMG
O Deputado Dentinho disse que o Universitário deve ocupar o seu espaço na vida política do Brasil e lutar por seus direitos, como o Ensino Gratuito.

Portal Net Babillons
Deputado em sua opinião quais são os pontos positivos do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dignos de realce?
Dentinho

O Presidente Lula se tornou um destaque internacional, reconhecido em todo mundo como um dos melhores Presidentes que o Brasil já teve. Conseguiu mudar o mapa comercial do Planeta o que é importante para exportação brasileira, importante para importação brasileira, importante para a sociedade brasileira como um todo. O Brasil ganhou outra cara, outra imagem lá no exterior em relação às propostas que o Governo tem apresentado para o Mundo, Ele tem sido destaque mundial, um dos Presidentes que mais tem crédito e maior responsabilidade com as questões sociais. Nas questões sociais ele tem atuado muito forte na educação, saneamento básico, na economia como todo, enfim o Presidente Lula tem sido destaque geral, como o melhor Presidente que já tivemos. Ele tem se preocupado com todas as questões sociais que o Brasil tem, de tal forma que está resolvendo investir em todas as áreas sociais no Brasil, não tem uma só área social que o Governo Lula não venha atacando desde o primeiro mês de governo, problemas sociais de toda ordem para resolver o problema do povo brasileiro de tal forma que o povo brasileiro sinta-se feliz de ser brasileiro e tenha prazer de viver no Brasil e tenha vontade de bater no peito e se dizer cada vez mais patriota, até porque o Governo tem feito grande esforço para isso, transformar o Brasil numa referência Mundial.
Inclusive tem na Internet um site www.emquestao.com.br que fala de todas ações do Governo Federal em favor do povo brasileiro.

Portal Net Babillons
Deputado a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a São Francisco do Sul, poderá acontecer durante a sua Gestão, considerando a Importância da mesma, por ser uma das mais Antigas do Brasil?
Dentinho
Acredito que o Presidente Lula virá para São Francisco do Sul principalmente pela questão histórica. São Francisco do Sul é importante para a história do Brasil, é uma cidade de 500 anos que manteve a sua cultura, a sua formação político-social, é uma cidade que não perdeu suas características tradicionais, se manteve tradicional como há 500 anos atrás, além do Porto de São Francisco do Sul que é um Porto fundamental para a Cidade, para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil pelas exportações que ele pode gerar para o País favorecendo a economia como um todo.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho a Internet em sua Vida tem sido uma boa aliada ?
Dentinho

A gente usa todos os mecanismos de Comunicação possíveis para poder divulgar o nosso Mandato, para poder estar em sintonia permanente com os nossos Eleitores e com o povo Catarinense. A Internet contribui demais neste processo, a gente a utiliza para tudo, tanto para informar como para captar informações, como para divulgar o trabalho que a gente faz, como também para atender as reivindicações do povo que nos elegeu.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho deixe as suas impressões sobre o Portal Net Babillons?
Dentinho

O Portal Net Babillons tem uma amplitude bastante acentuada, a gente considera um Portal muito importante para São Francisco, Santa Catarina e para o Brasil porque é um Portal que está hoje para o Mundo inteiro e trabalha de forma positiva, ou seja, não discute nenhum ponto negativo, sempre procurando trabalhar positivamente todas as questões que envolvem a sociedade.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho mande uma mensagem aos Universitários Brasileiros?
Dentinho
Os universitários brasileiros têm que participar da Reforma da Educação, da Reforma Universitária que o Governo está propondo aí e tem que se mobilizar para ajudar o Governo a Implantar de forma mais rápida e eficiente possível para que o povo acadêmico, o universitário tenha possibilidade de estudar gratuitamente com qualidade, é importante que o jovem universitário se mobilize ajudando o Governo neste processo. Gostaria de lembrar o universitário que é importante o investimento que ele faz no conhecimento, porque o conhecimento ninguém lhe tira, todo investimento em conhecimento fica para você, a vida inteira você terá que usar e é importante que se esteja atento para isso, poder realmente ir buscar o conhecimento necessário para ajudar no desenvolvimento do País e do Mundo, porque só com o conhecimento a gente vai desenvolvendo o que o homem conquistou até agora.

Portal Net Babillons
Deputado Dentinho a respeito da politização do universitário, como está no Brasil?
Dentinho
Infelizmente o universitário brasileiro não tem participado da vida política do Brasil, está na hora do universitário brasileiro se engajar na vida política do Brasil lutando por sua causa, ocupando o seu espaço, porque é um espaço dele e ele tem que manter este espaço para que outros não ocupem, ele só ira manter este espaço se resolver lutar, participar. Sem a participação do universitário, a tendência do jovem é buscar outros caminhos que não são os melhores caminhos para sociedade brasileira.

São Francisco do Sul-SC, 15 de Abril de 2005.

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Wilson Vieira - Dentinho
Deputado Estadual de Santa Catarina