Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageado
Harbans Lal Arora
Ph.D em Física Quântica, Professor Universitário, Consultor de Empresas

Perfil

Harbans Lal Arora, Ph.D em Física Quântica, Professor Universitário, Consultor de Empresas, Palestrante, é indiano, nacionalizado brasileiro. É um Cientista como poucos, figura humana especial, chefe de família amoroso.
Harbans, traz uma nova consciência, a tradução do Olhar Quântico, a Luz da Quântica sobre o nosso sistema de vida, tudo isso para melhorar significativamente a nossa Qualidade de Vida.
Pontos de Vista existem para serem analisados, aperfeiçoados ou até mesmo substituídos, dando lugar e vazão a novas idéias, novos estudos e pesquisas cientificas, que vêm para ajudar consubstancialmente a evolução da Humanidade na Terra.

Entrevista

Portal NetBabillons
Para um Indiano Intelectual, culto e com uma vasta experiência sobre o Comportamento Humano o que lhe fez escolher o Brasil para morar?
Harbans
Eu vim para o Brasil pela coincidência. Terminei o meu Doutorado no Canadá e vim atrás de um emprego como Professor Visitante, tinham várias possibilidades, mas a que deu certo foi o Brasil. Depois de chegar aqui deu um ano, dois, três, quatro anos, depois trinta e cinco anos, então gostei do Brasil, fiquei muito feliz e mudei minhas áreas de atuação, estou feliz porque consegui fazer isso também. Se fosse nos Estados Unidos ou mesmo na Índia, não era fácil fazer. Hoje estou muito feliz!

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, uma definição rápida sobre o que é Física Quântica?
Harbans
Eu preferia a pergunta "o que é abordagem quântica?"; Física quântica transcendeu a física, inclui a metafísica, então inclui aspectos que são qualitativos que a física clássica desprezou que são sentimentos, emoções, sensibilidade, intuição, criatividade...etc. Elas são integradas na visão quântica.

Foto: GMG
Eros Damiam Pereira, Diretor da GMG e Portal NetBabillons entrevista o Dr. Harbans Lal Arora, Ph.D em Física Quântica, quando de sua vinda a histórica São Francisco do Sul para proferir palestra.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, em sua opinião o fato do ser humano ter conseguido aumentar a longevidade, nos últimos 50 anos, se deve a que?
Harbans
Vários fatores: boa alimentação, o desenvolvimento tecnológico com medicamentos e vacinas, mas isso não se pode confundir com a qualidade de vida, viver vida longa é uma coisa, viver com qualidade é outra, temos que juntar as duas. Temos conseguido prolongar a vida, mas perdemos muita qualidade de vida também, é necessário, quantidade com qualidade, bem casadas.

Portal NetBabillons
A Rede Mundial de Computadores, a Internet, tem sido uma boa aliada da globalização, mas na Educação em sua opinião, ela tem agregado valores?
Harbans
Muito pouco. Temos muito conhecimento, mas pouca sabedoria, muito conhecimento de fora para dentro e pouco de dentro para fora, precisamos integrar conhecimento com espiritualidade. Integrando as duas coisas a gente vai ter a sabedoria, precisamos muito do conhecimento é muito importante, mas não é suficiente para escolher o que iremos fazer com esse conhecimento, precisamos de discernimento, isso vem pela sabedoria.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, sobre o Comportamentol Humano e a Qualidade de Vida, em sua opinião, não deveriam ensinar noções básicas, já desde o estudo fundamental das crianças?
Harbans

Sim claro! Isso deveria começar desde criança, começar a jogar idéias para as crianças, e também respeitá-las, ver qual é a tendência da criança, ajudar a criança a se desenvolver e mostrar as suas várias possibilidades. Ajudar a criança a escolher, dando apoio para a experimentação; a idéia seria experimentar, observar, experienciar e vivenciar com essa base os pais e mães poderão ser amigos das crianças, amigos dos adolescentes, amigos dos jovens ensinando-lhes pelo exemplo, os valores humanos e não meramente como controladores e cobradores.

Portal NetBabillons
Hoje já se fala sobre Crianças Especiais, Crianças Índigo, Crianças Cristal, Crianças PES (Percepção Extra Sensorial), em sua opinião como o Brasil deveria tratar esse assunto, a exemplo de outros Países que criam condições especiais de estudo para essas Crianças?
Harbans
Eu acharia uma mistura, criar certas condições para crianças especiais e outras normais, porque as crianças que são tratadas de maneira bem distintas, não crescem tanto, porque pode ser bom só para uma coisa, mas não para as outras coisas; então deveria ser alguma forma na qual a individualidade seja integrada na coletividade.

Foto: GMG
Autor de 5 livros e mais de 100 publicações em revistas nacionais e internacionais, Dr. Harbans é uma pessoa simples e de extrema sensibilidade que quer se dedicar mais ao trabalho voluntário.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans em sua opinião, essas Crianças Especiais estão na Terra com qual missão?
Harbans
Cada uma tem sua missão, alias, nós todos temos alguma missão, sejam excepcionais, especiais, mas todos nós temos que descobrir qual é nossa missão, essa é a verdadeira missão da vida e uma vez descoberta, temos que trabalhar nessa direção com flexibilização, pois se descobrirmos outras coisas vamos incluir também. A descoberta da missão e a realização dessa, é a própria missão. A gente encontra pessoas excepcionais, fisicamente inválidas, mas fazem certas coisas inacreditáveis nos esportes e como voluntários, etc.

Foto: GMG
Dr. Harbans fala ao Diretor da GMG e Portal NetBabillons, Eros Damiam Pereira, que não estamos na Terra por acaso e temos que descobir nossa missão.

Portal Net Babillons
Existe algo que Deseje muito e ainda não tenha Realizado pessoalmente?
Harbans
Eu gosto muito de trabalhar com pacientes e pessoas necessitadas, isso eu trabalho pouco, eu quero aumentar mais, como voluntário, algo social, especificamente com pessoas realmente doentes, pobres e necessitados, por vários motivos, seja por apoio direto, indireto, com apoio espiritual, apoio emocional. Eu quero entrar nessa área, mas ainda estou viajando muito, o meu livro também está saindo, mas daqui a pouco eu conseguirei concentrar mais. Atualmente eu trabalho num Hospital dando apoio para pacientes em sala de UTI, preparando as pessoas para operação e dando apoio no pós-operatório, e aquelas que ficam nos corredores por falta de lugar também recebem apoio. Então eu me sinto muito feliz e alegre, trabalho também com aidéticos, pessoas gravemente doentes, essa é a minha preferência, quando os médicos acham que não há mais nada para ser feito, ainda acho que tem muito a se fazer, isso é que me envolve mais.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, qual alimentação indica para uma melhor qualidade de vida?
Harbans

A nutrição sutil é amor, vamos lembrar o A, B, C - Amor, Bondade, Compaixão terminando com Z - Zelo, com muito entusiasmo.Na realidade, em geral a boa vontade, as qualidades humanas internas - sentimentos, espiritualidade, irmandade - são importantes para a nutrição do ser. A nutrição alimentar torna-se um componente dentro deste
prisma quântico.

Portal NetBabillons
Qual a importância da Amizade Verdadeira nesse terceiro Milênio?
Harbans
É isso mesmo, é a conexão quântica entre todos nós, independente de religião, língua, lugar onde mora ou classe social, quando a gente tira todos esses aspectos superficiais, eu acho que essa é a amizade profunda e verdadeira. Quando encontro alguém, por exemplo, sinto que já conheço esta moça, sinto que já conheço você, sinto uma afinidade de amigos de muitos anos. Quando entrei aqui senti que já os conhecia há anos, isso é a minha natureza. Eu gosto de minha natureza e a cultivo cada vez mais.

Foto: GMG
Harbans Lal Arora, um cidadão do mundo que procura passar às pessoas que o maior alimento que o homem pode ter para nutrir tanto o seu físico, quanto o espírito é o amor.

Portal NetBabillons
Em sua visão, como está a Instituição Familiar hoje em dia?
Harbans
Não está muito boa, não! A Família é um foco, é um pilar, a escola é o segundo pilar e a sociedade é o terceiro pilar. Acho que nós devemos dedicar mais tempo aos nossos filhos e as nossas crianças, não só em educar formalmente, mas dar educação integral, com educação de valores, de ética, aprender a conversar, não cobrar, mas sim dialogar com os filhos, porque hoje em dia pai e mãe não tem mais tempo, quando tem tempo querem descansar porque chegaram cansados do trabalho, às vezes chateados com o chefe e tem pouco tempo, então precisamos reorganizar o nosso tempo, o preço que a gente paga depois pode ser muito grande, quando os filhos acabam entrando em drogas. O problema é muito grande. O bem melhor é investir neles desde crianças para torná-los cidadãos e quando pequenos temos que tratá-los como cidadãos mirins.

Portal NetBabillons
Dos Países por onde passou, qual possui mais familiaridade com a Energia Sutil?
Harbans
Eu ainda acho, que Índia e Brasil estão muito bem nesse sentido, apesar de todos os problemas eu percebo isso, porque os Países aparentemente mais desenvolvidos industrialmente estão engatinhando, fazem muitos bons trabalhos acadêmicos, mas na realidade, na prática, falta muita coisa para aprender: falta a emoção, sem emoção não existe a espiritualidade. No Brasil, existe bastante o sentimento e emoção, a gente só precisa canalizar, agora na Índia existe muita espiritualidade, mas está na hora de colocar a emoção. O Indiano é muito espiritualizado mas só isso não é o suficiente também, portanto pé no chão, cabeça erguida e em movimento.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, você hoje se sente mais Indiano, mais Brasileiro ou simplesmente um Cidadão do Mundo?
Harbans
Lembra daquela música: "We are the World", (Nós somos o Mundo), eu me sinto bem no Brasil, sem dúvida nenhuma, me sinto bem na Índia, na Europa, nos Estados Unidos, mas não tão bem como aqui. Eu viajei toda a América Latina, conheço boa parte da Ásia e da Europa, eu me sinto muito bem aqui, mas me considero "Cidadão do Mundo".

Portal NetBabillons
O que a Índia e Brasil, tem em comum?
Harbans
A Busca da Paz, apesar de todos os problemas. Temos problemas de diversas naturezas, muito comuns entre Índia e Brasil. As coisas comuns entre nós, os dois Países, é que estamos buscando a mesma coisa, a Paz, apesar de toda as dificuldades que nós temos.

Portal NetBabillons
O que é a UNIPAZ para o Brasil?
Harbans
É Universidade Holística Internacional para a Paz, a gente agora traduz Universidade da Paz, união para a paz, unicidade para a paz, no Brasil ela é a mais avançada no mundo inteiro sobre paz. A Unesco colocou 3 centros há quase 20 anos atrás, no Mundo inteiro em Tóquio, São José - Costa Rica e Brasil e o que expandiu mais foi no Brasil, temos 20 centros aqui no Brasil e 7 centros fora do País, mas que são conectados ao Brasil. Então o Brasil tem um grande significado, está crescendo, aprendendo a modificar a programação, adaptando e adequando conforme a região, no Nordeste é feito de uma maneira, aqui no Sul é de outra, de acordo com cada realidade.

Foto: GMG
Dr. Harbans disse que sua terra natal, a Índia, cultiva a espiritualidade e o Brasil, sua terra por adoção, a emoção, mas ambas buscam veementemente a Paz.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans Lal Arora, quais os benefícios de seu trabalho como Consultor para Empresas e Empresários?
Harbans
É a conscientização das pessoas de outras características da empresa. A empresa vem normalmente hierárquica, de cima para baixo até chegar na pessoa que serve o cafezinho, ele vai para a casa dá bronca e diz para a mulher que não agüento mais, então nós temos que nos encontrar, então é a necessidade de integração com todas as pessoas conectadas com a empresa: clientela interna e clientela externa. Todos são parceiros. Quando a gente trabalha com parceria, as pessoas desenvolvem a criatividade, ficam felizes, produzem mais. Pequenos investimentos feitos com nossos funcionários, trabalhadores, bem como os gerentes e diretores, não só de salário não, mas também de dignidade, respeito ao talento, isso traz lucro; estudos amplos feitos no mundo inteiro demonstram como um pequeno investimento tem dado resultados muito bons, pois investimento em pessoa é lucro ativo e não é a fundo perdido.

Portal NetBabillons
Dr. Harbans, - PNL Programação Neuro-Lingüística pode tratar e curar doenças?
Harbans
Eu colocaria RPNL, Reprogramação Neuro-Lingüística . A RPNL é quântica, ela pode ajudar a curar pessoas. A reprogramação muda as conexões entre neurônios, cria muitas outras possibilidades. A RPNL não está fixa como PNL. RPNL é quântica, PNL é clássica, cartesiana.

Portal NetBabillons
Cite 03 Brasileiros Públicos dignos de Honra ao Mérito?
Harbans
Ah! Muito boa a pergunta, como Atriz, a Fernanda Montenegro, sem dúvida nenhuma, como Cientista eu colocaria César Lates, que já faleceu e como pessoa que eu admiro, apesar de tudo o que está passando, é o Presidente Lula, eu acho que foi a primeira pessoa que despertou aspectos mais sensíveis no Brasil, não quero dizer que eu esteja falando desde a época de Cabral, isso não. Mas a pessoa que passa por uma etapa muito difícil na vida e nunca esquece, ele de vez em quando volta de novo para onde nasceu e o que ele já fez. Muitos Presidentes já passaram, até muito inteligentes intelectualmente, falando 6 ou 7 idiomas, eu também falo seis idiomas e isso não quer dizer nada. O idioma do coração pouca gente fala, mas Lula fala! Eu espero que ele continue, apesar de todos os problemas e que nesses próximos 4 anos, se ele for reeleito, ele possa fazer mais coisas e resgatar o que ele perdeu, por causa dos problemas partidários.

Portal NetBabillons
A Física Quântica está presente, naturalmente, em que momentos de nossa vida?
Harbans
Em todos os momentos; nós estamos conversando agora e isso é quântico, compartilhando idéias, experiências, esta menina que está nos gravando é parceira, esta outra que está nos olhando como todo o amor e carinho e estas outras pessoas amigas que estão aqui nos observando, isso é quântica, é a ligação de conexões entre nós, o nosso sentimento está sendo compartilhado durante 24 horas, seja dormindo, sonhando, acordado, trabalhando, descansando a gente pode ter abordagem quântica.

Portal NetBabillons
Em algum momento a Física Quântica esbarra ou se mistura com a Fé das Religiões?
Harbans
É o seguinte, a abordagem quântica não precisa de fé, mas a fé entra na reflexão, para muitas religiões a fé é pré-requisito, já a ciência não tem pré-requisito, ciência é para experimentar, observar, experienciar e vivenciar, então se durante esse processo você integrar a fé, qual o problema? Integrar a fé pode ser, por que não placebo? Se aspectos ruins do nocebo, então vamos eliminar a fé no nocebo e vamos integrar placebo, não tem problema, não é pré-requisito, mas ela pode integrar. Você lembra bem, São Paulo diz: fé, esperança e amor se têm que escolher, que seja amor, eu estou com ele, pois o amor é imediato, a esperança é para o futuro e a fé é alguma coisa fora de nós, que está fora de nós, o amor está dentro de nós.

Foto: GMG
Dr. Harbans falou ao Empresário Eros Damiam Pereira da importância de se investir no ser humano, os pais devem se dedicar mais a seus filhos, procipiar-lhes uma educação integral, para assim fortalecer o Pilar Família e consequentemente o Mundo em que vivemos. Isto é Quântico!

VEJA MAIS...

Portal NetBabillons, 15 de Maio de 2006.

Página inicialVolta ao índice.