Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Família Lima....Família de Músicos de muito talento. Técnica, especialização, aperfeiçoamento, boa sinergia são quesitos que estão na boa música da Família Lima.
Do Rio Grande do Sul, da Escola de Música do Tio Zequinha, em Porto Alegre, para o Mundo; essa família jamais imaginou que sua música fosse ganhar tamanha repercussão e ultrapassaria barreiras, conquistando tanto público no Brasil, quanto no Exterior.
Allen, Amon-Rá, Lucas, Moisés e José Carlos (Zeca), músicos de prestígio, de identidade singular, exemplo de família, de união, de competência.

Integrantes:
Allen
Amon-Rá
Lucas
Moisés
José Carlos - Zeca

Entrevista


Foto: GMG
A Apresentadora do Portal NetBabillons, Ghianny Lopes Pereira entrevista a Família Lima. Allen comenta a situação delicada pela qual Santa Catarina passou com as enchentes e conta que a Banda trouxe mantimentos para o Estado.

Portal NetBabillons
Qual a apresentação que mais marcou, no Brasil e no Exterior?
Allen
Difícil essa pergunta...(risos), porque cada evento, cada show tem uma conotação especial e não
é diferente daqui de São Francisco do Sul; esse show de hoje tem uma conotação beneficente, então para a Família Lima realmente é muito significativo a gente estar podendo acrescentar algo para a cidade, inclusive nós trouxemos até mantimentos dentro do ônibus, o nosso objetivo mesmo é estar contribuindo para uma situação delicada como essa das enchentes; a gente sabe que são pessoas que são como a gente, então é importante ajudar nesse momento, por isso que a gente está tão feliz e um evento é diferente do outro tendo a sua peculiaridade.

Portal NetBabillons
Como é essa mistura do som do Violino com o Jazz, com elementos do rock e da música eletrônica?
Amon
É uma coisa que a gente faz desde o começo da carreira, como a gente teve uma influência grande que foi o Pai que ensinou tudo para a gente e essa influência toda foi do que ele ouvia na época, depois que a gente começou a ouvir e começou a gostar, então aprendemos com formação clássica, mas não aprendemos só a música clássica, não ficamos presos as partituras. A gente toca vários estilos de músicas, procuramos buscar outras sonoridades até no violino, eu principalmente faço isso e acho que é legal. A Família Lima sempre fez isso, então a gente nunca ficou preso a um estilo só, mas sempre buscou agregar várias coisas a nossa música, ao nosso som e esse disco principalmente tem muito disso, um pouco do rock, elementos do jazz, da música eletrônica, alguns loops, samples, algumas coisas assim que enriquecem a música e traz um estilo para a gente.

Portal NetBabillons
Como vocês vêem o desenvolvimento da música clássica no Brasil?
Moisés
Bem a música clássica é muito grande já há uns bons séculos e aqui no Brasil não posso dizer se está crescendo, mas eu fico feliz que está tendo uma exposição cada vez maior, nem sempre pelos canais mais fortes da mídia, dos principais canais de televisão, mas a gente vê cada vez mais em canais alternativos concertos com orquestras e a gente tenta fazer a nossa parte também um pouquinho, colocar quanto mais elementos da música erudita no nosso trabalho porque essa sempre foi a nossa característica e a nossa formação.

Foto: GMG
Lucas conta a Apresentadora Ghianny sobre o Projeto mais recente da Banda que é o Carmina Burana do qual teve a sua Produção.

Portal NetBabillons
Como está sendo o Projeto Carmina Burana que já tem mais de 1 ano na estrada?
Lucas
O Projeto Carmina Burana que é o nosso disco mais recente foi um projeto de dois anos de produção e o nosso primeiro projeto independente, então é um disco pelo qual temos muito carinho, nós vamos com certeza, divulgá-lo por muito tempo até porque ele tem muito material, muitas coisas interessantes que vale a pena a gente se esforçar ao máximo para que o máximo de pessoas tenham acesso a isso.

Portal NetBabillons
Cite três personalidades públicas que são dignas de homenagem da Banda e porquê?
Lucas
Nossa, eu não sei (risos), não sei mesmo e não vou conseguir te responder isso, eu vou ficar aqui parado com cara de bobo tentando pensar e não vou conseguir dizer (risos). O único que eu consigo pensar agora é o Eleazar de Carvalho que foi um dos maiores Maestros do Brasil e que ajudou muito a música erudita no Brasil e fez muito pela música erudita no Mundo; mas tem tanta gente boa... eu, daqui a uma semana estou me formando na Faculdade de Música e tive contato com tantos gênios e professores maravilhosos lá, que não são conhecidos do grande público, são só conhecidos do público que acompanha a música erudita, mas que seriam dignos de uma homenagem, pelo menos os meus professores, eu não conseguiria apontar três só. A maneira como abre a nossa mente um curso como esse de 5 anos de faculdade e o contato que temos com diferentes professores, diferentes estilos musicais, idéias, correntes, isso tudo é um aprendizado muito grande e faz a gente crescer muito, então a gratidão tem que ser proporcional.

VEJA MAIS...

 

Foto: GMG
Família Lima, sem dúvida, sinônimo de boa música, de muita energia em cima do palco e o carisma de uma Família especial.

Portal NetBabillons
Como foi esse interesse dos meninos pela música, o Pai, o Tio incentivou ou houve interesse único por parte de cada um deles?
Zeca
Não, eu é que procurei colocar isso na formação deles, eu achava como muitos outros pais acham importante e colocam seus filhos nas artes marciais, outros em corte e costura, na natação, eu quis colocar outra atividade na formação deles como pessoas, a música e tive a felicidade de conhecer um método que se dedica ao ensino da música clássica para crianças de 3 anos e desenvolvi esse método, fiz uma escola e eles foram umas das minhas primeiras cobaias. Daí eles foram evoluindo nos instrumentos, de vez em quando levava um ou outro em alguns shows ou eventos que fazia profissionalmente aí eles pegaram o gosto e gostaram e a população gostou mais ainda...(risos), aí ao natural surgiu a Família Lima como Artistas.

Portal NetBabillons
Lucas Lima como vai o casamento?
Lucas
Vai muito bem (risos). Não mudou muita coisa, a única coisa que mudou é que agora estamos morando juntos e está super bom, super legal.

Portal NetBabillons

Quais os Projetos da Família Lima para 2009?
Moisés
O nosso Projeto é continuar divulgando esse nosso mais novo trabalho que é o Carmina Burana, nem tão novo assim (risos), mas queremos continuar divulgando porque pouca gente conhece ainda. Continuar fazendo os nossos shows e levando o nosso trabalho para o maior número possível de pessoas; aí mais para o futuro começaremos a pensar em outras coisas.

Foto: GMG
Amom-Rá tem uma excelente performance no Violino, além da Família Lima se dedica a Projetos independentes.

Portal NetBabillons
Por ser Família, como é o entrosamento dos membros da Família Lima? A cobrança é maior?
Amon
Mais cobrados por quem? pelo público? (risos) Não! isso já passou faz muito tempo, aqui somos todos crescidos e o entrosamento é ótimo, somos todos muito profissionais, levamos o negócio muito a sério apesar de ter esse estilo mais tranquilo, mais brincalhão até, mas na hora do trabalho é tudo levado muito a sério, os ensaios também e na questão musical, estudo, buscar aperfeiçoamento individual. A cobrança na verdade que tu falou é mais no caso pessoal, a gente busca sempre se aperfeiçoar para levar o melhor as pessoas depois, às vezes, as pessoas nem entendem a diferença entre uma música mais sofisticada ou não, não entendem racionalmente, mas emocionalmente, isso passa para as pessoas como uma música bem feita, as pessoas saem com uma sensação melhor quando termina o show do que, às vezes, um monte de caras tocando besteiras. (risos)

Portal NetBabillons
Hoje, qual a música que melhor identifica a Família Lima?
Allen
Ah! nosso show é um apanhado geral da nossa história, da nossa carreira, eu acho que a nossa sonoridade hoje em dia passada no nosso repertório que é o que está identificando a Família Lima e trazendo mais para frente é a questão do nosso trabalho novo que justamente como tu falou é a fusão entre o rock e o clássico, o eletrônico e o jazz, essa sonoridade é que está dando a cara nova da Família Lima, não diria bem que uma cara nova é a linha do tempo, é a evolução, nós vamos passando por várias fases, vamos aprendendo várias coisas e isso reflete no que estamos tocando e ano após ano, às vezes, a gente repete um show em uma cidade, dali a um ano a gente volta a essa cidade e as pessoas falam que sentem essa mudança e nós ficamos orgulhosos de sentir que as pessoas estão reconhecendo que estamos nos esforçando e evoluíndo, buscando sempre essa evolução e se satisfazer com isso.

Foto: GMG
José Carlos, o Zeca, é o grande incentivador de toda essa musicalidade, uma história que deu mais do que certo.

Portal NetBabillons
O Estado de Santa Catarina tem o maior carinho pela Família Lima, como vocês vêem essa receptividade?
Zeca
A gente sente não só Santa Catarina, como no Paraná também, nós sentimos uma identidade muito igual, muito comum a nossa e nos recebem muito bem sempre, mesmo no Brasil que agora nós estamos morando em São Paulo há 9 anos, o pessoal se refere ao Sul como sendo uma coisa só, ou é Santa Catarina, ou Paraná, ou o Rio Grande do Sul, mas na verdade eles não deixam de ter razão porque a gente sente muito parecido depois do Paraná e São Paulo para cima, a gente vê como as pessoas são diferentes, desde a cultura. Uma coisa que a gente sente muito orgulho é de ser aceito e bem recebido, acho que aqui em Santa Catarina nós já tocamos praticamente em todas as cidades e sempre voltando. A gente gosta muito e espero que esse amor continue por bastante tempo.
Obrigado e sucesso!

Contatos para Show:
Fone: 55 19 3886-6579 ou 55 19 3826-4743
Cel: 55 19 9172-1525 (Empresária Lorena Lima)
Site: www.familialima.com.br
Email: familia@familialima.com.br

Portal NetBabillons, 04 de Dezembro de 2008.

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Família Lima
Banda de Música Erudita