Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Raymundo Cabrera é um Diretor de Arte Mexicano, com dupla nacionalidade, visto ter nascido nos Estados Unidos. Em sua profissão é um especialista, pois conta que para a montagem do cenário de uma cena, ou o geral do filme, tem que pesquisar a fundo cada detalhe, cada objeto, assim como toda a história.
Foi diretor de arte de filmes longa metragem como Frida, já indicado para o Oscar, na categoria Direção de Arte.
Diz o ousado Raymundo Cabrera que o seu sucesso advêm da sua especialidade e do grande amor que tem pelo cinema e pela publicidade, contudo, afirma que sem uma equipe competente, não há como finalizar uma boa produção.
Este americano mexicano conquistou no seu terceiro casamento, o amor da Modelo Brasileira, Mariangela Meoti que é sucesso no México, fato que o liga fortemente ao Brasil.

Foto: GMG
O Publicitário e Diretor do Portal Net Babillons, Eros Damiam Pereira e Raymundo Cabrera, este Americano naturalizado Mexicano que em visita ao Brasil concede Entrevista Exclusiva ao Portal Net Babillons.

Portal Net Babillons
Você está de férias aqui no Brasil e quais as suas impressões a respeito do País?
Raymundo
Olá, tudo bem. Eu estou conhecendo o Brasil, aqui em Santa Catarina, estou conhecendo São Francisco do Sul com suas praias, Itapoá, Joinville e Florianópolis, também já estive em São Paulo, estou conhecendo um pouco do País. O Brasil está sendo maior do que minhas expectativas, é um País muito bonito e diversificado, as pessoas são muito cálidas e gentis como os Mexicanos, me sinto muito bem, como se estivesse em casa.


Portal Net Babillons
Quando se fala em contratar Raymundo, o Diretor de Arte para a produção de um Filme, seja para uma super produção ou um longa-metragem, como é este trabalho, fale de sua especialidade?
Raymundo
Em um longa-metragem existem vários departamentos importantes como: a Produção, que são todos os Produtores e os que geram todo o filme; Direção, que são todos os Diretores, e Assistentes de Diretores são os que tem a cabeça, as idéias e contam a história, o Departamento de Fotografia, que são os Fotógrafos e Assistentes que capturam as imagens e meu Departamento que é o de Direção de Arte, o qual se encarrega de gerar os espaços que estão sendo filmados, transformar ambientes em certos desenhos, dar movimento, mover cenários e tudo isso dirigido óbviamente pelos Diretores e Fotógrafos para que todos em conjunto sejam uma equipe e façam o Filme ser interessante visualmente.

Foto: GMG
Raymundo Cabrera conta da sua trajetória nesses 9 anos de Direção de Artes, entre o Cinema e os Comerciais Publicitários no México.

Portal Net Babillons
Há quantos anos, você está na área de Direção de Arte?
Raymundo
Há nove anos, agora em 2007, completo nove anos. Foram bons anos, a princípio nem tanto, mas os anos vem sendo bem melhores...(risos).
É muita aprendizagem, é muita mesmo e creio que nunca irei aprender tudo que se tem a aprender nesta profissão, mas agora são menos erros e mais lucros, muito mais coisas boas.

Portal Net Babillons
Na Gastronomia o que você gosta?
Raymundo
Eu gosto muito das comidas internacionais - a comida japonesa, a comida italiana, as massas, mas a que eu mais gosto é da comida mexicana, existem raras regiões no México que fazem comidas pré-hispânicas, muito interessantes que levam muitos ingredientes e temperos, é uma elaboração regional muito boa, rica. São raros sabores, é muito tile, dizem que o tile é bom para o coração e é diurético, eu penso que isso é certo pois dizem que os Mexicanos da Cidade do México estão muito contaminados com a poluição e só sobrevivemos bem porque comemos muito tile...(risos).

Portal Net Babillons
O que você saboreia como bebida?
Raymundo

Caipirinha... (risos), agora que estou de férias no Brasil. Mas bebida internacional é vodka com água tônica, uma rodelinha de limão e muito gelo.

Portal Net Babillons
No Cinema o que você mais prefere?
Raymundo

Eu gosto muito de Cinema, meu Filme preferido é o ''Padrinho'', me parece um Filme completo, redondo a princípio, o primeiro teve a direção de Frederico Fellini, o segundo por Brian de Palma e o terceiro eu não me recordo quem dirigiu, é um Filme muito bom, completo e redondo, eu gosto muito desse tipo de Filme, também gosto um pouco de fantasias românticas, tem um Filme espanhol muito bonito que se chama "Lúcia e Sexo", muito bom! Eu recomendo, é uma produção de 2002, 2003.

Portal Net Babillons
E na Literatura?
Raymundo

Gabriel Garcia Marques, conteúdo muito rico em conhecimento humano, comportamental, tem calor humano, é muito bom.

Portal Net Babillons
Qual a sua opinião a respeito de Paulo Coelho?
Raymundo

Nunca li nada dele, mas respeito muito esse Escritor. No México, Paulo Coelho é muito conhecido, mas prefiro não dizer nada, já que ainda não li suas Obras.

Portal Net Babillons
Durante sua trajetória, qual o trabalho que você destaca como o mais importante até hoje?
Raymundo

O trabalho mais importante para mim, eu penso que tenha sido quando trabalhei no Departamento de Arte do Filme "Frida", é a história de uma Pintora Mexicana que se chama Frida Kahlo, esposa de um Muralista Mexicano, eles são muito famosos. Foi um grande esforço para reproduzir os ambientes como eram quando eles viviam na Cidade do México e em Culiacan. Reproduzimos partes de edifícios de Nova York, como o Rockfeller Center, reproduzimos muitas coisas, até por ser um Filme de época, tivemos que conhecer essa época e fazer uma réplica antiga. É um trabalho profundo de pesquisa e investigação, é muito suor e muito trabalho, mas no final fica tudo muito bonito. O Filme Frida foi indicado ao Oscar pela Direção de Arte, mas não ganhamos, o que importa é a indicação e foi um ótimo trabalho.

Foto: GMG
Quando perguntado qual seu trabalho mais importante até agora, Raymundo Cabrera destaca o Filme Frida do qual fez a Direção de Arte. Frida já indicado ao Oscar.

Portal Net Babillons
Cite três Mexicanos que na sua opinião são merecedores de homenagem pelo trabalho Social?
Raymundo

Lolita Ayala é uma pessoa que tem uma Fundação muito grande, que ajuda pessoas carentes que não tem recursos, é uma Fundação muito importante; lá existem várias fundações formadas por pessoas poderosas. Quero falar de uma pessoa que lembre Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce aqui no Brasil, no México temos uma que já morreu, ela é Mexicana e minha tia, está para ser Canonizada pelo Vaticano e se chama Concepción Cabrera de Armida (1862-1937). Ela realizou muitos trabalhos e esforços de beneficência para a pobreza absoluta, ajudou muitas pessoas, com isso ela ficou muito conhecida e foi reconhecida por todo o México. Existem doze igrejas fundadas por ela e agora fala-se que está indicada para ser Canonizada.

Portal Net Babillons
E a sua vida amorosa, Raymundo?
Raymundo

Já fui casado duas vezes, tenho quatro filhos. Agora vivo com a Modelo Brasileira Mariângela Meotti, moramos no México, estamos há mais de um ano juntos, muito apaixonados, muito felizes, com o coração tranquilo.

Foto: Divulgação
Raymundo Cabrera, é um Diretor de Arte respeitado no México e cada vez mais vem conquistando seu espaço dentro do
Cinema Latino-Americano.

Portal Net Babillons
E o Brasil, só para passear ou um dia, quem sabe, para morar?
Raymundo

Agora só para passear, porque minha profissão, meu trabalho está lá; preciso estar lá para poder crescer mais ainda. Morar e viver no Brasil é uma opção para mais adiante. Aqui no Brasil existem boas Redes de Televisão e se produz um Cinema incrível, mas falta produção cinematográfica. O Diretor Dinamarquês Lars Von Trier chama isto de Dogma, que é um estilo cinematográfico, que se filma assim: vamos, buscamos e o que encontramos hiper-realisticamente, se filma, isso se chama Dogma.

Portal Net Babillons
O que você conheceu no Brasil, que te faz pensar neste País que é emergente e está entrando numa situação de ser, mais competitiva com outros Países mais evoluídos?
Raymundo

Antes de vir conhecer o Brasil já sabia, através do mundo da publicidade que eu também trabalho, que a criatividade e o Mundo da Publicidade Brasileira e mesmo Latino-Americana é muito boa.
Muitos dos Criativos de grandes Agências Mexicanas como Olgylvi e J. Walter Thompson, muitas Agências para quais faço trabalhos tem Criativos Brasileiros e Argentinos que são contratados; porque o problema da Publicidade no México é que os Criativos são antiquados e faltava um pouco dessa velocidade jovem que existe na América Latina, assim temos crescimento da publicidade jovem no México. Pelo que vejo, está acontecendo uma boa revolução bastante progressiva para a Publicidade no México, isso eu já sabia antes de vir ao Brasil e agora que estou aqui me encontro com um País progressista que está economicamente melhor que o México, um País de muito crescimento para todos os lados e cheio de oportunidades de negócios.

Portal Net Babillons
O México também está crescendo muito, lembrando que o Governo Mexicano vem disponibilizando incentivos à Cultura.
Raymundo

Sim, certamente! O Governo Mexicano acaba de dar um incentivo muito grande à cultura, permitindo descarregar o imposto de renda em favor do impulso de alguma área da Cultura do México. Isso vem a beneficiar grandes companhias ligadas a arte, a indústria cinematográfica, tudo ligado a cultura e mesmo aos Meios de Comunicação e Meios Artísticos. Esse incentivo se firmou há mais ou menos um ano. Em fevereiro eu início um Filme que será produzido com esse incentivo, mas na realidade eu e os Produtores, achamos que esse sistema é bom para captar uma parte do fundo, não para o fundo geral do Filme, contudo, creio que existe uma lei que não permite que todos os fundos sejam abatidos, mas sim 40 a 50%, algo assim, mas está funcionando muito bem.
O Cinema Mexicano está crescendo muitíssimo, está produzindo muitos talentos como Alejandro Gonzales Iñarritu que estreou o "Filme de Babel" também, "Amor Xtremo" que foi conhecido mundialmente, esse Diretor Mexicano Chava Cartas A.M.C. já fez produções milionárias em Hollywood; tem Rodrigo Pietro que é um Fotógrafo Mexicano muito bom, que já trabalhou comigo no Filme "Frida", ele está fotografando nos Estados Unidos, em Hollywood; mas no México estamos cheios de talentos e a Indústria Cinematográfica vêm crescendo muitíssimo, estamos trabalhando muito bem e me parece que daqui há uns 10 anos o negócio vai ser muito grande.

Portal Net Babillons
Tem Empresas Cinematográficas estrangeiras que desenvolvem trabalhos no México?
Raymundo

Sim, certamente o filme que começamos a gravar é pela Warner Bros.
Parte da produção é pela Warner Bros e parte privada, sendo que essa parte privada segue com os incentivos de cultura que já falamos. Fora a Warner, existem muitas outras grandes empresas americanas e mesmo de outras partes do mundo que trabalham lá, como do Cinema Europeu que grava pequenas ou grandes partes de seus Filmes no México. Está crescendo bastante a procura pelo México nesse sentido.

Foto: GMG
A Entrevista foi muito animada e descontraída, a espontaneidade foi grande que até o fotógrafo não enquadrou 100%, mesmo assim valeu! Eros Damiam Pereira e Raymundo Cabrera aos risos...é claro que eles comentam da comédia da vida real.

Portal Net Babillons
Hoje para se desenvolver um bom Filme, um Longa Metragem no México, quanto custa?
Raymundo

Depende do Roteiro e da Produção, os Filmes que estão sendo produzidos no México a maioria está seguindo uma norma para arrecadar dinheiro. A regra é que nos últimos 3 anos os Filmes não estão passando dos 2 Milhões de Dólares, os Filmes não tem passado desse orçamento, não são considerados grandes Produções, estão na escala de médio, mas nada comparado com Hollywood, são Filmes Latino-Americanos; mas no que diz respeito ao México, com esse orçamento se faz uma excelente Produção. Para essas Produções, os Roteiros não podem ser mais caros, mas tem um conteúdo muito bom e é com certeza uma boa recuperação da Indústria Cinematográfica Mexicana. É isso que sabemos entre os meus Produtores de Cinema.

Portal Net Babillons
Sua Religiosidade?
Raymundo

Sou batizado, Católico, um Católico não praticante, não penso na religião como uma obrigação de ir a igreja para rezar. Eu rezo sozinho, nos momentos em que preciso.
Meus filhos também são todos batizados na Igreja Católica, há religiosidade em minha família.

Portal Net Babillons
Raymundo e a Internet em sua vida, como é?
Raymundo

Uso o tempo todo a Internet, desde a comunicação com meus amigos estrangeiros, até obviamente meu trabalho; necessito de Internet, preciso de referências.
Por exemplo: de repente preciso fazer um Comercial Publicitário de velho oeste, estilo cowboy, preciso pesquisar tudo para o cenário, desde as montarias de cavalo daquela época, as botas como eram, chapéus, as madeiras, as texturas tudo o que eu possa usar para enriquecer este tipo de trabalho em referências visuais e os fornecedores de tudo isso.

Portal Net Babillons
Deixe uma mensagem para o Portal Net Babillons?
Raymundo

Obrigado por esta oportunidade, amei todos vocês, é muito bom fazer parte do mundo virtual do Portal.
Parabéns pelo rico conteúdo, espero vê-los em breve. O México está de portas abertas para todos vocês, quando bem quiserem ok?...(risos).
Um grande Abraço a todos.

Foto: GMG
Encantado com o Brasil, Raymundo Cabrera diz que voltará ao País, quem sabe, também, para gravar.

 

Gravado - Portal Net Babillons, 10 de Janeiro de 2007.
Editado - Portal Net Babillons, 25 de Abril de 2007.

VEJA MAIS...

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Raymundo Luis Cabrera Hunter
El Cyber
Diretor de Arte no México