Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageada
FaFá de Belém
Cantora de Renome Nacional

Perfil

Fafá de Belém uma Mulher incrívelmente exuberante que por onde passa canta e encanta com a sua linda voz, platéias de jovens e adultos.
Fafá é uma Cantora teve grandes momentos em sua Carreira, cantou nas "Diretas Já" e para o Papa João Paulo II, quando de sua vinda ao Brasil.

Esta Paraense muito emociona os Brasileiros quando canta o Hino Nacional Brasileiro, mexendo com o brio e civismo patriótico do Povo.
Fafá é uma pessoa muito voltada à família, está com 30 Anos de Carreira, é conhecida internacionalmente, fazendo mais Sucesso no Brasil e em Portugal.
Fafá de Belém do Brasil com muito Orgulho!

Entrevista

Portal NetBabillons
Fafá o que você está achando da cidade de São Francisco do Sul, qual a receptividade?
Fafá de Belém
Está tudo ótimo, estou encantada com a Cidade, com um público maravilhoso muito participativo, muito animado e a Cidade é linda, pena que não tenha podido circular melhor, pois o Centro Histórico estava fechado durante o dia para a Festa, enfim, aí seria muita confusão se eu fosse de manhã cedo lá... mas é lindíssima a Cidade e também estou levando um livro dos Monumentos Históricos, é maravilhoso!

Foto: GMG
Fafá de Belém é uma das Homenageadas no Canal Gente Importante por toda uma trajetória de conquitas e sucesso nestes 30 Anos de Carreira. Em Entrevista Exclusiva Fafá relata para a Apresentadora do Portal Net Babillons, Ghianny Lopes Pereira coisas por qual já passou.

Portal NetBabillons
Fafá de Belém quantos CDs Gravados e quais os principais Prêmios?
Fafá de Belém
Impossível de te dizer, fica mais fácil acessar o meu site www.fafadebelem.com.br, no site tem tudo, porque é tanta coisa para se cuidar, tanta letra de música para gravar, eu não sei se estou no meu 27o. ou 28o. disco, realmente não sei e Prêmios muitos também, é mais fácil entrar no meu site.

Portal NetBabillons
Fafá se Tancredo Neves tivesse assumido a Presidência da República no Brasil naquela época, o que você acha que teria acontecido com nossa grande Nação?
Fafá de Belém

Eu acho que o País seguiu seu caminho, a morte de Tancredo Neves realmente nos pegou de surpresa, foi terrível, apostava-se neste caminho democrático, mas o caminho democrático teve a sua seqüência, foram 20 anos de Ditadura e quase 2 anos de conscientização de todo um povo, do seu poder, do seu direito ao voto, isto foi a Campanha das Diretas e posteriormente a Campanha do Tancredo Neves, foi um movimento que não dá para comparar com nada, porque eram milhares de pessoas e não houve um incidente, você não se irritava com a provocação da Direita que tentou de todas as formas inviabilizar algumas coisas e tudo transcorreu em uma Campanha de alegria, de felicidade, de fé e esperança acho que este foi o fundamento, então a morte de Tancredo nos pegou de uma forma violenta, mas o caminho Democrático estava traçado e nós vivemos em uma Democracia graças a esta trajetória toda.

Foto: GMG
Fafá fala da Ditadura, de Tancredo Neves e do Movimento das Diretas Já que foi fundamental para a Democratização de nosso País.

Portal NetBabillons
Você faz mais sucesso em quais Países?
Fafá de Belém

Brasil e Portugal, eu canto em outros lugares mas onde existo fortemente é no Brasil e Portugal. Este novo Disco que é o Disco Álbum com Chico Buarque de Holanda que a gente está lançando, vamos lançar na França, Itália e Argentina e vamos começar uma história lá, porque eu acredito que você só pode dizer que existe, quando você existe no meio Musical, se houver uma freqüência lá, os meus Discos vendem também na França no Japão, mas onde eu tenho uma carreira forte é no Brasil e Portugal.


Fafá diz ter escolhido gravar com Chico Buarque de Holanda, por ele ser um Poeta perfeito e pela visão que tem da vida, do amor, da política e da liberdade e que se parecem muito .

Portal NetBabillons
Como aconteceu a Idéia de Gravar com um dos Ícones da Música Popular Brasileira, Chico Buarque de Holanda?
Fafá de Belém

Há 8 anos criei um Selo chamado Selo Caiapó; eu percebia que o mercado fonográfico estava passando por um estreitamento, as regras do mercado estavam mudando e sempre quis ter alguma coisa que eu tivesse um controle maior, um selo que eu pudesse lançar pessoas além de fazer Discos meus, então fizemos a primeira experiência com o Canto das Águas, um Disco que concorreu ao Grammy com músicas de Compositores do Pará, então agora surgiu esta idéia de fazer um Sound Book e eu escolhi o Chico, porque Chico é um Poeta perfeito, todos os seus olhares sobre a vida, sobre o amor, sobre a política, sobre a liberdade parece muito com o meu olhar, sobre estas coisas, enfim, foi muito difícil selecionar o repertório e foi uma grande honra tê-lo no meu Disco.

Portal NetBabillons
Se você tivesse que Homenagear um Homem e uma Mulher Públicos, quais seriam e por quê?
Fafá de Belém

Pergunta complicadíssima! Bom uma Mulher interessante neste país, tem duas mulheres interessantes uma é a Dona Rute Cardoso, uma mulher maravilhosa, eu acho que ela teve uma postura impecável em toda Presidência do Fernando Henrique Cardoso; Dona Marli Sarney é uma Mulher interessante, e na área da Comunicação Hebe Camargo é com certeza a Campeã, e Homens Públicos, na Política, eu deixo de lado porque conheço muitos e sou amiga de vários, então posso acabar esquecendo alguém, mas eu acho todos esses homens e mulheres que lutam pela Democracia, os que lutam pelo social e não se preocupam só com o seu próprio umbigo com o seu próprio momento.
Então, um Grande Homem que Homenageio hoje, é um grande Brasileiro Millôr Fernandes.




Quando a Apresentadora Ghianny pergunta quais pessoas públicas Fafá Homenagearia, a Cantora diz que é complicado por existirem tantas pessoas merecedoras de Homenagem, mas destaca a Apresentadora do SBT, Hebe Camargo.

Portal NetBabillons
Fafá de Belém quais foram os Momentos de Maior Emoção em sua Vida?
Fafá de Belém
Dois momentos marcaram profundamente minha vida, um deles foi quando cantei o Hino Nacional na Campanha das Diretas Já e depois, quando a convite do Vaticano, cantei para o Papa João Paulo II, foram esses dois momentos que mais marcaram minha vida, marcaram minha História.
Teve outro momento, quando gravei com Roberto, realmente foi o primeiro grande momento, eu nunca imaginei sair de Belém, do Estado do Pará e ser convidada para participar de um Disco do Rei Roberto Carlos, foi uma honra muito grande.
Agora os dois maiores momentos que realmente marcaram foram na Campanha das Diretas Já, a trajetória das Diretas, a trajetória democrática, a gravação do Hino Nacional e ter cantado para o Papa.

Foto: GMG
Fafá de Belém, dona de um sorriso contagiante e com linda Voz é Sucesso principalmente no Brasil e em Portugal.

Portal NetBabillons
A sua Filha Mariana teve alguma influência para entrar no meio Artístico?
Fafá de Belém

Olha, o Pai dela é um grande músico, a Avó dela por parte de pai foi uma grande cantora chamada Carminha Mascarenhas, o Avô dela por parte de pai também um grande pianista, Raul Mascarenhas e a música sempre fez parte da nossa vida, ela adora música.

Portal NetBabillons
Mariana no Programa Fama, da Rede Globo de Televisão, você incentivou?
Fafá de Belém

Sobre o Programa Fama não tenho nada a ver com isso, se ela me consultasse, eu seria contra porque acho uma exposição muito grande; mas foi o caminho que ela escolheu, achou bacana e respeito, se eu tivesse sido consultada, não concordaria, enfim, ninguém merece.

Portal NetBabillons
Fale da Fafá de Belém e sua Família?
Fafá de Belém
É muito igual, tenho uma filha maravilhosa de quem sou muito amiga, tenho irmãos, minha mãe e procuro reservá-los ao máximo de toda mídia.

Portal NetBabillons
Fafá de Belém, você é uma Mulher de Fé, é espiritualizada?
Fafá de Belém

Meu Pai costumava dizer que Política, Futebol e Religião não se discute, eu sou uma pessoa de fé, herdei isso do meu Pai e da minha Mãe, acho que se tratando de Fé não existe intermediador entre você e Deus, então a minha relação com a fé é muito profunda, acredito que sem ela nada acontece, não é preciso ir a Igreja todo dia para isso, acho que é uma relação de sinceridade, de humildade e fundamentalmente muito particular.

Foto: GMG
Fafá conta do amor que tem pela Família, da Filha Mariana, sua mãe e irmãos, mas prefere preservá-los da Mídia.

Portal NetBabillons
Fafá você é Devota de algum Santo em particular?
Fafá de Belém

Essa vinda do Papa trouxe a Cena, acredito que sem fé não se chega a lugar nenhum, sou devoto de Nossa Senhora, sou Fátima por isso Nossa Senhora de Fátima.

Portal NetBabillons
Como foi a emoção de ter sido contemplada com o convite, para cantar para o Papa João Paulo II?
Fafa de Belém

Bem, o convite veio do Vaticano e não teve nenhum lobby interno, a escolha partiu pela coerência entre o meu discurso, a minha ação durante a campanha nas Diretas, enfim, a minha vida, eu sou muito igual, não costumo mudar de opinião e isso foi levado em conta, uma empatia muito grande com o povo, de uma forma em geral das pessoas mais humildes que atravessaram gerações com desigualdade social e esta foi à opção do Vaticano, partiu por aí; eu me senti muito honrada, porque ser escolhida pela voz é bacana também, mas quando toda uma postura de vida te leva a esse tipo de convite, acho que vale a pena, porque eu encaro a minha profissão apenas como uma profissão, quando essa postura é reconhecida com uma deferência tão especial, isso me emociona.

Portal NetBabillons
Fafá de Belém, no Brasil, qual foi o seu maior Público em Show Aberto?
Fafá de Belém
É muito difícil de dizer porque tenho 30 anos de carreira, é eu já fiz muitas coisas, às vezes, você não tem um público enorme mas tem uma participação especial e às vezes se tem um público imenso e não é tão participativo, às vezes, um detalhe ali dentro do Show faz ele ser importante e estou há 17 anos nessa ponte aérea Brasil - Portugal. Talvez a maior platéia para qual eu já cantei tenha sido no encerramento das Diretas na Candelária, em São Paulo, que tinha 1milhão de pessoas, não era um Show meu, mas a emoção era muito grande, enfim são 30 anos, é muita coisa, é muita história, são muitos os caminhos que percorri, não tenho uma carreira linear a cada Disco eu mudo, faço uma coisa diferente, então desses 30 anos eu não posso escolher um, escolho 30 anos.

Foto: GMG
Fafá de Belém relata como foi a emoção de ter cantado para o Papa João Paulo II e como aconteceu o convite, que veio do Vaticano.

Portal NetBabillons
Ter uma belíssima Voz, ser Famosa e Reconhecida Nacionalmente atrapalha o dia-a-dia da Cidadã Fafá de Belém?
Fafá de Belém

Essa coisa da estrela, do glamour, nada disso me seduz, eu vivo minha vida de uma forma muito simples, tenho meus amigos, tenho uma vida pessoal muito discreta, gosto disso, não gosto de estar expondo minha vida em revistas. Acabou meu Show sou reservada, gosto de ser assim, uma coisa é no Palco, o resto é resto, meus amigos são meus amigos, queridos, particulares é com eles que saio, que janto, é com eles que me encontro e procuro preservar isso. A trajetória a gente corre atrás, enfim, encaro meu trabalho como um trabalho e não como uma condição de achar que sou mais que qualquer outra pessoa, cada um tem uma missão na vida e me foi dada esta, que eu agradeço todos os dias e procuro cumprir com a maior tranqüilidade, sinceridade possível.

Foto: GMG
Fafá manda aquele beijo a todos os Internautas do Portal Net Babillons e diz ter ficado encantada.

Portal NetBabillons
Fafá de Belém deixe a sua mensagem aos Francisquenses?
Fafá de Belém

Obrigada a todos vocês do Portal Net Babillons, fiquei encantada! Gostaria de ter conhecido melhor a Cidade de São Francisco do Sul, mas uma hora destas quando a gente não estiver fazendo Show passo por aqui mais tranqüilamente para apreciar melhor os Monumentos.
Parabéns a Cidade linda, com um Povo maravilhoso! Fiquei muito honrada, muito obrigada e Parabéns, mais uma vez, pelos seus 501 Anos de Descoberta.

Foto: GMG
Após a Entrevista Denise Lopes Pereira, Diretora do Portal Net Babillons e da Agência GMG, a Cantora Fafá de Belém e a Apresentadora, Ghianny Lopes Pereira que teve a honra de Entrevistá-la.

VEJA MAIS...

Portal NetBabillons, 23 de Abril de 2005.

Página inicialVolta ao índice.