Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Calypso é um ritmo de música Caribenha que chegou ao Brasil no Pará na década de 60 e com o tempo se tornou tradição no Norte do País.
Chimbinha um autodidata, aos 12 anos com a Guitarra no braço, dava início a sua Carreira Artística. Com excel
ência e muito conhecimento naquilo que faz, transformou-se no maior Produtor Musical do Pará e um dos melhores do País.
Joelma dona de uma voz expressiva, com um gingado
enérgico começou nos palcos aos 19 anos, participou de algumas Bandas mas que não foram adiante.
Apaixonada pelo ritmo Calypso, conheceu Chimibinha também adepto do ritmo e pediu-lhe para produzir o seu primeiro trabalho da carreira solo, a partir daí começou a formação do que é hoje a Banda Calypso; com a harmonia do casal Joelma e Chimbinha difundiram com tamanha propriedade esse ritmo contagiante pelo País inteiro, conquistando público de todas as idades e classes, se tornando referência, conquistando prêmios e fazendo sucesso até no Exterior.
Hoje estamos em 2008 e a Banda Calypso continua fazendo sucesso com a mesma motivação do início de sua Carreira.

Entrevista

Portal Net Babillons
Tudo bem com você Joelma?
Joelma

Eu estou bem demais graças a Deus, ainda mais sendo recebida por um povo maravilhoso como este, quem não estaria! (risos)

Foto: GMG
A Apresentadora do Portal NetBabillons, Ghianny Lopes Pereira entrevista com exclusividade Joelma, da Banda Calypso, e a Apresentadora afirma: "Joelma é bonita no vídeo, na televisão, mas pessoalmente ela é muito mais".

Portal Net Babillons
Como surgiu o gosto pelo ritmo Calypso?
Joelma

Esse ritmo a gente escuta desde criança no Pará, ele sempre existiu desde que eu me entendo por gente, então a gente cresce ouvindo e dançando esse ritmo lá no Pará, principalmente nos interiores e como eu sou do interior esse ritmo está no sangue, já faz muito tempo. Quando resolvi cantar esse ritmo eu já estava por dentro de tudo e graças a Deus a partir do momento que subi no palco até agora, a gente nunca parou.

Portal Net Babillons
E o início da Banda, como aconteceu?
Joelma

Em 10 de Junho de 1999, foi a primeira vez que eu subi no palco. A formação do Calypso se deu por mim e pelo Chimbinha, mas antes disso eu já havia trabalhado em outras Bandas e depois que essas Bandas praticamente acabaram, nós montamos a Calypso.

Foto: GMG
Chimbinha conta para a Apresentadora, Ghianny Lopes Pereira, do tamanho da diferença e beleza cultural que existe entre o Norte e o Sul do Brasil, mas afirma se adaptar rápido.

Portal Net Babillons
Para você como é estar no Sul, como está sendo a recepção?
Chimbinha
Está sendo muito legal estar aqui, na verdade chegamos faz pouco tempo, mas a nossa banda passou a semana aqui e quando nós chegamos a Banda elogiou muito a Cidade e o povo que é hospitaleiro, tratando-os muito bem. A gente fica muito feliz quando vem aqui para o Sul, vê uma cultura diferente da nossa, uma cultura muito forte, um povo muito carinhoso, aqui é tudo muito diferente para a gente, mas a gente consegue se adaptar rápido (risos), e a nossa música graças a Deus conseguiu entrar no Sul e conquistar todo esse público.

Portal Net Babillons
Nesses quase 10 anos de Banda, qual o fato mais emocionante que já aconteceu?
Joelma

Que mais marcou... é difícil falar só um, porque graças a Deus são muitos momentos maravilhosos em nossa carreira. Pois, tudo que um grande Artista Brasileiro almejou fazer no Brasi nós fizemosl, como cantar no Faustão, ganhar um Prêmio da Rede Globo, tocar na Avenida Paulista em pleno Reveillon, também o Brazilian Day’s no Estados Unidos, são coisas diferentes, emoções diferentes, são muitas ocasiões especiais que a gente tem muito a agradecer a Deus e a galera que curte o nosso trabalho.

Foto: GMG
Joelma conta dos momentos mais emocionantes até agora passados pela Banda Calypso, como a apresentação no Brazilian Day's, cantando para mais de 1 Milhão de Brasileiros em Nova York.

Portal Net Babillons
Esse mega evento de muito sucesso que tem uma escolha seleta por Artistas para se apresentarem que é o Brasilian Day’s e acontece em Nova York, como foi para a Calypso a emoção de participar desse evento de reconhecimento internacional?
Joelma

Lá só entra mesmo os Artistas que estão em alta no Brasil, e quando escolheram a Calypso, eu pensei: “puxa a gente nos Estados Unidos, no Brazilian Day’s com mais de 1 Milhão de Brasileiros”.
A emoção é diferente, porque você está em outro País, com uma galera de Brasileiros que estão morrendo de saudades da família, dos amigos e da própria cultura. E a gente vê nos olhinhos deles que a felicidade é tão grande que muitos se emocionaram e emocionaram a gente também.

Foto: GMG
Joelma é a grande responsável por todas as coreografias e o figurino da Banda, cuida de cada detalhe para ter a certeza que sairá com qualidade.

Foto: GMG
Mulher guerreira, determinada e de grande simpatia Joelma tem como sua marca registrada nos Shows da Calypso as altíssimas botas de salto plataforma e o seu gingado inconfundível.

Portal Net Babillons
Como aconteceu a popularização da Calypso pelo Brasil inteiro, um ritmo contagiante que cada vez mais conquista público de todas as idades?
Joelma

Olha é a mesma coisa que perguntar qual é o segredo, a fórmula do sucesso...não tem fórmula. (risos) Eu acredito que Deus nos uniu, eu e o Chimbinha para fazer missão de trazer música para essa galera, trazer alegria... e eu fico muito feliz quando muitas dessas pessoas chegam até a gente e dizem: “Olha, ouvi a tua música e ela mudou a minha vida, estava em um momento difícil, com depressão e tudo mais e a música de vocês me tirou dessa depressão”. Foram inúmeras as pessoas que já me falaram isso e fico muito feliz por estar colaborando de alguma forma positiva mesmo sem, às vezes, perceber, trazendo algum tipo de benefício às pessoas através da nossa música.

Portal Net Babillons
Muitos Artistas sentem diferença no público do Sul do Brasil para os demais públicos, você sente alguma diferença?
Joelma

É tem uma diferença mesmo, a galera do Sul tem uma cultura muito forte, eu acho tão bonito que eles abraçam isso assim, como uma coisa muito especial, olha é difícil entrar aqui, viu! (risos)

Portal Net Babillons
Na Música Brasileira, cite 3 Artistas ou Bandas que seriam dignos de uma Homenagem da Banda Calypso?
Joelma

Homenagem, aí fica difícil (risos), mas eu acho que a Ivete Sangalo é uma Artista completíssima, Marisa Monte também é uma Artista excelente, gosto muito dela. Ahhhh!..., tem duas Gospel que eu gosto muito, são Aline Barros e Cassiane, tenho tudo delas, curto muito todas as duas.

Foto: GMG
Joelma fala que não existe fórmula para o sucesso, mas ela e Chimbinha agradecem todos os dias pelas vitórias e conquistas alcançadas.

Portal Net Babillons
Joelma, como funciona a relação entre a carreira artística e os seus filhos?
Joelma
É um pouco difícil de administrar, mas graças a Deus tem que ter muita conversa com os pimpolhos lá em casa, porque a cobrança é muito grande, mas a gente dá um jeitinho de administrar.

Portal Net Babillons
No relacionamento íntimo entre você e o Chimbinha, rola muito ciúme?
Joelma
Não imagina, a gente combina! Você vai lá e dá assistência, que eu dou aqui, a gente administra muito bem isso porque o público tem um respeito muito grande por mim e pelo Chimbinha. Eles olham para mim não como uma mulher desejada, mas como uma mulher casada, que é mãe... sabe como é que é!?!(risos)
Obrigado galera do Sul, por todo o carinho, eu amo estar aqui.

Foto: GMG
Joelma se diz imensamente satisfeita com o carinho dos seus fãs e o respeito que os mesmos tem por ela e pelo Chimbinha, enxergando-a como uma mulher casada e que é mãe.


Portal Net Babillons
Chimbinha, das apresentações e turnês internacionais qual o público que melhor recebeu e surpreendeu vocês?
Chimbinha
Todos os Países, Cidades, Estados Brasileiros por onde nós passamos... gostei muito! É difícil falar, mas eu gostei muito foi de Portugal, acho que por se parecer tanto com o Brasil, o povo é muito bacana e me identifiquei muito com o povo português.

Portal Net Babillons
Chimbinha, a Banda conquistou em 2005 o Prêmio de Banda Revelação, é uma das Bandas que mais atrai público em shows, tem muitas músicas entre as mais tocadas nas Rádios e vem fazendo o maior sucesso dentro e fora do País, existe algum sonho ainda por realizar profissionalmente?
Chimbinha
Graças a Deus nós já realizamos todos os nossos sonhos, só tenho que agradecer muito a Deus, eu só agradeço, tudo que ele mandar a nós será bem vindo. Eu não peço mais sucesso, peço que Deus nos mantenha nesse trabalho que a gente vem fazendo e como esse público todo que nos acompanha, agradeço sempre por tudo isso.
Obrigada por tudo e querendo é só nos chamar que a gente vem aqui para o Sul.

Foto: GMG
Chimbinha além de comandar as Guitarras é um grande Produtor Musical, já gravou e produziu mais de cem mil discos, de cantores e bandas diversos.
A Banda Calypso não tem Gravadora Multinacional e foi de Chimbinha a idéia de fazer uma produção independente, podendo trazer um trabalho de excelente qualidade ao mercado com um valor mais acessível e popular aos seus fãs.

VEJA MAIS...

Portal NetBabillons, 17 de Abirl de 2008.

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Banda Calypso
Do Pará para o Mundo