Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Luiz Roberto de Oliveira conhecido como Luiz Zera, traz o apelido provindo de seu pai, o prático da Marinha Mercante "Zera".
Luiz é um profissional da área Executiva Administrativa e Empresarial, onde fez um trabalho extremado de potencialidades com retornos positivos. Na Política fez carreira, sendo por mais de uma Legislatura Vereador e Presidente da Câmara de Veradores de São Francisco do Sul, defende a filosofia de bem agregar competências provindas de bandeiras partidárias diferentes em pról do bem comum, que é o engrandecimento e o progresso para São Francisco do Sul, cidade com mais de 500 anos de História.
É um homem exigente, tudo o que faz tem que ser bom e de qualidade, acredita que a melhora da qualidade de vida para os Francisquenses é uma questão tão somente de boa vontade política e uma Administração eficiente.
A Família, em sua opinião, deve e pode continuar como a melhor e mais forte instituição social.
A Administração Luiz Zera contempla a mulher em seu staff, de maneira digna e efetiva, acreditando que as mulheres podem e devem concorrer a tudo demonstrando o seu conhecimento e o seu valor.

Entrevista

Foto: GMG
O Diretor do Portal NetBabillons, Eros Damiam Pereira realiza Entrevista Completa e Exclusiva com o novo Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira.

PESSOAL

Portal NetBabillons
Prefeito Luiz como é ter alcançado a realização do sonho de ser Prefeito da cidade mais antiga do Estado de Santa Catarina?
Luiz Zera
Eu considero além de um sonho e repito mais uma vez, como já disse, é uma extrema responsabilidade, pois neste caso ela é dupla, no sentido de que sou nativo, nascido da terra, então eu não posso errar na terra onde nasci. Eu vejo primeiro a felicidade de ter galgado este posto através do voto popular do Francisquense, mas também consigo mensurar, enxergar a responsabilidade que isto indica. Para mim neste momento além da felicidade vem a responsabilidade em fazer um trabalho bem feito.

Portal NetBabillons
Prefeito, como nativo desta terra com mais de 500 Anos o que mais lhe encanta?
Luiz Zera
As belezas naturais, a posição geográfica, a nossa riqueza cultural e histórica, pois São Francisco do Sul irá completar agora em 2009, 505 Anos de Descobrimento, praticamente o Estado de Santa Catarina nasceu aqui em São Francisco do Sul, então o que mais me encanta são estas razões e a gente vai trabalhar na busca de melhorar esta situação para que ela chegue inclusive a conhecimento de todos os Brasileiros, se possível; nós precisamos mostrar a história e cultura que a nossa cidade tem e que é maravilhosa.

Portal NetBabillons
Prefeito Luiz Zera, você traz em seu Curriculum, excelência em administrabilidade gerencial de empresa, isso vai ajudar você como Executivo Municipal em sua gestão?
Luiz Zera
Eu não tenho dúvida a esse respeito porque essa experiência toda que tive com a iniciativa privada, como Administrador nos leva a montar um modelo de gestão para a iniciativa pública, que é a Prefeitura Municipal, olhando ela como uma Empresa, aonde os nossos Secretariados terão metas a serem traçadas com o Prefeito, metas mensuráveis, aonde trabalharemos tão somente buscando bons resultados para o cliente, nesse caso o nosso povo, é a comunidade de São Francisco do Sul, e o que é que o cliente quer sempre? Ele quer o melhor resultado, ele quer o melhor produto e é isso que com a experiência que a gente adquiriu vai procurar, um novo modelo de gestão para vocês.

Portal NetBabillons
Prefeito Luiz Roberto de Oliveira, a Família está em que lugar na sua vida?
Luiz Zera
Eu acho que só posso agradecer a minha família por ter me entendido, por ter inclusive participado da campanha, me ajudado e incentivado, em suma sem a minha família eu não teria conseguido chegar ao posto de Prefeito da nossa Cidade, então eu deixo aqui publicamente registrado que na minha vida a família tem importância fundamental, vem em primeiro lugar e agradecer também o público por todo o apoio, pelo incentivo que deles tive e procurar retornar esse incentivo em nome deles a toda comunidade de São Francisco do Sul.


O Prefeito Luiz Roberto de Oliveira deseja que São Francisco do Sul tenha um Turismo Sustentável e para isso irá reestruturar a Secretaria de Turismo e criar infra-estrutura necessária para melhor receber os Turistas.

TURISMO

Portal NetBabillons
Como você pretende inserir São Francisco do Sul no contexto efetivo da Rota Turística Nacional e Internacional?
Luiz Zera
Bom, eu já falei no início que nós temos belezas naturais mestres em São Francisco do Sul, uma história riquíssima, uma cultura diversificada, mas uma casa nunca se começa do telhado, ela começa da base e nós pretendemos reestruturar a Secretaria de Turismo, dar nova orientação, traçar novas metas, pretendemos criar um Centro de Apoio e Recepção ao Turista na entrada do município, criar novos atrativos, rever toda situação dos pontos históricos, culturais e as belezas naturais e depois de termos a estrutura pronta levarmos através da SANTUR aqui no Estado de Santa Catarina e dos outros órgãos da mídia da Embratur, inclusive a nível de Brasil, levaremos um pacote pronto de ofertas às Agências e Operadoras, para que tragam os Turistas para cá, mas para isso eu preciso ter a infra-estrutura, a segurança e a tranqüilidade necessária. Em um primeiro momento nós vamos trabalhar para prover a cidade de toda essa infra-estrutura que hoje, infelizmente não existe.

Portal NetBabillons
A sua idéia de trazer para São Francisco do Sul Turismo o ano inteiro está ligada a fortes Agências e Operadoras de Turismo que irão se fixar na Ilha?
Luiz Zera
Eu acho que sim, porque a nossa idéia já dentro do Plano de Renovação do Turismo em São Francisco do Sul é o Turismo que deixe de ser sazonal e passe a ser sustentável, o que isso quer dizer? Nós queremos ter eventos o ano todo, durante o inverno inclusive. Eu posso citar a vocês o exemplo da Cidade de Gramado que tem o Natal Luz, tem o Festival de Chocolate e tantas outras atrações, a gente quer fazer aqui em São Francisco do Sul junto com os órgãos de classe, entidades de classe, Associação Comercial, alguns Comerciantes, tanto das Praias como do Centro Histórico um Colegiado para decidir de que maneira nós vamos trabalhar essa situação, mas a idéia é fazer com que o Turismo haja o ano inteiro e se tornando sustentável.

Portal NetBabillons
Existe a viabilidade da construção de uma Ponte para que ligue o Continente ao Centro Histórico de São Francisco do Sul?
Luiz Zera
Olha Eros, essa idéia não está no nosso Plano e a Cidade está carente de outras necessidades. Eu posso elencar para você o saneamento básico, o zoneamento urbano, a coleta de água precisa ser revista porque a cidade cresce, então o que nós estamos fazendo em relação ao Continente é uma riqueza imensa em São Francisco do Sul que deve ser tratada com todo carinho e respeito, nós estamos reestabelecendo a ligação entre Ilha e Continente a partir do dia 2 de Janeiro através de Ferry Boat, mas uma Ponte não está nos nossos Planos. Esse Ferry Boat terá capacidade para 30 carros e terão horários diferenciados para atender a demanda e para que o serviço público essencial também e de direito do Francisquense que mora no Continente segue até ele.

Foto: GMG
Desde os primeiros dias de sua Administração o Prefeito Luiz Zera, retornou o funcionamento do Ferry Boat que estava desabilitado e serve para fazer a travessia da Ilha para a parte Continental de São Francisco do Sul e vice-versa. Luiz Zera afirma total apoio a população que reside na parte Continental no sentido de utilizar dos serviços básicos públicos dos quais tem direito.

Portal NetBabillons
O Ferry Boat terá seu funcionamento só para a temporada de verão ou o ano inteiro?
Luiz Zera
Não, ele vai permanecer o ano inteiro para preencher a necessidade preeminente de que nós precisamos levar ao Continente os serviços públicos básicos da Prefeitura e isso não estava acontecendo há 3 anos e a partir de agora será permanente.

Portal NetBabillons
E quanto à expansão do Aterro com um Landing Pier para Iates e Barcos até 120 Pés, defronte ao Centro Histórico e a Baía Babitonga, ele será construído em sua Gestão?
Luiz Zera
Nós já temos um trapiche público e eu entrei em contato com o Governo do Estado, com o DETER, com o Secretário Regional, Manoel Mendonça e nós devemos recuperar em parceria com o Estado a partir de janeiro agora; inclusive aumentá-lo em um primeiro momento e tornar acessível para as embarcações, mas o nosso grande projeto está no Pier do Portal Naval Turístico que hoje existe a estação como vocês bem sabem, mas o Pier ainda não foi construído. Então veja, nós temos um acordo com o atual Governador do Estado de Santa Catarina de assumir a construção desse Pier com a participação dele, devolvendo para a Prefeitura depois o comando de gestão de toda a situação e entre o Pier até a Estação que deverá ter de 200 a 250 metros nós iremos construir Marinas Públicas que vão receber os Barcos que passam aqui na nossa Costa, serão Marinas decentes, com água, com luz para dar atenção ao turista que chega por mar, porque hoje em dia o turista vem a São Francisco do Sul no verão com a sua lancha e não tem onde parar, então a gente está perdendo, está havendo uma evasão de economia pois esse turista poderia descer tranqüilamente, passear pelo Centro Histórico, almoçar, fazer compras. Eu quero deixar claro com isso que sendo a cidade com vocação marítima a Prefeitura, o Governo Municipal não pode virar suas costas para o mar, então haverão Marinas Públicas sim, em nosso Governo!


PROGRESSO E ECONOMIA LOCAL

Portal NetBabillons
Qual a sua Opinião a respeito de Conferências, Simpósios, Congressos e Seminários que venham acontecer em São Francisco do Sul com o incentivo da Prefeitura, principalmente aqueles que tenham ligações conexas ao Município?
Luiz Zera
Em primeiro lugar como eu já havia dito, nós precisamos de um lugar adequado para isso, eu acho que toda Convenção traz benefícios positivos para a cidade, os municípios mais procurados como Joinville, Blumenau, Florianópolis e Jaraguá trabalham muito isso durante o ano inclusive visando o turismo sustentável. Está na nossa idéia em parceria com o Governo do Estado construir um Centro de Eventos aqui e esse Centro então depois que estiver pronto captar Eventos para que venham a São Francisco do Sul e gerem economia.

Portal NetBabillons
Existe a possibilidade da implantação de um Convention Bureau aliado a esses incrementos para sustentabilidade do Turismo, isso ocorrerá em sua gestão?
Luiz Zera
Isso aí primeiramente dependerá do nosso orçamento, mas eu acho que antes do Convention Bureau fora de São Francisco do Sul para atrair turistas, para fazer conexão ou link como queiram com as grandes Operadoras de Turismo, eu preciso do Centro de Eventos, então será uma coisa de cada vez, primeiro construir o Centro depois pensar em espalhar Conventions Bureau em lugares estratégicos para buscar o turista e fazer a parceria com as grandes Operadoras de Turismo do nosso País.


EQUIPE DE TRABALHO

Portal NetBabillons
Durante a campanha política você prometeu que se eleito fosse a governabilidade da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul seria feita por uma equipe competente, independente de bandeiras políticas, isso é realmente possível?
Luiz Zera
Eu prometi e cumpri isso, o nosso Secretariado hoje se for analisado foi escolhido por capacidade e competência independente de sigla política. Dentro dos 15 Secretários já anunciados a Imprensa tenho nomes de vários partidos políticos, não está me interessando nesse momento linhagem política, está me interessando o bem de São Francisco do Sul e a gente só conseguirá o bem se cada pasta que está ligada a Prefeitura e a Cidade tiver alguém competente dentro dela e esse foi o principal argumento que nós usamos e está cumprido.

Foto: GMG
Prometido e Cumprido. Durante a Campanha Luiz afirmou que em sua equipe de trabalho irá prestigiar a competência independentemente de bandeira partidária e assim eleito cumpriu o prometido em seu Secretariado, prestigiando também a mulher Francisquense.

Portal NetBabillons
A Mulher competente será contemplada em seu staff?
Luiz Zera
Eu acho que este é o Governo que mais contemplou mulheres em seus Secretariados. Nós temos, se não me engano, 6 mulheres conosco é o Governo que mais contemplou a mulher, eu acho que é um segmento importante da cidade e deve fazer parte e está dentro do nosso Governo, sim.

MEIO AMBIENTE

Portal NetBabillons
A Gestão do seu Governo contempla a Preservação do Meio Ambiente consciente e politicamente correto?
Luiz Zera
Sem dúvida, se não houver a preservação do Meio Ambiente não haverá futuro para as próximas gerações além da conservação, contempla o nosso Governo também a conscientização, tanto da população adulta, quanto dos jovens e das crianças nas escolas. Existe em nosso município a Secretaria do Meio Ambiente nós também estamos reformando as metas da Secretaria, pois ela vai agora em conjunto com a Prefeitura e o Ministério Público visando a melhor maneira de preservar o que nós temos de belo e é necessário que seja preservado para o futuro e também conscientizar o quanto é importante a preservação de áreas permanentes no Meio Ambiente.

Portal NetBabillons
Existem cidades grandes e pequenas espalhadas pelo Brasil que já desenvolvem um trabalho sério e extremamente positivo para a sua população, usando o lixo reciclado como alternativa, sob o comando da Prefeitura Municipal possuem Fábrica de Reciclagem que gera empregos, lucros e dividendos, para somar com o funcionalismo público. Qual sua visão sobre isso?
Luiz Zera
Já existe um sistema dentro da Prefeitura Municipal um sistema de recolhimento de lixo reciclado semanal, esse lixo que é coletado vai para uma Associação de Catadores que existe, onde ele é preparado e depois vendido revertendo em verba para a Associação e distribuída entre os sócios gerando economia e renda. Nós queremos aperfeiçoar isso aí, inclusive fazendo um convênio e colocando maquinário a disposição e se for necessário rever com a Companhia que detêm a concessão da coleta de lixo em São Francisco do Sul e ampliação da coleta de lixo com o lixo reciclado.

Portal NetBabillons
O Porto de São Francisco do Sul pode vir a ser Privatizado no futuro?
Luiz Zera
De minha parte está fora de qualquer instância, eu acho que o Porto Público deve permanecer como está, ele está inclusive recebendo novos equipamentos e injeção financeira através do PAC, de melhoramento no seu Caís Acostável e deve ficar como está, o Porto de São Francisco do Sul ser um Porto Público, essa é a nossa opinião.

 

Fotp: GMG
Luiz Roberto de Oliveira, Prefeito Eleito de São Francisco do Sul.
afirma: "Haverá um divisor de águas no Governo Municipal, antes e depois do nosso Governo, para melhor."

EDUCAÇÃO

Portal NetBabillons
Nós do Portal NetBabillons no ano 2003 fizemos uma Campanha Municipal com extensão de mídia Nacional, intitulada “Universidade Já”, algum tempo depois a UNIVILLE se instalou na Ilha, mas nós queremos mais Universidades. Nesse caso específico, o Prefeito vai incentivar a vinda de outras Universidades?
Luiz Zera
Olha Eros, eu acho que a vinda da Univille já foi um grande avanço porque nós não tínhamos nenhum ponto de Faculdade, Ensino de 3° Grau em São Francisco do Sul, a Univille apostou nisso inclusive ela já esteve em contato comigo e eu pretendo estreitar a relação e ampliar o Campus da Univille ofertando mais Cursos de Ensino Superior aos Francisquenses voltados a nossa situação econômica que seria Logística, Administração, Turismo e Hotelaria, mas as portas do nosso Município através deste novo Governo estarão sempre abertas para novos
empreendimentos, isso não impede que outros Empresários venham conversar conosco para se instalar aqui.

Portal NetBabillons
O Ensino Técnico Profissionalizante está em seus planos?
Luiz Zera
Sem dúvida, nós tivemos uma reunião com o SENAI e aventamos até a possibilidade de ter um registro de conduta e trazer um braço fixo do SENAI e do SESC para cá, uma estrutura física fazendo com que tenham laboratórios e salas de aulas fixas para que eles fiquem direto aqui com Cursos Técnicos que é o que o nosso jovem precisa hoje.

Portal NetBabillons
Em especial, o que pode esperar o Jovem que reside em São Francisco do Sul de sua administração?
Luiz Zera
Dentro da Educação Infantil passando pelo Ensino Básico e Médio e depois Superior terão incentivo para que essa educação seja forte e nós teremos pessoas capazes, podem esperar também ampliação, melhorias e cursos técnicos a altura para escolherem em que área deverão atuar. Podem esperar também qualidade de vida, humanização, uma melhoria no esporte. Vamos incentivar o esporte em São Francisco do Sul dando condições ao jovem Francisquense de provar o seu valor também nessa área. Iremos voltar a ter nos Jogos Abertos de Santa Catarina, o nosso jovem, desfilando com a nossa bandeira em diversas modalidades. Ao jovem eu deixo a seguinte mensagem: “Aguardem o nosso Governo, pois nós estaremos trabalhando também por vocês”.

Foto: GMG
Convicto, Luiz Zera pretende trazer uma estrutura física fixa do SENAI e do SESC para são Francisco do Sul, afim de oferecer condições de Cursos Técnicos Profissionalizante aos jovens Francisquenses.

PROJETOS EM EXECUÇÃO

Portal NetBabillons
Qual a participação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, com o DENIT no projeto de replicação da BR 280 que prevê escoamento facilitado do trânsito com o fluxo de Caminhões de Contêineres nos serviços portuários. E em que fase se encontra o projeto?
Luiz Zera
A Prefeitura participa de todos o processo; a BR 280 hoje é um Rodovia que está no seu limite de tráfego, todo mundo sabe disso, principalmente agora no verão a situação piora, ontem inclusive nós estivemos reunidos na Secretaria Regional em Joinville para tomar algumas medidas paleativas que não vão parar com o congestionamento, mas vão minimizar e muito. Até onde eu consigo enxergar, o processo de Duplicação da BR 280 se encontra já em estado de licitação, até o meio do ano de 2009 nós deveremos ter o ganhador dessa licitação para aí então dar início as obras.

Portal NetBabillons
Em que etapa está o Projeto de implantação do novo trajeto da Ferrovia para o escoamento de mercadorias do Porto de São Francisco do Sul?
Luiz Zera
Esse é um Projeto que já virou realidade e está em andamento, inclusive existem várias casas sendo desapropriadas e demolidas. Depois da nossa entrada no Governo eu vou chamar as pessoas responsáveis e vou me interar melhor da situação, mas pelo que notei no primeiro momento existem casas que já foram destruídas onde a nova Ferrovia irá passar, isso quer dizer que esse processo já começou. Quanto à data de término dessas obras quem terá que me fornecer essa data será a empresa contratada para realizar o projeto, ou seja, a definição da malha ferroviária por fora do centro do Município.


PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Portal NetBabillons
Existe alguma vantagem para os Francisquenses em Municipalizar o Porto de São Francisco do Sul, já que atualmente ele é uma autarquia do Governo Estadual?
Luiz Zera
O Porto de São Francisco do Sul hoje é uma Autarquia, uma cessão Federal ao Governo do Estado de Santa Catarina que vai até 2011. Veja só como eu posso explicar isso, por ser hoje o Estado um inquilino do Porto ele tem a preferência, quando termina o contrato e se renova, se o Estado disser não, então a gente poderá trabalhar em cima disso, o mais importante eu quero deixar claro, é que o melhor seria trabalharmos para Municipalizar a Gestão do Porto de São Francisco do Sul, nós queremos Municipalizar a Gestão e acima de tudo também com as entidades de classe ligadas ao Porto, a Associação Comercial, a Intersindical todos os Sindicatos, enfim pegar essa receita líquida que o Porto gera para que fique aqui e seja investida aqui e não vá para o caixa único do Governo, porque a nível de concessão eu tenho quase certeza que o Governo vai renovar, porque ele tem a preferência. Mas agora o que podemos fazer juntos, unindo a população, nós podemos brigar pela Gestão Municipalizada, ou seja, o Porto ter uma Gestão de São Francisco do Sul e que o recurso que o Porto gere fique aqui para ser aplicado em obras aqui e não vá para o caixa único do Estado.

Foto: GMG
Perguntado pelo Diretor do Portal NetBabillons, Eros, sobre a possibilidade de Privatização do Porto de São Francisco do Sul, o Prefeito Luiz Zera diz que essa situação está completamente fora de cogitação durante a sua Administração.

Portal NetBabillons
Há Parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Sul e o Porto? Como funciona essa parceria?
Luiz Zera
Nesse Governo que passou eu não sei lhe dizer, mas no nosso Governo será total e irrestrita, inclusive já falei com o Presidente do Porto nesse sentido, nós queremos nos aproximar do Porto de São Francisco do Sul e juntos reivindicar ao Governo do Estado e ao Governo Federal todas as melhorias possíveis para o Porto e por conseqüência ao nosso Município, em suma seremos parceiros sim da Administração do Porto de São Francisco do Sul, nós conseguimos enxergar e visualizar o grande potencial que isso significa.

CULTURA

Portal NetBabillons
O que você acha da Festa das Tradições da Ilha, a FESTILHA passar a ser um Evento Profissional, o que parece ser uma tendência no País, como aconteceu há muitos anos atrás em Blumenau com a “Octoberfest” que além de expandir virou sucesso Nacional?
Luiz Zera
É lógico que nós não podemos comparar a Octoberfest, que é a segunda maior Festa do Chopp do Mundo perdendo somente para Munique na Alemanha com a nossa Festilha, mas podem ser feitos arranjos inclusive buscando essência naquilo que a Festilha foi criada que é mostrar as tradições da Ilha, a nossa força gastronômica, o nosso tempero e os nossos Artistas locais, eu acho que isso está um pouco desalinhado, a gente precisa buscar essas raízes de novo que é a origem da própria Festilha e depois com o tempo ver de que maneira a gente pode melhorar a situação, profissionalizando e promovendo ela mais a nível de Estado e na seqüência, a nível de País.

SAÚDE PÚBLICA

Portal NetBabillons
Como será conduzida a Saúde Pública em sua Administração?
Luiz Zera
Saúde Pública é prioridade para nossa Administração, eu até posso aguardar um tempo quando receber
uma requisição da Secretaria de Educação para fazer uma sala de aula, mas com o coração de uma pessoa, mas um Senhor, uma Senhora doente, eles precisam ser atendidos bem e rápido senão perdem a vida e a vida meu amigo não tem preço. Saúde é prioridade em nosso Governo.

Portal NetBabillons
O Distrito do Saí na parte Continental de São Francisco do Sul será contemplado na Saúde Pública?
Luiz Zera
Sem dúvida a Saúde será toda revista e melhorada no Distrito do Saí, quero fazer não só com a Saúde, mas quero fazer com que todos os níveis dentro da Prefeitura devem ser otimizados, a Educação, Limpeza, Turismo também devem ser passados ao Distrito porque o Continente é São Francisco do Sul, não é o outro lado e é isso que a gente vai resgatar, os Cidadãos que moram no Continente tem tanto direito quanto os que moram na Ilha, isso eu quero deixar bem claro.

Foto: GMG
Uma das prioridades da Administração Luiz Zera, é a Saúde Pública que terá total atenção, revisão e adequação do sistema para melhor atender a população francisquense.

Portal NetBabillons
Será desenvolvida alguma Campanha Municipal de Conscientização e Prevenção de Doenças Sazonais durante o Ano Letivo nas Escolas Municipais e Particulares?
Luiz Zera
Sem dúvida, primeiro nós vamos trabalhar com o básico nos Postos de Saúde e o Pronto Socorro colocando em dia, com condições físicas, equipamentos e remédios adequados, vamos rever o quadro de médicos e técnicos em enfermagem, depois partir para as escolas com campanhas de prevenção dessas doenças sazonais, mas será uma coisa de cada vez.


SEGURANÇA PÚBLICA

Portal NetBabillons
Prefeito Luiz Roberto de Oliveira, você irá criar a Guarda Municipal para todo o Centro Histórico de São Francisco do Sul?
Luiz Zera
Não só para o Centro Histórico, mas para as Praias e os bairros também. Nós queremos ter uma Guarda Municipal para o bem público que hoje, infelizmente, é depredado muitas vezes. Queremos uma guarda Municipal para cuidar do trânsito, queremos uma Guarda Municipal inclusive que fiscalize no entorno dos horários de entrada e saída das Escolas Municipais, mas não será só para o Centro Histórico, nós queremos levar esse serviço da Guarda Municipal estando bem projetado, bem localizado para os bairros e também para as praias.

Portal NetBabillons
Em sua opinião existe alguma receita perfeita, no que diz respeito a Segurança Pública no Município?
Luiz Zera
Em primeiro lugar a sociedade precisa entender que mesmo estando na Constituição Estadual que a Segurança Pública é dever do Estado, é dever do Prefeito cuidar do cidadão, da cidadã Francisquense, então voltado nesse prisma é nossa intenção chamar o Comandante do Batalhão aqui de São Francisco do Sul, fazer um reajuste,
prover a parte logística e física de material e inclusive gestionar junto com o Governo um efetivo maior aqui para nosso município, ou seja, dar a ele toda a condição possível de trabalho, como já existe em Jaraguá do Sul, lá as entidades de classe se reuniram e hoje lá se tem a melhor Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, eu quero fazer algo parecido aqui em São Francisco do Sul, quero ser parceiro da polícia e não só cobrar dela e nesse sentido apoiá-la, mas quero em contrapartida e isso vou dizer ao próprio Coronel, aqui do Batalhão, um relatório estatístico de baixa da criminalidade de São Francisco do Sul, mês a mês, nós queremos trabalhar para ter a cidade novamente segura, não existe receita para isso, existe trabalho coerente, firme e em parceria com o Poder Público local.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Portal NetBabillons
Administrar a Prefeitura como se fosse uma Empresa, é uma idéia que nasceu nos Estados Unidos da América há mais de 25 anos e é considerada muito positiva, mas só depois do ano 2000 é que algumas cidades brasileiras começaram a adotar esse formato, como você vê isto?
Luiz Zera
Sem dúvida e nós temos aqui perto de nós na Região exemplos natos dessa situação, posso citar o Sr. Geraldo Werninhaus em Jaraguá do Sul que iniciou esse processo, Jaraguá mudou por completo, posso citar o Sr. Witt Freitag que foi Prefeito em Joinville e iniciou esse processo lá, então nós vamos iniciar esse processo em São Francisco do Sul. A Prefeitura será sim tratada como uma Empresa e a população como já havia dito será o nosso cliente e o cliente sempre quer o melhor resultado e melhor produto e é isso que a gente vai levar a ele com o nosso trabalho de afinco e respeito.

Portal NetBabillons
Como Executivo Municipal e progressista você terá Políticos para fazer Lobby em Brasília, outros estados Brasileiros e também Países conexos?
Luiz Zera
Sem dúvida, eu acho que esse trabalho político é necessário a nivel de Estado e de Governo Federal. Nós temos sim, conhecimento político para tal junto aos Deputados Estaduais, Federais e Senadores e vamos usar esse canal de comunicação, esse canal de convivência para trazer recursos ao nosso Município e melhorias, mas sem dúvida nenhuma está nos nossos planos e nós vamos iniciar isso logo no ano.


Foto: GMG
Luiz agradece a oportunidade e volta dizer que para ele "São Francisco do Sul estará acima dos interesses de qualquer um, inclusive do Prefeito e de seu Secretariado."

Palavras Finais
Eu quero agradecer a oportunidade da Entrevista e dizer a todos vocês que haverá um divisor de águas no Governo Municipal, antes e depois do nosso Governo, para melhor. Quero dizer a vocês que a seriedade, o respeito no trato da verba pública será meta prioritária do nosso Governo e do nosso Secretariado, nós iremos trabalhar por São Francisco do Sul, quero deixar claro também que para o nosso Governo sempre São Francisco do Sul estará acima dos interesses de qualquer um, inclusive do Prefeito e de seu Secretariado, em primeiro lugar a cidade e a população e aproveitar também para desejar a todos do Portal NetBabillons e aqueles que nos assistem um Ano Novo repleto de realizações, repleto de conquistas, de felicidade e alegrias. Muito obrigado a todos!

Site Oficial da Prefeitura: www.saofranciscodosul.sc.gov.br

Portal NetBabillons, 23 de Dezembro de 2008.

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Luiz Roberto de Oliveira
Prefeito de São Francisco do Sul