Abertura
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.

Perfil

Rosa de Saron, quatro amigos à frente de uma Banda que começou dentro da Igreja Católica há mais de 20 anos, mas que não imaginavam que as apresentações passariam dos Encontros na Igreja.
Participações em Festivais, Premiações, Conquistas, Credibilidade e aí começava a Carreira Artística da Banda Rosa de Saron que anos depois seria sucesso em todo o Brasil.
Irmandade define a amizade forte e verdadeira desses quatro amigos que fazem o que mais gostam na vida, levar ao público um som de qualidade com uma mensagem positiva, de reflexão com o objetivo de que haja uma meditação sobre o dia-a-dia de cada um, uma conscientização e fé de que tudo pode mudar e melhorar.
Uma das grandes conquistas recentemente, o Contrato com a Som Livre tem deixado a agenda da Banda cada vez mais concorrida.
Engraçados, divertidos, alto-astral e cheios de sonhos, o maior deles certamente é que continuem unidos compondo, cantando, tocando e levando a música da Rosa de Saron aos quatro cantos do Brasil.

Integrantes:
Guilherme de Sá - Voz e Violão
Grevão - Bateria
Rogério Feltrin - Baixo
Eduardo Faro - Guitarra

Entrevista


Foto: GMG
O Baixista Rogério Feltrin, Fundador da Rosa de Saron conta que tudo começou dentro da Igreja Católica e não imaginavam a projeção profissional que os integrantes teriam em suas vidas.

Portal NetBabillons
Como se deu o início da Rosa de Saron?
Guilherme de Sá
Eu vou redirecionar para você o Fundador da Banda, responsável pelos 21 anos, nosso querido Rogério Feltrin. (risos)
Rogério Feltrin
Então, a gente se conheceu dentro do Movimento de Relação Carismática da Igreja Católica e a gente a principio com a intenção de tocar nos encontros, nos barzinhos, nos eventos da Igreja e em pouco tempo começamos a fazer música própria e nos inscrevermos em Festivais, garantindo boas colocações. Com isso nos sentimos motivados a investir mais nesse lado autoral da Banda, em músicas próprias e foi dessa forma que as coisas foram se encaminhando e fomos divulgando nosso trabalho e hoje nosso trabalho é focado 100% em músicas próprias.

Portal NetBabillons
Essa formação de hoje é a inicial?
Rogério Feltrin
Não, não é a formação inicial, mas praticamente é, porque todos estão desde o começo com exceção do Guilherme que entrou na Banda em 2001.

Portal NetBabillons
De onde vem o nome da Banda “Rosa de Saron”?
Eduardo Faro
O fundador é o cara mais certo para falar isso...(risos)
Rogério Feltrin
Hoje eles estão de sacanagem aí comigo (risos), mas enfim Rosa de Saron é um termo tirado do Livro de Cânticos dos Cânticos, do Antigo Testamento. Saron é uma região desértica na Palestina então é uma figura de linguagem, uma metáfora que significa uma flor que nasce no deserto, a vida que vence a morte, a vida que insiste apesar da diversidade, a esperança, a superação.
E os exegetas que são pessoas que estudam a Bíblia, dizem que já é uma alusão ao Messias, no caso, ele que seria a Rosa de Saron.

Portal NetBabillons
Se a Banda não tivesse esse estilo, qual estilo gostaria de tocar?
Eduardo Faro
Então, hoje o que a gente vai apresentar para vocês é um estilo acústico mas a gente tem uma carreira praticamente inteira de som pop rock na verdade, acho que estamos bem satisfeito com o que temos feito, acho que a gente gostaria de fazer o que a gente faz mesmo, ta certo que a gente foi evoluindo com o decorrer do tempo, a gente foi se influenciando com várias outras coisas, ia mudando uma peça no time e essa peça ia acrescentando novas influências, outros sons...outros talentos. Eu acho que depois que o Guilherme entrou, isso há nove anos atrás, ele tem uma super voz pop vocês poderão ver, não é porque é meu amigo não (risos), mas ele é muito bom, ele influenciou bastante também e deu essa cara bem pop e conseguiu massificar o público. Hoje se tem um público desde crianças até os com mais idade que gostam, é acho que a gente quer continuar isso mesmo que a gente está fazendo.

Foto: GMG
Eduardo Faro, Guitarrista da Rosa de Saron e Compositor junto com Guilherme de Sá fala das influências da Banda nesses 20 anos e conta que com a entrada do Guilherme há nove anos atrás, foi que a Banda tomou mais esse estilo Pop Rock.

Portal NetBabillons
Em 94 vocês chegaram a gravar um Disco no estilo Heavy Metal Católico, saindo até mesmo como pioneiros e um tempo depois o estilo musical acabou sendo remodelado, a que se deve essa mudança?
Guilherme de Sá
Eu acho que a galera ficou velha (risos), o tempo passou! Na verdade existem vários tipos de músicos, tem gente que é sempre saudosista e fica lá atrás, e tem muitas Bandas e Nomes que se modernizam mesmo, eles mudam. Eu acho que o grande barato nosso é esse, a gente faz o que gosta, então acabamos usando as nossas influências e eles escutam um som bem diferente do que escuto, então a gente acaba juntando isso e criando um estilo que é só nosso, embora obviamente existem outras Bandas no Mundo que é muito grande e acaba encontrando estilos que muitos parecidos de pessoas que gostam das mesmas coisas, mas a gente sempre ta fazendo alguma coisa que gosta, nunca fomos forçados a fazer um negócio mais leve ou mais pesado, por causa de mídia ou por causa de direcionamento ou porque quer ir por esse caminhou ou aquele, a gente faz o som que a gente gosta (risos).

Portal NetBabillons
Eu sei que cada um tem uma influência musical na Banda, mas qual é a que mais prevalece?
Grevão
Poxa vida (risos), eu acho que como o Guilherme estava falando cada um tem um gosto, cada um trás o que gosta de ouvir e acabamos juntando as referências. Mas assim o lado do pop rock é o que mais está pegando hoje na Banda, na nossa formação musical.
Guilherme de Sá
Mas é interessante você chegar no pop rock e que se diga que a gente escuta muito som internacional, então se você falar assim: “Qual uma referência nacional” e eu vou te dizer que eu não tenho, assim como as pessoas que tem um som nacional muitas delas tem sons internacionais, então a gente houve Bandas principalmente eu e o Eduardo a gente escuta muita Banda de fora do País, geralmente lá onde nasce a vertente então você está sempre acompanhando a vertente mais rápido do que seu vizinho, a não ser que seu vizinho também escute a vertente que está para lá (risos), então a gente escuta mas está afunilando para o mais calmo hoje em dia.

Portal NetBabillons
A assinatura do contrato da Rosa de Saron com a Som Livre, este ano, pode ser considerada com uma conquista na Carreira de vocês?
Rogério Feltrin
Sem dúvida, porque tem uma força de distribuição muito grande que era um buraco que a gente tinha na Carreira, a dificuldade de distribuição, em chegar em certos pontos que hoje tem chegado. Acho que também é a questão da divulgação, acho que o trabalho ficou mais conhecido também, foi um up-grade com certeza.

Portal NetBabillons
Quais os projetos ainda para 2009?
Eduardo Faro
Os projetos são para dar um gás ainda, pois acabou de lançar a Campanha da Som Livre na Televisão, que está tendo uma repercussão muito grande. Criar uma estrutura maior de shows, nós estamos evoluindo, contratando os iluminadores, os projetistas, comprando mais equipamentos, para o show ficar cada vez maior para terminar esse 2009 com um padrão realmente bem alto de qualidade e a Som Livre já chegou a fazer uma proposta de lançarmos um novo Disco que seria um elétrico, é nós estamos estudando aí a proposta, para não atropelar as coisas. Mas eu e o Guilherme já vamos começar a compor, o pessoal todo para ver se no começo do ano que vem já lança coisa nova.



O Vocalista Guilherme de Sá, foi o Produtor do CD e DVD Rosa de Saron Ao Vivo e Acústico, ele fala da importância do amor, dos bons sentimentos para realizar algo que se deseja muito.

Portal NetBabillons
Guilherme você que foi considerado o “máquina de fazer música”, foi o Produtor Musical do DVD Rosa de Saron Ao Vivo e Acústico, como foi para você esse projeto de tamanha importância?
Guilherme de Sá
Olha, desde que eu entrei na Banda tudo é um grande conhecimento, então eu sempre pude filtrar muito do que a gente fez e sempre caminhamos muito com nossas pernas desde o início da Banda, como a gente faz o que gosta você acaba sendo meio que o mentor das coisas. Eu tive a oportunidade de produzir tanto o Disco quanto o DVD Acústico que para mim foi uma experiência única produzir um DVD, foi muito trabalho, muito esforço, muito suor, mas também exigiu muito amor, quando você produz algum negócio não depende só de agenda, de tempo mas tem que colocar o seu coração no negócio, então conforme você coloca a sua disponibilidade e os seus sentimentos também mesmo que só produza o produto acaba sendo bacana, ele vem com uma carga sentimental boa. Para mim foi ótimo, mas eu ainda quero crescer como Produtor digamos assim (risos), mas por enquanto sou mais Rosa de Saron.

VEJA MAIS...



Foto: GMG
A Apresentadora do Portal NetBabillons, Ghianny Lopes Pereira entrevista a Banda Rosa de Saron, com mais de 20 anos de Carreira, os quatro amigos dizem que querem cantar tocar para o resto da vida.

Portal NetBabillons
Qual a influência da Religiosidade dentro da Banda?
Grevão
Ah é 100%, a gente costuma dizer que sem a Religiosidade a nossa música seria vazio solto em uma Rádio, um sussurro de um vento qualquer em qualquer terreno. Eu acho que o mais bacana das nossas músicas de fato é tocar a pessoas, para que ela pare e pense, nossa intenção não é ficar trazendo gente e ficar criando times novos, a idéia é fazer com que a pessoa enxergue que ela tem outras opções que ela não tem só aquilo que está sendo oferecido a ela durante o dia inteiro na TV, no Rádio e sim que existe uma outra opção, um outro caminho e o melhor de tudo é despertar... “Opa! O que está acontecendo aqui nesse Show”, aí no dia seguinte se a pessoa gostou ela vai atrás,vê o que aconteceu, ver o que o Rosa de Saron faz, com o que é envolvido. O que é muito legal são os e-mails que acabam chegando e é a verdadeira gasolina dessa combustão “Rosa de Saron” que são os e-mails das pessoas dizendo: “me acertei com o meu pai”, “me acertei com a minha”, “agora eu entendo o meu muleque”. Poxa isso é que faz com que essa Empresa, esse motor Rosa de Saron ande para frente.

Portal NetBabillons
Como é o contato da Banda com os Fãs, os Fã-Clubes?
Grevão
Cara, é quase que colado, é direto...tem coisa que a gente tem que pedir para eles: “dá de fazer tal coisa...” porque eles ficam em cima mesmo, mas Graças a Deus e até a nossa Comunidade no Orkut é super legal, acho que hoje está com 104.000 membros, a participação é muito bacana, muito unida e quando a gente consegue, quando dá a gente atende as pessoas depois dos Shows e isso tudo faz com que tenhamos um contato direto sem falar no Site e nos e-mails.

Foto: GMG
Perguntado pela Apresentadora, Ghianny Lopes Pereira a respeito do contato com os Fãs, o Baterista da Rosa de Saron, Grevão diz ser muito próximo, direto, quase que colado.

Portal NetBabillons
Qual a importância que a Internet tem hoje na Carreira da Rosa de Saron?
Rogério Feltrin
Muito, porque hoje a Internet a cada dia ganha mais força como veículo, hoje quem está fora da Internet, está fora do esquema. Tem que estar conectado, nós investimos em Internet muito cedo, desde 99 nós já tínhamos o Site, já estávamos ligados as tecnologias e de lá para cá ela cresceu muito e nosso Site é muito acessado, além das nossas páginas de relacionamento que as pessoas participam muito. Eu acho que a Internet possibilitou quando nós ainda não tínhamos acesso a nenhum outro tipo mídia, a chegarmos no Brasil todo, o Site já tem 250.000 acessos mês, então é muito bacana o alcance da Internet para a Rosa de Saron.

Portal NetBabillons
Falando em Internet, prova disso foi no Site Vagalume que a Rosa de Saron ficou entre os primeiros?
Rogério Feltrin
Isso mesmo, no mês de março foi a Banda mais acessada no Site Vagalume, que é um dos Sites mais importantes do gênero de letras e cifras e nós ficamos super felizes porque foram acho que 2 milhões de acessos em um único mês e isso é muito bacana, é muita gente, para nós foi surpreendente. Além dos vídeos no You Tube que são muito acessados, alguns com mais de 1 milhão de acessos, já tem vídeo com 3 milhões de acessos, então a gente sente isso de forma que a Internet é um bom termômetro para nós, dá de saber que as pessoas estão buscando por nosso trabalho.

Portal NetBabillons
O público da Rosa de Saron, os fãs são mais católicos ou se divide em questão de religiosidade e isso não influência?
Eduardo Faro
Está acontecendo uma coisa que nós estamos muito felizes, está muito diversificado, nós fizemos uma pesquisa no nosso Site e 27% do público que acessa lá são Evangélicos mesmo sabendo que nós somos Católicos, todo mundo acha que existe uma grande rixa mas nós estamos vendo que os públicos se misturam, se respeitam pra caramba, é uma coisa linda de se ver. Muita gente por causa da propaganda na TV que não tem religião nenhuma tem ido nos shows, tem gostado. O clima está bem tranquilo e é uma coisa que a gente sempre quis, porque a nossa mensagem não é muito explicita são temas para você debater e meditar na sua vida, não é um proselitismo religioso querendo converter alguém para sua Igreja. Então com isso, todo mundo que se interessa em se conhecer um pouquinho mais, em meditar um pouquinho da vida está se identificando com o nosso trabalho, estamos muito felizes com essa diversidade de público.

Portal NetBabillons
Um sonho a ser realizado?
Guilherme de Sá
Toda vez em que você realiza um sonho, você tem que tomar cuidado para ter outro (risos), e não deixar a sua vida vazia! Nós gostamos muito do que fazemos e somos muito amigos, temos um relacionamento na estrada muito bom. Eu acho que não importa por quais caminhos que a gente siga, o bacana é você fazer isso até você envelhecer. Então se você falar assim: “eu quero ter uma mansão, eu quero ter um carro, eu quero ter respeito...”, isso são coisas muito vazias. Embora isso seja o sonho de muita gente ter uma estabilidade financeira, as vezes muita gente tem estabilidade financeira e não tem nada na vida, não é nada, não é feliz e nós queremos continuar sendo felizes a gente trabalha e rala pra burro, mas a gente quer continuar nessa vida até a gente cansar ou que a gente não se canse (risos). Mas, eu acho que um sonho da Rosa de Saron é que continue sendo Rosa de Saron por muito tempo, é diferente de você pegar cada integrante e perguntar: "qual sonho ele tem?" Eu acho que o sonho comum da Banda é esse, onde quer a gente toque, onde quer que a gente vá, há porta que se abre, há porta que se fecha e que tudo isso faça parte de um projeto, certamente divino e nós estamos abraçando qualquer coisa com tanto que nós quatro continuemos amigos (risos), está ótimo.

Foto: GMG
Para o Vocalista, Guilherme de Sá sonho quando você realiza um já tem que existir outro, para não deixar a vida vazia e quando indagado pela Apresentadora Ghianny sobre a possibilidade de um dia cantar para o Papa, Guilherme diz que apesar da responsabilidade seria uma grande conquista, mas que gostaria que o Papa gostasse do som da Rosa de Saron.

Portal NetBabillons
A Rosa de Saron que leva a palavra de amor, a palavra divina com alegria de viver ao público, cantar para o Papa seria um sonho a se realizar?
Guilherme de Sá
É uma responsabilidade muito grande, o rock é uma coisa muito complicada (risos), a gente pode cantar para ele desde que ele goste da nossa música, senão não adianta nada (risos). Seria uma coisa muito bacana, ir para Roma e ter acesso ao Papa porque você é de uma Banda, então por exemplo tem os próprios veículos católicos que as pessoas vão para Roma e eles chegam e são recepcionados pelo Papa, beijam a mão do Papa. Nós sempre fomos fãs de João Paulo II e continuaremos sendo fãs dos demais Papas, assim como o Bento XVI agora, pois temos que admirar as pessoas que nos orientam. Seria uma coisa muito bacana (risos), mas eu gostaria que ele gostasse.
Rogério Feltrin
Mas foi por um triz que a gente não realizou o sonho com a vinda do Bento XVI ao Brasil no Encontro com Jovens no Pacaembu, foi cogitada a possibilidade de a gente tocar só não rolou porque não se conseguiu adequar à programação do Evento, ficou apertado e aí acabamos ficando de fora, mas foi por um triz mesmo nessa vez, quem sabe de uma próxima.
Guilherme de Sá
Já pensou a gente tocando e ele conversando com o Cardeal do lado, tira esses caras daí (risos).

Portal NetBabillons
Entrando um pouco na intimidade porque o público feminino sempre gosta de saber, são solteiros, casados tem filhos?
Grevão
Graças a Deus sou casado e muito bem casado, com uma esposa maravilhosa, parceira, companheira, bom eu estou sempre fora e só dois dias por semana em casa e a gente acredita que ela está junto da gente (risos), não é brincadeira é muito bacana e desse relacionamento saíram duas meninas lindas uma de 10 e outra de 7 anos, que é a minha base, a minha casa. Família e tudo e tudo é pouco, porque a hora que você trupica é lá, a hora que você cresce é lá, a hora se que conquista uma base é lá, então Família acho que seria o melhor remédio para qualquer tipo de doença.
O Guilherme casa agora em outubro (risos), não o Guilherme já vai ficar noivo mas é uma surpresa não pode contar (risos), o Rogério já é casado há 4 anos e o meu amigo Eduardo Faro também é casado um tempão e para o próximo ano vem um presente novo.


Rosa de Saron com um público não só de Católicos tem abraçado todas as Religiões, consquitado cada vez mais Fãs.

Site Oficial da Banda Rosa de Saron:
www.rosadesaron.com.br

Portal NetBabillons, 17 de Abril de 2009.

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal.
Rosa de Saron
Banda Pop Rock