Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Nathália Timberg é um dos Monstros Sagrados do Teatro Brasileiro, da Televisão e do Cinema, por onde passa faz Sucesso e acaba sendo referência especial no meio Teatral para a Geração de novos Atores e Atrizes.
Nathália, no Teatro, em 2004 fez 50 Anos de Carreira e em 2006 fará 50 Anos de Televisão. Esta Mulher é uma espécie de Escola Viva da Cultura Teatral no Brasil. Parabéns Nathália, por você existir na vida destes Brasileiros que sempre te aplaudem. Parabéns pela sua Carreira!

Portal Net Babillons
Nathália, quando começou este amor pelo teatro, pela televisão?
Nathália
Pelo Teatro é muito anterior à televisão, porque me acompanha praticamente a vida inteira, no ano passado completei 50 anos de Teatro profissional, ano que vem eu faço 50 anos de Televisão, então você vê que eu sou testemunha ocular da história, enfim, o Teatro acompanha a minha vida inteira.

Foto: GMG
Nathália Timberg, Atriz de renome consagrada no Teatro, Televisão e no Cinema, concede Entrevista Exclusiva à Apresentadora do Portal Net Babillons, Ghianny Lopes Pereira.

Portal Net Babillons
Nathália como foi que você escolheu a carreira artística?
Nathália

Um pendor natural e pessoas a minha volta, amigos de Mamãe que me introduziram primeiro ao Teatro, criança ainda, foi aí que eu descobri que este era o meu meio de expressão e realmente me decidi por desenvolver esse trabalho.

Portal Net Babillons
Nathália qual a Peça Teatral na qual atuou que mais te sensibilizou, que mais te emocionou?
Nathália

Isto não existe para mim querida, eu não tenho este tipo de raciocínio, a mais... o maior... o mais importante... A carreira da gente é como uma construção, ela vai se somando, então todas os personagens e trabalhos têm a sua importância. Tem a estréia profissional que foi muito marcante pela maneira como aconteceu, tem alguns trabalhos, mas não gosto de citar porque acabo fazendo uma tremenda injustiça, muito grande a outros trabalhos, então eu não consigo raciocinar nestes termos.

Foto: GMG
Nathália Timberg quando criança foi levada por amigos da família para o Teatro, gostou, identificou-se com este Universo e esta nele até hoje.

Portal Net Babillons
Em quantas Novelas você já atuou e deste quando está na televisão?
Nathália

Como eu disse anteriormente o Ano que vem faço 50 anos da primeira atuação em Televisão. Eu tenho alguns anos do Grande Teatro com Sergio Britto e Fernanda Montenegro, onde nós fazíamos na TV Tupi um Teatro que levou muitos anos, depois acabou se transferindo para TV Rio. Novela está entre 50 e 60 eu não sei bem direito, é muita coisa, é muita quilometragem.

Portal Net Babillons
Nathália o que você pode falar sobre a peça que você interpreta Melanie Klein?
Nathália

Bom, a peça é um dos textos que mais me impressionaram nos últimos tempos, que eu tive em mãos, uma peça muito bem escrita, que trata de uma figura extraordinária, uma figura marcante do século XX, Melanie Klein, ela foi uma psicanalista que até hoje é controvertida, ela criou a Análise Infantil, ela introduziu a mulher naquele mundo que era extremamente fálico, que era o mundo psicanalítico de até então, teve uma vida extremamente conturbada. A peça não se propõe a discutir as teorias da Melanie Klein, nós temos inclusive uma Escola Kleiniana, muito forte aqui no Brasil, nós temos muitos analistas Kleinianos, então a peça desperta um claro interesse na classe psicanalítica, em gera, nos estudantes de psicologia, nos psicólogos e nas pessoas em geral, porque ela enfoca o ser humano, não se propõe a discutir psicanálise e sim a trazer o ser humano na sua fragilidade, na sua contradição, ela enfoca o ser humano em uma crise, uma crise fundamental na vida dela, a crise dela com a filha, então elas se separaram em um determinado momento, então é essa crise que é tratada como ponto central na peça. Quem faz a Filha é a Clara Carvalho e tem a entrada de outra que também foi uma psicanalista muito conhecida Paula Heimann vivida pela Rita Elmor, que foi uma psicanalista teórica, um braço direito da Melanie quase que até o fim da vida, e foi o momento que ela entrou na vida de Melanie. Este embate das figuras em cena é fascinante tem o interesse de pessoas inteligentes, tem humor por causa disso ou aquilo, porque sabe-se que o ser humano inteligente geralmente sabe rir de si mesmo e como a platéia é constituída de Mães e Filhos a peça toca profundamente, acho que dificilmente as pessoas saem sem ter sido mexidas pelo espetáculo. Direção excelente de Eduardo Tolentino do Grupo Tapa, ele voltou a esse Texto depois de muitos anos porque gosta muito dele e nós também gostamos, todo dia nós estamos profundamente motivados, é muito bom, um bom texto é um privilégio para nós Artistas e para o público.
O espetáculo de Teatro acontece uma troca, porque se não acontece nada, o público é celebrante também.


Foto: GMG
Uma Atriz sensivel e inteligente, Nathália Timberg, fala da necessidade de se investir mais na Cultura Brasileira, principalmente no Teatro, que por ser a arte que mais discute o Homem, deveria ser levada mais a sério.

Portal Net Babillons
Como é Nathália e a Família?
Nathália
Minha Família é muito pequena e convive muito bem, não tenho filhos e não sou casada. Tenho irmão e irmã, amigos irmãos que eu chamo, e também uma cachorrinha.

Portal Net Babillons
Nathália você faz parte do staff físico da equipe fixa de alguma Emissora de Televisão?
Nathália
Não, nunca fiz, claro que quando nós fazíamos o "Grande Teatro" éramos um Grupo, fazendo o "Grande Teatro" durante anos, mas eu nunca tive um Contrato fixo, meus Contratos sempre foram por Obra.

Portal Net Babillons
Nathália o que você pode nos falar para sobre o seu último personagem, na novela Celebridade, da TV Rede Globo?
Nathália
"Dona Iolanda", ela me divertiu muito, como eu acho que divertiu muito o público, foi um presente bem simpático que o Gilberto Braga me deu. Eu esperava uma daquelas pestes, arretadas que às vezes eu faço, mas não, ela era trambiqueira e não era do mal. Uma Mulher inteligente e como nós conhecemos algumas pessoas com essas características no nosso país, pessoas que tem uma visão ética bem elástica da vida. Ela era simpática e inteligente, foi muito agradável fazer Iolanda, depois as Novelas do Gilberto são sempre muito bem escritas, é realmente muito estimulante fazer um trabalho escrito pela pena do Gilberto.

Portal Net Babillons
Patrocínios e subvenções do Governo Federal tem feito parte do Teatro Profissional no Brasil?
Nathália
Se eu dissesse que "não" eu estaria mentindo, nós temos Patrocínio, mas é uma coisa ou outra, é realmente uma gota d'água, no meio do oceano de carências que nós temos na área Cultural em geral e no Teatro em particular, eu acho que se considerarmos o Teatro a arte que mais diretamente discute o homem, ela deveria ser levada mais a sério.
Quando nós falamos em "Incentivo" a mim incomoda um pouco, pois parece que nós estamos mendigando alguma coisa ou recebendo benesses, pois na verdade se trata de um dever do Estado diante da Cultura. Enchem muito a boca os nossos homem públicos principalmente para falar de Educação e se esquecem que a Educação é uma decorrência da Cultura e não o oposto, acho que seria realmente injusto dizer que não se faz nada. Essas coisas estão para Cultura, na mesma proporção que a Saúde está para o nosso Povo, esquecem da nossa saúde mental sabe, porque no estômago até que a coisa se resolve mais fácil, mas na cabeça o dano é irreparável.

Portal Net Babillons
Nathália você está com algum Projeto em vista, para Televisão?
Nathália
Eles estão sempre com Projetos, agora se eu estou ligada a eles, não. Atualmente eu estou voltada para a peça Melanie Klein e a visitar este País extraordinário que nós temos por isso estamos aqui, pela primeira vez e olha que eu já atravessei o Estado algumas vezes, já vim algumas vezes com outras obras à Santa Catarina, em algumas Cidades, mas é a primeira vez que estou em São Francisco do Sul até estou me reservando, estou prelibando o dia de amanhã que pretendo usar as horas que tenho disponíveis para conhecer melhor este lugar. Aqui do hotel parece tudo encantador e pelo que eu li a respeito também, vou tomar a minha canequinha de água da carioca, pois dizem que quem toma água da carioca sempre volta à São Francisco do Sul.

Foto: GMG
Nathália, um monstro sagrado do Teatro completou 50 anos de bons trabalhos em 2004 e em 2006, 50 Anos na Televisão. Seu conselho aos Universitários é que exijam bem mais daquilo que lhes é oferecido, fazendo um bom alicerce da atividade que escolheram.

Portal Net Babillons
Nathália você é um ícone da Dramaturgia Brasileira, deixe um recado para os Universitários Brasileiros?
Nathália
Que ele se exija bem mais daquilo que lhe é oferecido, que ele faça um bom alicerce da atividade que ele escolheu, da atividade intelectual que ele escolheu, que ele procure todas as ferramentas e todos os instrumentos não para receber um Diploma, não para chegar ao Palco ou a Televisão se for gente de Teatro, mas que aposte em ampliar seus horizontes e que exijam muito mais que lhe é oferecido.
Obrigada pelo convite para participar desta Entrevista e pela oportunidade de poder estar no Portal Net Babillons.


Nathália Timberg veio à São Francisco do Sul-SC, divulgar mais um de seus trabalhos, a peça teatral Melanie Klein, a Atriz identificou-se com a Cidade, e disse que tomará água da carioca para retornar mais vezes.

São Francisco do Sul-SC, 22 de Abril de 2005.

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Nathália Timberg
Atriz