Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.

Perfil

Edson Busch Machado, nascido em 1952, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Presidente da Fundação Cultural de Joinville. Presidente do Instituto Festival de Dança de Jonville. Membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura. Graduado em Comunicações Sociais pela UFPR, frequentou a Escola de Belas Artes do Paraná, Pós Graduado em Educação Fundamentada da Arte. Cursos de cinema, televisão, fotografia, jornalismo, artes visuais, literatura, marketing, museologia. Foi professor de desenho, pintura, história da arte, publicidade e propaganda. Primeiro diretor do Museu de Arte de Joinville, diretor do Clube de Cinema e presidente da Associação dos Artistas Plásticos. Diretor do Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, Museu de Arte de Santa Catarina e Superintendente para assuntos técnico-culturais da Fundação Catarinense de Cultura. Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em Curitiba. Curador de Exposições e membro de juri de Salões Oficiais. Artista Plástico com mais de 300 exposições no Brasil e no exterior.

Entrevista

Portal NetBabillons
O Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, alcançou grande êxito no cenário nacional, o que tem sido feito para projetá-lo internacionalmente?
Edson Bush Machado
O Estado de Santa Catarina se projeta em todo o Brasil na área da cultura muito devido ao Festival de Dança de Joinville, um referencial importantíssimo à bailarinos, coreógrafos, professores, estudantes, profissionais e especialistas na arte de dançar. Graças ao alto nível de suas atrações, ao grande número de participantes, à criteriosa organização executiva, à diversidade de suas ações didáticas e sociais, o nosso Festival de Dança tem despertado a atenção das principais instituições e entidades ligadas a dança em todo o mundo, assim como às companhias internacionais que buscam aqui se apresentar. Há três anos distribuímos regulamentos trilingues e mantemos contatos com os mais diversos eventos artísticos de dança em diversos países, proferindo palestras e trocando experiências.

Portal NetBabillons
Qual é a sua opinião sobre a Escola de Ballet do Teatro Bolshoi, em Joinville-SC?
Edson Bush Machado
A Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil é a única fora de Moscou e completará em 17 de março, um ano de atividades com dezenas de alunos bolsistas da rede municipal de ensino.
Sua criação foi fundamentada na projeção e credibilidade do Festival de Dança.
Quando os russos viram este potencial aqui vieram se instalar, a convite do Prefeito Luiz Henrique da Silveira.

Portal NetBabillons
O Festival de Dança de Joinville é efetivamente um dos maiores eventos culturais da América Latina. Por que a Comissão Organizadora do Festival ainda não abriu negociação com as maiores redes de televisão, visando uma projeção mais globalizada, intensificando as oportunidades culturais, turísticas e comerciais para Joinville e Santa Catarina?
Edson Bush Machado
Com a criação do Instituto Festival de Dança de Joinville há três anos, demos um grande salto na organização deste evento consolidando sua prioridade de produto artístico e cultural e ao mesmo tempo abrindo significativos espaços na área do turismo, no marketing e de negócios. A mídia é apenas um destes fatores.

Portal NetBabillons
Quais os projetos especiais da Fundação Cultural de Joinville, para os próximos anos?
Edson Bush Machado
A Fundação Cultural de Joinville desempenha atividades nos mais diversos segmentos das artes, do conhecimento, do comportamento, das idéias, da ação cultural em sua cidade, estado e país. Com os novos equipamentos que temos em mãos - Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado, Complexo Cultural Antártica, Rádio e TV Educativa, etc... - continuaremos a desenvolver um trabalho diretamente ligando comunidade à classe das artes plásticas, música, poesia, literatura, dança, teatro, artesanato, design, cinema, patrimônio histórico, fotografia, museologia e outros.

Portal NetBabillons
Qual foi a sua experiência mais emocionante, no século XX?
Edson Bush Machado
Toda minha vida se passou no século XX e sempre estive envolvido com o ato criador, arte, portanto emoção à flor da pele, sempre.

Foto: GMG.
A elegância de Edson Busch Machado, uma das pessoas mais importantes do cenário cultural da América Latina.

Portal NetBabillons
O que falta no ritmo da evolução do Brasil, na área de cultura?
Edson Bush Machado
Ah, é preciso mais seriedade. Poucos governantes fazem da cultura a prioridade para a população.
Joinville é exceção nestes últimos anos. É exemplo para o Brasil.

Portal NetBabillons
A seu ver, que perfil deve ter um Ministro da Cultura?
Edson Bush Machado
Um Ministro da Cultura deve ter um perfil de artista, com muitas doses de loucura para dialogar com seus pares.

Portal NetBabillons
Em sua opinião, o que falta para os artistas plásticos brasileiros se motivarem para produzir e comercializar mais as suas obras?
Edson Bush Machado
Esperança no mercado.

Portal NetBabillons
Não seria de fundamental importância para o Artista, a iniciativa privada instituir a criação de uma Bolsa de Arte do Brasil ou uma Casa de Leilões de Arte do Brasil?
Edson Bush Machado
Creio que a parceria com a iniciativa privada seja de fundamental importância para o desenvolvimento cultural, social e econômico de um povo. A sociedade ideal se constroe com a soma de todos os valores.

Portal NetBabillons
A Arte é um produto especial, como qualquer outro produto especial. Você acha que a cultura brasileira assimilou essa evolução ?
Edson Bush Machado
Acho sim que nossa cultura é constituída por expressivos ícones da arte. A cultura é inerente ao homem, em todas as castas sociais. Produto especial é tanto a intervenção urbana quanto o autêntico folclore.

Portal NetBabillons
Você é um artista plástico sério, inovador, criativo e consagrado. A que se deve a sua ausência nas artes plásticas, nos últimos anos ? Existe algum projeto de exposição individual em andamento?
Edson Bush Machado
Há alguns anos optei por trabalhar com o coletivo, seja na administração ou animação ou ainda agitação cultural, dirigindo o Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, coordenando os museus do Paraná ou ainda na presidência da Fundação Cultural de Joinville e do Instituto Festival de Dança. Como a alma do artista nunca morre, faço esboços nas entrelinhas.

Portal NetBabillons
Cite 3 artistas plásticos brasileiros de projeção nacional ou internacional em sua opinião?
Edson Bush Machado
Três catarinenses bons no seu tempo: Elke Hering, Juarez Machado e Luiz Henrique Schwanke.

Portal NetBabillons
Quais as principais mudanças na humanidade, que você espera para o século XXI?
Edson Bush Machado
Será um século de mudanças. A nossa geração é a principal responsável. Nós é que temos que provocar estas mudanças, estas transformações na vida de cada um, consequentemente nas civilizações.
Espero que a arte seja um destes grandes agentes.

Portal NetBabillons, 12 de Fevereiro de 2001.

Página inicialVolta ao índice.

Homenageado
Edson Busch Machado
Presidente da Fundação Cultural de Joinville-SC