Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Eduardo de Miranda
Dudu Miranda
Diretor do Programa Zorra Total da Rede Globo

Perfil

Eduardo de Miranda, Carioca da Gema, nascido no Bairro de Botafogo no Rio de Janeiro. O início de sua trajetória foi com muita dificuldade, sua família era de classe média e passou por alguns momentos bastante difíceis para chegar onde hoje está.
Atualmente Dudu Miranda vive a Fábrica dos Sonhos onde realizou-se profissionalmente, é um super-ativo Diretor do Programa Zorra Total da Rede Globo de Televisão. Êxito é o que não lhe falta por competência, vivacidade e muito amor pelo que faz.
Dudu é pai de uma linda garotinha de 8 anos de idade, Pai este que vive paparicando a pequena carioquinha da gema.
O importante em um homem como Dudu é que ele tem a consciência e a consideração de nunca esquecer aquelas pessoas especiais que lhe deram oportunidades e que lhe ajudaram a crescer.
Um homem de televisão, excelente profissional tem um coração do tamanho do mundo é espiritualizado, acredita fortemente na evolução individual das pessoas e muito mais ainda, na energia cósmica de Deus. Ele é muito bem-humorado, vive tirando graça de tudo e de todos mas sabe ser sério quando profissionalmente é exigido.
Com apenas 39 anos já tem uma história de vida recheada de norteios por outros Países, sempre aquilatando o seu Curriculum e fazendo das Celebridades grandes amigos.

Entrevista

Foto: GMG
Nosso Convidado e Homenageado, Eduardo de Miranda concede entrevista exclusiva para a Apresentadora do Portal NetBabillons, Ghianny Lopes Pereira. Apesar de acostumado a ficar por de trás das camêras Dudu se sentiu super a vontade com a nossa Equipe.

Tudo ótimo, é um prazer estar aqui, obrigada pela oportunidade. Estou sendo muito bem recebido aqui, estou relaxadão e preparado para a Entrevista, porque é complicado, como você falou, eu fico por trás das câmeras e agora estar aqui, meio aqui no front da lente (risos) e poderia me causar um certo transtorno, mas que foi totalmente quebrado por vocês, obrigado por me receberem tão bem.

Portal NetBabillons
Fale do início da sua Carreira?

Dudu Miranda

Sou um Profissional de Televisão.Comecei fazendo Televisão através de um estágio que eu ganhei, fiz um concurso de redação que o tema era Televisão e aí arrumei um estágio num Programa Jovem que tinha na Record, do Rio de Janeiro e nesse estágio tive contato com todos os aspectos, era um Programa independente então, eu de cara, já vi como era escrever, gravar, editar, exibir e me apaixonei pelo business, pela atividade áudio visual e aí passei a direcionar a minha vida para isso. Comecei a estudar, cursos dos mais diversos de edição, câmera e produção. Consegui ingressar na TV Globo aos 18 anos fazendo produção de um Projeto novo, era o cargo mais baixo de produção fazendo um Programa que hoje em dia é conhecido como Domingão do Faustão, mas era um outro Projeto, com um outro Apresentador e a partir daí com a entrada na TV Globo a paixão por essa profissão se intensificou, eu tive um período depois de ter feito cerca de 150 Programas do Fausto que foi um período de 3 anos, 2 anos e pouco eu sai do Brasil, onde estudei Televisão também. Estudei na Escola de Áudio Visual de Madri, fiz alguns cursos em Los Angeles e Nova York e voltei para a TV Globo no ano de 95 onde dei início a um Projeto com a Marlene Mattos chamado Planeta Xuxa, foi um Projeto que durou 5 anos no ar até 2002, depois trabalhei com alguns outros Diretores, fiz um Reality com o Boninho, Márcio Trigo no Fantástico, fiz o Sitio do Pica-Pau Amarelo com Direção do Carlos Manga e hoje em dia eu dirijo o Programa Zorra Total que é o humorístico de sábado, um Programa bem divertido que vocês devem conhecer (risos).

Portal NetBabillons
Essa consciência de você fazer parte do Maior Império da Comunicação das 3 Américas, mexe muito com sua cabeça?
Dudu Miranda

Olha, eu acho que essa grandeza que você cita da empresa, ela se traduz um pouco na audiência que tem, então eu tenho a consciência da responsabilidade do que é dirigir um Programa com um acesso, uma audiência enorme como o Zorra Total, você está atingindo do Iapoque ao Chuí milhões de pessoas, então isso não me intimida, não me amedronta, até me estimula, acho que a grandeza da empresa se faz com a grandeza das decisões que a gente tem, a empresa somos nós. Então acho que é um grande estimulo no meu caso, você entreter e fazer rir um País tão grande, tão carente de riso como o Brasil, me estimula esse alcance todo (risos). E eu fui criado ali, são 20 anos de empresa, meio que me acostumei, acho que os corredores da TV Globo me educaram bem e muita gente que você não vê é responsável por esse sucesso que você vê, então temos uma equipe muito boa, ninguém faz nada sozinho, eu acho que você dividir esse mérito com todas aquelas pessoas, desde a que vare o estúdio, a que bate o martelo; o acumulo somatório da dedicação de todas as pessoas é que faz a solidez da força da TV Globo. A gente olha para o lado e vê que estamos com os melhores e com as pessoas que realmente amam esse oficio, então fica fácil, a gente divide o peso para cada um desses, aí fica levinho para a gente. (risos)

Portal NetBabillons
O Schermam que é um dos mais brilhantes Diretores da Rede Globo; ele está para você mais como um profissional ou como um Paizão?
Dudu Miranda
É 50% cada, a oportunidade de conviver com um homem de Televisão da envergadura do Schermam que veio da Rádio, que viu toda a implementação da Televisão no Brasil e que esteve por trás de inúmeros sucessos, revelou incomensuráveis Artista desde Xuxa até Lady Kate, fora os tantos outros profissionais das mais diversas áreas que foram literalmente apadrinhados pelo Schermam, eu me sinto honrado e feliz de ter tido e ter até hoje um professor, um amigo. No meu aniversário passado ele falou que nós éramos amigos e eu gostei disso e acho que essa amizade é um pai/amigo, um profissional/amigo é uma coisa única e nada é por acaso e talvez o alicerce mais forte da minha influência profissional seja o Schermam, é amor e admiração por ele.

Foto: GMG
Eduardo de Miranda afirma a Apresentadora, Ghianny toda a sua estima pelo Mestre Dr. Roberto Irineu Marinho, e diz que ele ainda está vivo em sua memória.

Portal NetBabillons
A falta do Mestre Roberto Irineu Marinho dentro da Organização Globo, mudou muito a filosofia da Casa?
Dudu Miranda

Eu acredito que a gestão do Dr. Roberto, a presença, a figura do Dr. Roberto ela é inspiradora para nós até hoje. Imagino dentro das minhas crenças que o Dr. Roberto ainda esteja atuando dentro da TV Globo, porque eu passo todo dia ali, em frente a Portaria 3 e vejo a estátua dele e comprimento a estátua, acho que se tivesse alguma câmera escondida, iam me taxar de louco, porque eu acredito que ele esteja vivo.
Agora ele administrava a Televisão, o Jornal e todo o Grupo Globo com uma competência impar, ele foi o Fundador é o Patriarca, mas ele soube se cercar muito bem, soube delegar muito bem essa função, principalmente para os filhos. A Família Marinho ainda é presente, até hoje dentro da Presidência da Empresa e das Empresas que fazem parte do Holding que é esse grande Grupo da TV Globo. Eu acredito que isso seja uma perpetuação da idéia, da ideologia do Dr. Roberto e acho que se a Globo continua sendo a Líder, a número 1, como ela foi mediante a administração do Dr. Roberto de alguma maneira isso se traduz como a continuidade do trabalho dele, acredito que não haja uma grande diferença porque nós continuamos lá no topo.

Portal NetBabillons
Quanto a polêmica sobre a participação de Ex-BBB’s concorrendo com Atores Profissionais nos quadros do Zorra Total ou em outros programas da Rede Globo, como você vê isso?
Dudu Miranda
Olha, vamos lá. Eles participam na maioria das vezes como eles mesmos, são raros os casos onde eles vão interpretar uma pessoa que não seja eles mesmos. O Marcelo vai lá como Marcelo, o Alemão como Alemão, a Pink vai como a Pink e por aí vai. Quer dizer a Pink e o Bambam até que tiveram personagens, mas na maioria eles vão como eles mesmos. Um Ator é uma pessoa que se prepara uma vida inteira para exercer essa função, tem um back-ground que o capacita a fazer aquilo, um BBB está aproveitando um momento de exposição e de fama, é uma Celebridade de 15 minutos de fama como previu Andy Warhol, então o Ator ele se perpetua pela profundidade que se dedica ao oficio. Um BBB às vezes não está querendo aquilo, ser Ator, ele pega onda, trabalha numa empresa de gastronomia, trabalha de comissário de bordo ou é lutador, então eu acho que ele está colhendo ali os louros da fama que não deixa de ser os 15 minutos de fama, você vê que com exceção da Grazi, da Sabrina Sato, que tiveram uma longevidade. A Grazi eu acho que sempre foi Atriz e não sabia, porque ela é maravilhosa, ela através do BBB conseguiu acessar a Globo e dentro da Emissora teve uma chance e com muita competência mostrou que merecia ter outras e está tendo até hoje e isso não me incomoda, acho que quem deve ficar mais incomodado devem ser os Atores, mas eu aconselharia eles a não se estressarem tanto porque se eles se dedicaram profundamente ao oficio, vão ter a oportunidade do seu reconhecimento e o BBB ele está ali pegando carona numa exposição recente, geralmente eles fazem essa participação logo após terem saído da casa, é perfeitamente aceitável e digerível, você acabou de ver o cara na casa e de repente a gente pega para fazer um esquete, de repente explorando uma personalidade que ele teve na casa. Eu me lembro o Cowboy, foi fazer uma participação como um Cowboy mesmo, a gente construiu um Saloon para ele, um cenário temático e ele fez um vilão e na casa era sido como um vilão, enfim não vejo motivos de preocupação para ninguém.


Profundo admirador de Augusto César Vanucci, Eduardo de Miranda não deixou de citar também Marlene Mattos e Maurício Sherman, pessoas dignas de uma Homenagem dele.

Portal NetBabillons
Três Personalidades que sejam dignas de uma Homenagem e por quê?
Dudu Miranda
Primeira e até hoje presente em minha vida apesar de não estar mais entre nós fisicamente, Augusto César Vanucci o maior homem que eu conheci na vida e o maior homem de televisão que conheci em minha vida, então só em ter esses dois títulos não teria como ficar fora desta lista. Maurício Sherman, maestro, soberano, cavalheiro, erudito, homem de coração enorme, homem de humor refinado, um homem sofisticado, uma influência Pai. Marlene Mattos ousada, empreendedora, amiga talentosa, dedicada, símbolo, uma mulher que deveria uma estátua, uma mulher que assistia televisão por uma fresta e se tornou uma das maiores Mulheres da Televisão Brasileira de todos os tempos, uma mulher de fé, fé na Mãe da Água, ela sabe o que isso quer dizer e a Mãe da Água não abandonou, a conduziu para este brilhante caminho de sucesso, Brasileira Ilustre não só pela lista da Forbes de bem sucedida como uma grande Matriarca, grande pessoa que é e sempre será, essa lista aí esta fechada.

VEJA MAIS...

 

Foto: GMG
Eduardo de Miranda simpático, extrovertido, profissional e muito bem humorado, também não poderia ser para menos sendo Diretor do Programa Zorra Total da Rede Globo.

Portal NetBabillons
O que mudou nos Programas Humorísticos desde a década de 80 em relação aos atuais?

Dudu Miranda

Olha, eu não tenho, talvez, muita envergadura para falar isso, mas eu tiraria o Brasil como um celeiro de humor, a televisão retrata isso de uma maneira bastante democrática acho que você pode falar que esse tipo de humor que o Zorra Total faz sempre existiu, por ser um humor de bordão e ter características que já haviam sendo feitas já há algum tempo e ao mesmo tempo você pode ver como um Programa super inovador, a gente acabou de citar milhares de nomes de pessoas que vem trazer uma modernidade, uma vanguarda para essa maneira já estabelecida de fazer humor, então você tem aí um paradoxo e você tem exemplos de Programas de Humor de sucesso, incríveis como: Casseta e Planeta, A Grande Família no seu remake, o próprio Pânico é super divertido. Acho que o Brasil tem essa tradição de uma linha de Comedy Show forte, Toma Lá, Da Cá, tem tanta coisa legal na TV para te fazer rir, eu acho maravilhoso, acho que espelha o bom humor do nosso povo, a televisão é um retrato. A gente faz rir, gosta de rir, faz chorar e aí temos todo um patamar de talento dramatúrgico, a nossa televisão é fantástica, muito rica, maravilhosa!

Portal NetBabillons
Em sua trajetória profissional qual o trabalho mais marcante?

Dudu Miranda

Tem tanta coisa...Mas eu acho que o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que fiz em 2006, Prêmio Arquidiocese do Brasil, Destaque Televisão. Primeiro que eu assisti o Sítio do Pica-Pau Amarelo quando era criança, então de alguma maneira todo aquele universo, aqueles personagens, estavam na minha cabeça e Monteiro Lobato, um Brasileiro incrível, o envolvimento com aquele elenco, com a direção de Carlos Manga, que é o 4o. da minha lista de Homenageados, um Diretor incrível. Ulysses Cruz um Maestro, uma influência de peso na minha vida, um homem equilibrado, como Profissional de ponta, como Diretor de Ator, conhecedor do universo do Ator, poliglota do Ator, fala a língua de todos os Atores. Acho que essa temporada do Sítio nunca vai sair do meu coração, não pelo Prêmio que conseguiu, mas pelo convívio único com pessoas e personagens de um valor inestimável para mim. Passa um filme na minha cabeça, é como se pegasse todas essas fitas e desse um play e é até um pouco difícil você selecionar o que foi de melhor, quem é mais importante, porque são tantas coisas legais, tantas pessoas incríveis que a gente já encontrou e situações maravilhosas que já vivi nesses 20 anos, mas é isso que a gente carrega daqui (risos), caixão não tem gaveta, então você leva o que você viveu, o que viu e sentiu, isso ninguém te toma.

Portal NetBabillons
Você é um dos Diretores do Zorra Total, diga-nos quem pode ser classificado como Revelação dos últimos tempos?

Dudu Miranda

(Risos)...Eu cometeria uma injustiça em citar apenas um nome, tem muita gente... Samantha Schmütz que é o Juninho Play todo mundo sabe, Katiuscia Canoro é a Lady Kate, fabulosa! Marcius Melhem e Leandro Hassum, os seguranças, Nelson Freitas, Maria Clara Gueiros, olha a lista é infinita, é um elenco de primeira. Aí é que você percebe a assinatura do Sherman, porque ele foi responsável por todas essas contratações e conceituações de esquetes de personagens, só um grande homem teria sensibilidade para arriscar tanto e acertar tanto com essas tentativas, eu acho o Zorra um celeiro de revelações, como o Schermam, por onde andou sempre foi e volto a dizer é a assinatura do Sherman, em revelar.


Dudu, fala da infinita lista de Atores Revelação dentro dos quadros do Zorra Total e afirma que essas contratações certeiras são obras do seu amigo o Diretor, Maurício Sherman.

Portal NetBabillons
E na gastronomia quais suas preferências?

Dudu Miranda

Eu sou um afixionado por frutas e legumes, adoro os mais variados sucos e as diversas saladas. Agora adoro a comida japonesa, uma massa, amo pizza, doce, bolo. Olha, literalmente tem doce, eu estou atacando e quanto a culinária brasileira quanto mais viajo pelo Brasil mais eu me encanto, com a comida mineira, com o churrasco gaúcho, com os temperos do nordeste, é um País incrível. Eu não gosto da palavra eclético, mas acho que falando de comida eu abro o leque, é importante você abrir a mente para aprender, a gente morre aprendendo (risos) então não consigo me limitar muito, porque sei que vou virar a esquina e vou me surpreender com algo, acho que diversificar te ajuda a ser feliz! Se o cheiro for bom, o aroma for bom, eu vou lá e PEY! (risos)

Foto: GMG
Fã da Atriz Samantha Schmütz que interpreta o personagem Juninho Play no Zorra Total, o Diretor Eduardo de Miranda perguntado sobre suas preferências na gastrominia, diz: Se o cheiro for bom, o aroma for bom, eu vou lá e PEY! (risos)

Portal NetBabillons
Já que você diz que pode surpreender na próxima esquina, conte-nos o que mais lhe surpreendeu aqui em São Francisco do Sul?
Dudu Miranda

Acho que a história que tem por trás da Cidade, a Terceira Cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1504 eu não sabia, não imaginava que tivesse sido por aqui. A pujança da cidade como fonte do terceiro PIB atual e já foi o primeiro PIB do Estado, isso também me surpreendeu, não sabia da grandeza; passei naquele Porto fiquei boquiaberto e a beleza natural da Cidade, eu venho da Cidade do Rio de Janeiro que é bonita por natureza e acho que esse rótulo se aplica a essa Cidade também. Uma Ilha, que maravilha! um povo hospitaleiro, simpático parece o carioca, é um povo de praia e eu também sou da praia, adorei. Fiquei surpreso (risos), venham a São Francisco do Sul e eu irei voltar em breve.

Portal NetBabillons
Você pensa em projetos futuros, faz planos de vida?

Dudu Miranda

Eu acabei de finalizar um Curta Metragem e já queria ver se engatava em outro, acho que é continuar fazendo Televisão, continuar tocando essa responsabilidade de manter a Globo no patamar que ela é. Então a minha pequena contribuição tem que ser feita com todo o empenho. Meu foco é esse e ver a minha filha crescer, enfim, continuar feliz e saudável e vindo ao Sul, são 12 anos consecutivos de viagens ao Sul do Brasil, então as perspectivas são as melhores possíveis. Acho que vencer é tentar, você não sabe que leis que regem esse Universo, às vezes, você quer abrir uma porta que não deve ser aberta, ou não vai ser aberta por você. Mas tentar abrir as portas já é uma vitória, o resultado não me importa acho que os vencedores são os que tentam, é só tentar que você já está ganhando.


Entre os causos e contos durante a Entrevista, quando Eduardo de Miranda conta sobre o fato mais cômico que já vivenciou a Equipe do Portal cai na gargalhada.

Portal NetBabillons
Qual a situação mais cômica que você já viveu?
Dudu Miranda

É meio escatológico (risos), mas uma vez eu estava na Cidade Saint Louis nos Estados Unidos entrevistando um Rapper Americano que se chama Eminem, é um cara que tem Oscar e Grammy, é uma das grandes estrelas contemporâneo de entretenimento da música pop. E a situação de você entrevistar um cara do rap, ainda mais da grandeza do Eminem já te causa uma seriedade. Eu não queria falar sobre as namoradas dele, queria ir um pouco mais a fundo e eu sabia que seria um cara sério, que não ia ser uma pessoa que iria ficar rindo para mim o tempo inteiro. No meio da entrevista fiz uma pergunta: o que te surpreende hoje em dia, você que é rico e famoso já que um rapper geralmente vem do gueto e começa a carreira reclamando das dificuldades e era um momento super sério e quando terminei de formular a perguntar o câmera-man soltou um PUM e com aquilo eu caí rindo da cadeira para um lado, ele caiu para o outro, foi de súbito e o câmera-man com uma cara tipo de que: “não fui eu” porque quem faz nunca assume (risos), olha não fui eu, foi o elevador, ou foi o cara do lado (risos), e olha não consegui imaginar nada mais engraçado que isso e aí quando ele voltou, que a gente conseguiu se recompor desses 10 minutos de gargalhadas ininterruptas a sala veio abaixo e o Eminem veio com a brilhante resposta: “Por mais famoso que eu seja o que mais me surpreende hoje é que as pessoas ainda continuam peidando na minha frente” (risos), aí foram mais 15 minutos de gargalhadas. Então para tentar enumerar uma situação engraçada, foi essa entrevista com o Eminem que teve a sua seriedade quebrada por essa flatulência (risos).

Portal NetBabillons
Eduardo é um homem espiritualizado?

Dudu Miranda

Bastante, discípulo de Augusto César Vanucci. Eu venho de uma família católica, creio em Deus, aceito Jesus Cristo, tenho total certeza da existência desse cara incrível no Planeta e tive a oportunidade de ler Kardec, Chico Xavier, essa visão espiritualista da vida é muito presente na minha personalidade, acho que o invisível está aí, não é porque os nossos olhos não captam que não existe, acho que o respeito por essa pluralidade de opções de fé só me ajudam e me fazem um homem de bem. Acho que a proposta da religião é te equilibrar e te centrar num foco da bondade, eu tento um certo êxito em manter esse equilíbrio da fé.

Portal NetBabillons
Quais suas considerações finais?

Dudu Miranda

Eu agradeço, fui super bem recebido por você e pela equipe toda da Produtora, peço desculpas pelo mal jeito, pois não gosto muito de estar na frente das câmeras, mas acho que depois dessa entrevista vou estar mais aberto a essa coisa de falar.(risos)
Foi muito prazeroso, foi muito legal, uma noite maravilhosa e continuem ligados aí no Portal NetBabillons, é de primeira!

Foto: GMG
O Diretor do Programa Zorra Total, Eduardo de Miranda ladeado pelo Diretor do Portal Net Babillons e Artista Plástico, Eros Damiam Pereira e a Apresentadora , Ghianny Lopes Pereira. Dudu ganhou de presente de Eros um Livro Autografado além de conhecer várias Obras de Arte do Artista.

Contato:
Email: eduardo.miranda@tvglobo.com.br


Portal NetBabillons, 15 de Setembro de 2008.


Página inicial
Volta ao índice.

HOMENAGEADO