Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageado
Oswald Berry
Coreógrafo da Xuxa Produções e da Rede Globo

Perfil

Oswald Berry, um ser humano sensível, emotivo, criativo, dedicado a sua performance e aos seus compromissos profissionais, perfeccionista, atento aos detalhes do conjunto coreográfico dos shows e dos programas.
Um uruguaio de coração brasileiro.
Vive no Brasil e fulgura nas produções da Rede Globo de Televisão, uma das maiores do planeta e está ao lado de Xuxa Meneghel e Marlene Mattos fazendo parte integrante do staff de elite da Globo.

Uma carreira de êxito com muita competência e doação
Montagem GMG.
Berry ao lado de Xuxa, quando ultimavam detalhes da produção do Filme Requebra.

Entrevista

Portal NetBabillons
Oswald sua carreira artística iniciou quando ?
Oswald Berry
Nasci numa pequena cidade chamada "Colônia Suíça", no Uruguai, de onde sai com 15 anos para fazer teatro amador em outra cidade um pouco maior. Depois fui para a Capital (Montevidéu) onde estudei e me formei em teatro e dança, na Escola Nacional de Dança do Uruguai. Profissionalmente fiz minha estréia com 19 anos, aproximadamente, tanto no teatro como na dança. Mas sempre tive vontade e tendência para a área artística desde que tenho memória. Quando tinha 11 anos eu achava que queria ser padre e estudei durante 04 anos em um colégio interno. Depois descobri que não era isso o que queria. Todo o ritual que envolve a Religião Católica me atraía, ou seja, já tinha uma grande curiosidade artística e não sabia, mas hoje eu sei que Padre não seria a minha opção de vida.

Portal NetBabillons
Há quantos anos trabalha com a Xuxa, na Rede Globo?
Oswald Berry
Conheço Xuxa há 17 anos e trabalho com ela há 15 anos na Rede Globo.

Portal NetBabillons
Qual foi o momento profissional mais emocionante ao lado da Xuxa?
Oswald Berry
Como falei anteriormente convivo com a Xuxa há 15 anos e conheço o lado "pessoa" e o lado "profissional" e tenho o privilégio de ter compartilhado muitos momentos emocionantes, escolher ou descrever um só momento é uma coisa muito difícil e talvez injusta. Trabalhar com uma artista como ela , além de responsabilidade, é, com certeza, um caminho cheio de emoções.

Portal NetBabillons
Se você não fosse coreógrafo, o que gostaria de ser ? Por quê ?
Oswald Berry
Eu gosto muito de tudo o que envolve arte, criatividade e pessoas, eu acredito que, com o tempo meu caminho seja a direção. A direção de um Espetáculo ou um evento engloba tudo o que gosto, inclusive a psicologia.

Portal NetBabillons
Qual o seu signo? Você acredita em horóscopo?
Oswald Berry
Nasci no dia 23 de outubro de 1956, portanto, o meu signo está um pouco dividido entre Libra e Escorpião. Eu me identifico mais com o signo de Libra.
Acredito que as pessoas nascem com a influencia do seu signo, ou seja, as pessoas do mesmo signo podem ter características similares.
Não tenho hábito de ler horóscopo, mas já fiz ler minha mão, fiz numerologia e mapa astral, e foi ótimo.

Portal NetBabillons
Você é místico? Qual sua religião? Acredita no mundo invisível ? Já viu algo extra-terreno?
Oswald Berry
Se gostar muito de incenso, velas, ter duendes e magos espalhados pela casa é ser místico, então eu sou.
Minha formação religiosa, como já falei , é Católica, mas hoje em dia gosto muito dos ensinamentos de Allan Kardec porque responde bastante as minhas perguntas.
Não sei se existe um "Mundo invisível", mas, sei que as pessoas que amamos em "Vida" continuam nos protegendo após a morte, de uma forma ou de outra.
Eu tenho eventualmente sonhos muito significativos, com trabalhos, com pessoas e às vezes até com situações. Não vejo isto como "Extra Terreno" e sim que o Universo conspira a favor de determinadas situações e as vezes com um alerta ou aviso.

Portal NetBabillons
Qual a coreografia mais complexa e trabalhosa que já dirigiu?
Oswald Berry
Cada trabalho, cada coreografia, tem suas dificuldades, é obvio que, tecnicamente falando, existem trabalhos em que as dificuldades são menores. Mas para falar de alguns trabalhos citaria os shows da Xuxa ao vivo, o filme Requebra, comissão de frente de Escola de Samba, TV ano 50 (TV Globo), chegada de Papai Noel no Maracanã e o Desfile de Encerramento da minha Oficina de Manequim. Enfim, poderia falar de muitos outros trabalhos porque não sei trabalhar sem me envolver, portanto, cada trabalho é feito com amor e dedicação, por mais simples que ele seja.

Portal NetBabillons
Oswald cite 3 mulheres e 3 homens que na sua opinião mais se destacaram no mundo artístico brasileiro no ano 2000 ?
Oswald Berry
ROSELI RODRIGUES, que é uma das Coreógrafas mais talentosas que o Brasil possui, ela tem o poder de emocionar sempre nos seus trabalhos.
MARIETA SEVERO, que voltou para TV. Mostrando mais uma vez o seu talento.
SANDY, que esta crescendo cada vez mais, em todos os sentidos e com um carisma incrível.
LUIGI BARICELLI, que além de uma pessoa do bem teve a oportunidade de mostrar o seu talento.
JUNIOR, que surpreende a cada dia com seu talento e carisma, tanto dançando como tocando instrumentos.
GUGA, porque na sua arte, ele é o melhor do Mundo. Acrescento o FLÁVIO SILVINO, que dá uma lição de vontade viver.

Portal NetBabillons
Indique uma mulher e um homem, modelo de ser humano do ano 2000 ?
Oswald Berry
DORA ANDRADE, do projeto "EDISCA" de Fortaleza, que através da Dança resgatou inúmeras crianças condenadas em princípio à marginalidade.
DANIEL (filho do BETINHO), por ter levado à frente um projeto tão importante e humano como é o de dar mais esperança a uma população numerosa e bastante carente.

Montagem GMG
Oswald Berry, recebe a homenagem especial
do Canal Gente Importante, do Portal NetBabillons.

Portal NetBabillons
Oswald o que você ainda não conseguiu realizar em especial na sua vida ?
Oswald Berry
Eu sou uma pessoa que sempre quer mais, ou seja, sempre haverá alguma coisa a ser feita ou ser conquistada. Um dos meus grandes sonhos é ter um Centro Cultural, com cursos de dança e Escola de Manequins e Modelos, outro é montar um grande espetáculo de Teatro e Dança, espero poder realizar estes sonhos algum dia.

Portal NetBabillons
Passe um conselho a jovens bailarinos que pretendem seguir carreira ?
Oswald Berry
Ser um bailarino (como em qualquer profissão) requer muita disciplina , dedicação e dor física. Estudar, se informar e ver trabalhos de outras pessoas, também ajuda a criar uma personalidade artística.
Quem abraçar a carreira de bailarino deve saber que encontrará muitas barreiras, mas essas mesmas barreiras depois de vencidas, se transformarão em maturidade e experiência.

Portal NetBabillons
Sendo você um expert do mundo da dança, como você vê o Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina ?
Oswald Berry
Em primeiro lugar obrigado pelo elogio de "Expert", tive uma boa formação, batalhei muito e tive muita sorte, mas ainda falta muito.
Com relação ao Festival de Dança de Joinville posso falar com conhecimento, já que no ano de 2000 fui convidado para dar aulas e ser jurado. Eu considero o Festival como um termômetro para ver o que está acontecendo na dança no Brasil. E isso é muito bom. Além de ter a possibilidade de dar aulas ou julgar trabalhos de pessoas que vem de todos os cantos do País, existe o encontro dos profissionais da Dança não só do Brasil, como do exterior com os quais podem se debater pontos de vista, e isto enriquece os nossos conhecimentos. O Festival merece todo o apoio possível, para que a cada ano cresça, como vem acontecendo.

Portal NetBabillons
Oswald qual o grupo de dança que você indica para os shows do Rock in Rio Por um Mundo Melhor ?
Oswald Berry
O Brasil é um grande Produtor de Grupos de Dança nos mais diversos estilos, mas para caso específico do Rock in Rio indico, sem dúvidas, o "Dança de Rua do Brasil" de Santos-SP, que tem a excelente direção de Marcelo Cirino. É o Grupo mais representativo, competente e que se encaixa perfeitamente nesse grandioso evento.

Portal NetBabillons
No Brasil o que mais lhe chama a atenção com referência ao povo ?
Oswald Berry
O povo brasileiro em geral é muito alegre, solidário, muito expressivo e de um ritmo musical incrível. Eu tenho bons amigos espalhados por todo o Brasil, e sempre sou muito bem recebido em todos os lugares, o brasileiro é muito hospitaleiro, criativo e bonito. Adoro o Brasil!!

Portal NetBabillons
Quando você veio para o Brasil, imaginou por algum momento que iria trabalhar em uma das mais importantes redes de televisão do planeta?
Oswald Berry
Não. Nunca pensei nem planifiquei trabalhar em TV, até porque eu venho de uma formação Clássica, dancei com Orquestra Sinfônica, enfim, outra linguagem, e quando fui convidado por Xuxa e Marlene Mattos para trabalhar em televisão tive que fazer
uma re-leitura de tudo o que havia aprendido, a TV é outra linguagem, e eu aprendo a cada dia., nada acontece por acaso, e o presentão que Xuxa e Marlene me deram, de trabalhar com elas na TV Globo durante todo este tempo, sem dúvidas modificou minha vida. Eu tenho Orgulho de trabalhar com pessoas de sucesso e em uma das redes de Televisão mais importantes do Mundo.

Portal NetBabillons
O que você espera em linhas gerais do próximo Milênio?
Oswald Berry
A tendência dos próximos tempos é cada vez progredir mais em todas as áreas, gostaria muito de ver os avanços principalmente da Medicina, curas para o câncer, meningite, AIDS e todas as doenças que se alastram dia a dia. Encontrar soluções para os graves problemas sociais e por último gostaria que as pessoas não deixassem de se falar olho no olho. E mais do que tudo é a humanidade voltar a ter fé na palavra, uns dos outros.

Portal NetBabillons
Deixe as suas impressões sobre o que você achou do Portal Net Babillons ?
Oswald Berry
Achei o portal eclético, informativo e atual, e me sinto muito orgulhoso por ser convidado para participar do Canal "Gente Importante". Isto me faz sentir "Importante".

Muito Obrigado,
Boa Sorte!
E até um próximo encontro.

 

 

Portal NetBabillons, 08 de Janeiro de 2001.

 

 

Página inicialVolta ao índice.