Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Homenageado
Ernesto Heinzelmann
Diretor-Presidente da Embraco S.A.

Perfil

Ernesto Heinzelmann, nascido em Joinville, este brilhante Executivo, Catarinense, com 47 anos, é casado com Elizabeth Heinzelmann e tem dois filhos, Júlia com 20 anos e Germano com 18 anos. Tem 25 anos de Embraco, fazendo uma promissora carreira.

Uma Carreira de Dedicação e Desempenho

• Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC;
• Em 1976 começou a trabalhar na Embraco - Empresa Brasileira de Compressores S.A., exercendo inicialmente funções na Produção como Gerente;
• Em 1989 Criou a área de Pesquisa & Desenvolvimento da qual foi Diretor;
• Desde 1993, atua como Diretor-Presidente e CEO da empresa.
• É Vice-Presidente do Conselho de Administração da Embraco S.A.;
• Vice-Presidente do Conselho de Administração da Multibrás S.A Eletrodomésticos;
• Vice-Presidente do Conselho da Beijing Embraco Snowflake Compressor Company Limited;
• Presidente da Ealing Compañia de Gestiones Y Participaciones S.A;
• Vice-Presidente do Conselho da Embraco Europe S.r.1;
• Presidente da Embraco North America INC.;
• Diretor-Presidente da Embraco Asia Trading Pte. Ltd.
• Em novembro de 2000, recebeu o Prêmio de Mérito Tecnológico, concedido pela ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras.
Ernesto como Presidente é responsável direto por 9 mil funcionários em todo o mundo, isso lhe confere o comprometimento de estar constantemente inovando para manter a melhor motivação possível nos parques fabris.

Entrevista

Portal NetBabillons
Ernesto o processo de humanização da fábrica Embraco iniciou com você?
Ernesto Heinzelmann
Eu não chamaria de processo de humanização, acho que isso não cabe; o que existe por traz da atividade da Embraco é o valor de respeito e valorização ao ser humano. Isso não iniciou comigo, em absoluto, eu acho que nem poderia ter sido assim, é uma coisa que a Embraco tem incorporada em sua cultura. Essa questão tem sido levada a sério desde o início da operação da empresa e pelos seus fundadores. Nós estamos dando continuidade a essa política, a questão do respeito e valorização ao ser humano sempre existiram na Embraco.

Portal NetBabillons
Há algum critério tecnológico que a Embraco use como padrão, para a evolução do seu produto?
Ernesto Heinzelmann
Nós temos na área de refrigeração alguns domínios tecnológicos extremamente necessários, o nosso produto é um produto com conteúdo tecnológico elevado e envolve matérias como termodinâmica, acústica, resistência de materiais; nessas áreas colocamos nosso esforço tecnológico, tanto é que temos especialistas com cursos de graduação ou mesmo doutorado, porque a profundidade de conhecimento que se requer para o nosso produto é muito grande.

Portal NetBabillons
Ernesto como é administrar a maior fábrica de compressores do Mundo?
Ernesto Heinzelmann
Em primeiro lugar é uma grande satisfação, porque eu participei desse crescimento como um todo. Faço em maio 25 anos de Embraco, faço parte da organização desde o seu início, entrei em 1976, a produção da fábrica de compressores começou em 1974. Trabalhei em diferentes áreas da organização, primeiro na produção, depois na engenharia de produtos, mais tarde iniciei a área de pesquisas e desenvolvimento que acabou se tornando uma diretoria específica, finalmente fui nomeado Presidente. Então sinto uma grande satisfação em fazer parte desta organização, ajudar nos seus destinos; posso dizer com certeza que gosto muito do que faço, me sinto como todos os funcionários da Embraco, extremamente orgulhosos do que somos capazes de realizar.

Portal NetBabillons
Qual é o perfil psicológico do staff linha de frente da Embraco?
Ernesto Heinzelmann
Eu acho que nós temos uma equipe de trabalho bastante agressiva no que se refere a busca de novas frentes de atividade, na busca de novos desafios, acho que a coragem de desafiar a situação presente, o "status quo" existe dentro da nossa organização, existe um grau de paciência, eu diria até que bastante grande em relação ao andamento das coisas, existe uma persistência muito forte em se realizar as coisas da melhor maneira possível. Então, eu acho que existe uma série de fatores bastante positivos dentro da nossa organização.

Portal NetBabillons
Você é um homem vitorioso, seu êxito deve-se a competência; isso de alguma maneira tem a ver com fé? Você acredita em Deus?
Ernesto Heinzelmann
Eu acho que tem muito a ver com fé, tem muito a ver com acreditar nas possibilidades do ser humano, acho que sonhar é tentar prever o futuro, ou melhor, desenhar o futuro. Desenhar é uma coisa extremamente importante e lutar para que aconteça.. Melhor do que ter sonhos é poder realizá-los e para isso é necessário uma boa dose de vontade, de crédito e acreditar que um sonho pode ser realizado e obviamente trabalhar muito para que ele se realize. A questão da fé em Deus, eu diria que não sou um assíduo frequentador da nossa igreja, sou Evangélico Luterano, mas a gente sempre volta ao mesmo ponto, chamar e pedir por Ele, principalmente nas épocas de dificuldades, de grandes choques.

Portal NetBabillons
Ernesto, hoje a Embraco gera quantos empregos direta e indiretamente?
Ernesto Heinzelmann
Nós temos diretamente em torno de 9 mil funcionários no mundo; de uma forma indireta, esse número pelo menos dobra, talvez possa vir a ser 3 vezes superior a isso.

Portal NetBabillons
O ano 2000 lhe trouxe muitos prêmios e consagração pública, isso tudo já era esperado ou lhe
surpreendeu?
Ernesto Heinzelmann
Acho que não foi surpresa, nós tivemos a felicidade de no ano 2000 termos vários reconhecimentos ao mesmo tempo, mas eles não foram frutos de uma ação de marketing, nem frutos da tentativa de explorar algum modismo, estão sustentados em ações que a Embraco vem desenvolvendo há muito anos. Eu acho que foi isso que propiciou as premiações, não são prêmios que aparecem e desaparecem, foram consagrados há muitos anos no Brasil: o Prêmio Eco está aí há 17 ou 19 anos, Melhores e Maiores da Revista Exame, há 20 anos mais ou menos. São premiações que tem consistência baseados em históricos, não em atividades eventuais.

Portal NetBabillons
Quando você estava na universidade, já se passava em sua cabeça que poderia chegar a ter uma carreira tão brilhante?
Ernesto Heinzelmann
Quanto a carreira brilhante agradeço, mas deixo a seu julgamento, não vou colocar esse selo. Eu acho que seria difícil para mim ou para qualquer estudante ter uma visão clara que esse tipo de coisa pudesse acontecer. Uma coisa que tenho certeza é que de tempos em tempos eu fazia uma reflexão a respeito de minha carreira, a respeito do que estava fazendo, quais poderiam ser os próximos passos, na medida em que alguns sonhos foram se realizando outros sonhos foram surgindo. Acho que foi um crescimento em etapas, não uma coisa que eu pudesse ter visto há 30 anos atrás, na época de estudante.

Foto: GMG.
Ernesto Heinzelmann, um homem de intelecto aguçado, determinado, arrojado, que contribui com o progresso do Brasil.
Homens com este perfil, definem os fatores positivos da economia brasileira.

Portal NetBabillons
Qual foi o momento profissional de maior realização em sua vida?
Ernesto Heinzelmann
Eu diria que todos nós temos alegrias e tristezas, mas sempre tem coisas que nos marcam profundamente. Acho que este ano em que a Embraco completa 30 anos vai ser um ano muito especial para nós, para todos os funcionários da empresa, será um ano de comemorações e também um ano de grandes reflexões. Fazer aniversário, um número redondo como 30 anos, nos chama a reflexão e pensarmos mais seriamente no futuro, no que realizamos no passado, se podemos repetir o sucesso; possívelmente o ano de 2001 vai ser muito bom para nós.

Portal NetBabillons
Nestes 30 anos, a Embraco instalou-se em que
países?
Ernesto Heinzelmann
A Embraco hoje conta com fábricas em quatro continentes: no Brasil, em Joinville onde está instalada a sede administrativa e a maior fábrica da empresa, com 88.410 metros quadrados. Na Itália, em Riva Presso Chieri, na província de Turim; na Eslováquia , em Spisská Nová Ves; na China, em Beijing; nos Estados Unidos, na cidade de Atlanta e em Cingapura contamos com um escritório de negócios.

Portal NetBabillons
A Embraco usa quais critérios para investir em outros países, criando novas unidades fabris?
Ernesto Heinzelmann
Nós temos buscado essas decisões nos nossos clientes, no mercado. A nossa primeira decisão de irmos para fora do Brasil com a aquisição da empresa na Itália foi exatamente fruto dessa análise. Nós tínhamos uma série clientes na Europa que não se sentiam muito confortáveis em depender de uma só fonte de fornecimento de compressores e ainda em um local tão distante como o Brasil. Então o mercado, nossos clientes, demonstraram interesse em que a Embraco estivesse mais próxima deles com uma unidade fabril, que tivesse como entregar compressores de uma forma mais rápida e que desse a eles maior segurança no fornecimento. Essa foi uma leitura, a outra é que nós nunca poderíamos ter uma participação significativa no mercado europeu sem ter uma unidade fabril lá, com todas as questões logísticas, de transporte, etc. Nossos investimentos tem sido baseados na leitura dos clientes e do mercado, de uma forma geral.

Portal NetBabillons
Na Embraco a participação da mulher, em setores de chefia e liderança nestes 30 anos começou a acontecer quando?
Ernesto Heinzelmann
As mulheres correspondem em torno de 40% de nosso quadro, estão em grande númenro.
Fato que nos chamou atenção, após pesquisa realizada: na China e na Eslováquia, estão em posições gerenciais altas; nos Estados Unidos algumas mulheres ocupam posições chaves, aqui no Brasil não é tão visível assim. Estamos pensando nesse assunto e temos recebido de nossa controladora a Whirlpool Corporation, informações dizendo que se preocupa muito com a questão da diversidade.
A Embraco nunca fez distinção entre o trabalho da mulher e o do homem, até porque temos a nossa política de remuneração vinculada a função e não a quem ocupa a função.

Portal NetBabillons
Nestes 30 anos de Embraco a tecnologia dos compressores sofreu quantas modificações? E quais foram?
Ernesto Heinzelmann
As modificações são contínuas, ano após ano temos lançado novos produtos, acho que a parte mais sensível ao consumidor final é o nível de consumo de energia, que tem sofrido reduções muito fortes nos últimos anos. Nos últimos 10 anos o refrigerador reduziu o consumo de energia praticamente pela metade do que era e o grande foco de consumo de energia num sistema desse é o compressor, também a economia em grande parte vem do compressor. Essa é a parte mais visível na area tecnológica.

Portal NetBabillons
Para a Embraco o que significa estar estes 30 anos em Joinville, em Santa Catarina?
Ernesto Heinzelmann
Tem um significado muito grande, muito especial, foi aqui em Joinville que nascemos, que crescemos e nos tornamos vigorosos, conquistamos o mundo. Os nossos produtos tem sido a fonte de recursos para investimentos no exterior. As decisões da empresa permanecem em Joinville, assim como a base de desenvolvimento tecnológico, portanto nós devemos muito a cidade, a comunidade de Joinville. Nós temos aqui na nossa cidade uma qualidade de pessoas imbatíveis, eu conheço o mundo inteiro e diria que nós temos uma estrutura de pessoal, de educação, similar a qualquer melhor parte do mundo. Então Joinville foi importante para a Embraco e fundamental para sustentar esse crescimento por todos esses anos.

Portal NetBabillons
Quanto a Embraco tem investido na especialização do seu staff?
Ernesto Heinzelmann
No ano passado investimos cerca de 3.8 milhões de dólares em treinamento, isto corresponde a 68 horas funcionário de treinamento. Doamos 1064 bolsas para o ensino fundamental, curso médio, superior, técnico e de idiomas, isto no Brasil.
A razão do sucesso da Embraco está vinculada ao treinamento e em investir nas pessoas, não existe empresa de alta perfomance, com pessoas de baixa performance; é uma cadeia , toda a organização deve estar preparada. Vou dar um exemplo: o Projeto Visão Futuro da Embraco, que se iniciou em julho de 1999, nós fizemos o lançamento global em Turim, na Itália. O projeto está no segundo ano e a fase de treinamento ainda não terminou. Esse treinamento é dado igualmente a todos os nossos 9 mil funcionários, em qualquer parte do mundo. É um trabalho extremamente grande, no sentido de nós termos de dar a mensagem correta, independente da cultura, do local, do problema de logística, dos diferentes idiomas, do treinamento dos disseminadores, pois temos que preparar de fato a pessoa, para ser uma melhor pessoa e profisssional, a mensagem é igual para todos.
Falamos sobre o ciclo de vida das organizações, de quando ela precisa acordar para um novo ciclo de rejuvenescimento, falamos em qualidade dentro do mundo competitivo, em empregabilidade,ou seja, na capacidade que a pessoa tem em se manter no emprego ou quando perdê-lo, poder ser empregada por outra organização. O Projeto Visão Futuro da Embraco também permite que a pessoa tenha um melhor aproveitamento ao receber um treinamento específico.

Portal NetBabillons, 09 de Março de 2001.

Página inicialVolta ao índice.

Índice do Canal.