Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageada
Ideli Salvatti
Senadora de Santa Catarina

Perfil

Ideli do PT, Ideli do povo, Ideli da história da mulher brasileira, Ideli da super votação. Ideli uma política da família brasileira, vem desenvolvendo um trabalho social de interesse público desde os seus 16 anos. Esta Senadora conseguiu uma verdadeira proesa em Santa Catarina, foi eleita com uma super votação histórica, quebrando a oligarquia dos políticos tradicionais de expressão catarinense. Ela é paulista de nascimento e carrega a bandeira do Brasil com orgulho do seu país e do seu povo. Ideli vive no Estado de Santa Catarina desde 1976.

Entrevista

Portal NetBabillons
Senadora Ideli, quando iniciou a sua vida política?
Ideli Salvatti
Iniciei minha atividade política aos meus 16 anos, quando ingressei no grêmio estudantil na minha escola em Santo André, em São Paulo. Depois disso foi uma sucessão de atividades comunitárias, também com a igreja católica, com comunidades de base, movimento sindical, até que eu iniciei minhas atividades no Partido dos Trabalhadores.

Portal NetBabillons
A sustentabilidade política do Presidente Lula, hoje se deve a qual motivo?
Ideli Salvatti
Lula construiu essa sustentabilidade através de sucessivas participações em eleições, das alianças que construímos ao longo desses anos, principalmente por essa última eleição, uma aliança de centro-esquerda, que nos permitiu vencer e que estamos acreditando que vai nos permitir fazer as reformas necessárias.

Portal NetBabillons
A política social do Presidente Lula da "Fome Zero" tem conexão com dar o peixe e ensinar a pescar ou nem se cogita tal questão?
Ideli Salvatti
Nós precisamos fazer reformas profundas em nosso país para que ele volte a crescer: ofertar emprego, oportunidade, escolaridade, é claro que essas reformas não vão acontecer rapidamente e facilmente. Nós não vamos pedir às pessoas que estão vivendo a miséria absoluta, que estão morrendo de fome que elas aguardem as reformas acontecerem. O programa Fome Zero tem essa característica de dar o pão enquanto essas reformas necessárias para essa participação de todos os brasileiros possam acontecer, se integrando a produção de nosso país e a diversas atividades que possam vir a ocorrer. São duas vertentes da mesma política que é a política da inclusão social.

Portal NetBabillons
Como surgiu sua paixão pelo estado de Santa Catarina?
Ideli Salvatti
Eu cheguei em Santa Catarina em 1976 a convite pelo Padre Luis Fachini, de Joinville, para vir trabalhar nas comunidades de base aqui de nosso Estado. Me apaixonei por essa terra, meus dois filhos são joinvillenses. Quanto mais ando nesse estado eu conheço mais uma qualidade, mais uma característica significativa dessa população, tão diferente, tão heterogênea, tão maravilhosa. Além do povo, a riqueza que existe aqui em todos os cantos, esse potencial! Fui muito bem recebida aqui, esse estado honrou-me profundamente em diversas oportunidades, fui Presidente do Sindicato dos Trabalhadores por quase 8 anos, fui Deputada Estadual por 2 mandatos e agora tenho a honra de ser a primeira Senadora a ser eleita pelo estado de Santa Catarina.

Portal NetBabillons
São Francisco do Sul já faz parte do seu roteiro político? Há algum projeto seu que beneficie a cidade pela passagem do aniversário dos 500 Anos em suas boas relações com o Presidente Lula?
Ideli Salvatti
Existem duas questões muito importantes por que temos que lutar. Primeiro a garantia que o Presidente Lula venha para as festividades dos 500 anos. A segunda é repercutir esta data no cenário nacional, repercutir no Senado, acho que temos plenas condições de realizar uma sessão solene em homenagem à São Francisco do Sul, esse compromisso já firmamos com a comunidade francisquense. Vamos ampliar as comemorações dos 500 anos de São Francisco do Sul para todo o Brasil.

Portal NetBabillons
Como o Presidente Lula vê a participação ativa da Mulher Brasileira na política?
Ideli Salvatti
Em primeiro lugar quero ressaltar o Presidente Lula é o primeiro Presidente do Brasil que dá status de Ministro para uma Secretária Nacional de Políticas, para a Mulher, que é a Emília Fernandes, Ex-Senadora, professora como eu, que está com a incumbência de estar atenta para as políticas públicas de combate a discriminação e a violência contra a mulher. Eu acho que só esse gesto de dar status de Ministro a uma Secretária Nacional, designá-la para o staff político e social, já é uma demonstração inequívoca de quanto o Presidente Lula e seu programa de governo dão atenção para as questões da mulher.

Portal NetBabillons
Ideli Salvatti, como é consagrar-se na história política do estado de Santa Catarina, como a primeira Mulher Senadora?
Ideli Salvatti
É uma grande honra, pelo tipo da eleição que nós participamos, que foi uma eleição profundamente disputada, tínhamos 6 candidatos disputando 2 vagas. Era uma eleição onde tínhamos figuras tradicionais da política do nosso estado, já tínhamos senadores, filho de senador, um prefeito, um deputado federal apoiado pelo Governador do Estado. Eram essas as figuras que estavam disputando a vaga comigo e com meu companheiro Milton Mendes. Foi muito acirrada, teve um viés de disputa contra a continuidade da política oligarquica no nosso estado e teve um sabor de vitória muito especial, não só por te sido eleita a primeira senadora, mas por ter conseguido a melhor votação da história, derrotando a política tradicional aqui em Santa Catarina. Acho que acabou ficando essa marca de uma eleição anti-oligarquica.

Portal NetBabillons
Cite um Homem e uma Mulher, que em sua opinião são Modelos Públicos de Cidadãos Brasileiros?
Ideli Salvatti
Eu acho que um exemplo de homem público é o Lula, um homem que tem a capacidade de aglutinar, somar esforços, forças políticas para alcançar um objetivo. Uma pessoa que tem uma trajetória de vida sui generis, que é um incentivo para toda e qualquer pessoa . Com relação as mulheres são muitas: Antonieta de Barros, Marina Silva, Benedita da Silva e Elis Regina que foi uma pessoa que marcou demais a minha vida, devido ao seu sentimento, a sua sensibilidade, infelizmente não está mais conosco, mas foi uma grande mulher.

Portal NetBabillons
Ideli Salvatti é uma Mulher de Fé?
Ideli Salvatti
Sou uma mulher de muita fé, acho que um dos períodos mais importantes da minha vida foi quando participei das comunidades eclesiásticas de base.

Portal NetBabillons
Em sua opinião os Cientistas Brasileiros não conseguem divulgar as suas descobertas, e seus inventos, por que razão?
Ideli Salvatti
A ciência e a tecnologia no Brasil é digna dos maiores louvores, porque nossos cientistas fazem o desenvolvimento de suas pesquisas na raça. Infelizmente o apoio governamental é muito escasso, é muito atribulado, tem mês que tem verba, tem mês que não. Nossos cientistas fazem acontecer muito por essa capacidade, o povo brasileiro tem de dar nó em pingo d'água. A dificuldade na divulgação, se dá também por falta de apoio. Nós temos no estado de Santa Catarina a situação da FUNCITEC, que tem percentual na Constituição para a extensão de verbas para Ciência e Tecnologia, que não foi cumprida desde a sua promulgação por nenhum governo. Esperamos que agora com esses novos ventos de mudança, tanto a nível nacional, como a nível estadual, a ciência e tecnologia de nosso país, nossos maravilhosos cientistas, possam ter a valorização devida, possam ser reconhecidos.

Foto: GMG.
A Senadora prometeu em São Francisco do Sul - SC referenciar substancialmente a cidade pela passagem dos seus 500 anos em 2004 na Câmara do Senado.

Portal NetBabillons
Fale um pouco de sua família?
Ideli Salvatti
Sou filha de mãe costureira e pai comerciário, tenho apenas um irmão. Minha família é paulista, sou paulista de nascimento, minha mãe ainda mora em São Paulo, em São Bernardo do Campo. Fui casada duas vezes, do segundo casamento tenho dois filhos, que são joinvillenses. Atualmente tenho compromisso afetivo, não diria oficial, mas tenho namorado. Sobre meus filhos: o mais velho tem 25 anos e a mais nova 19, minha família é maravilhosa.

Portal NetBabillons
Os Partidos da Coligação estão adaptados ao governo, há um convívio pacífico, cordial de elevação política ou isso é algo que irá acontecer só no futuro que a Deus pertence?
Ideli Salvatti
Nós temos uma aliança constituída desde o processo eleitoral, nós temos posterior ao processo da aliança, no primeiro turno uma ampliação da aliança no segundo turno, nós tivemos apoios, estamos inclusive buscando a integração do PMDB com o Governo, que é muito importante neste momento. É muito importante ampliar estas alianças para aprovação das reformas que precisam tramitar no Congresso este ano, entre elas a reforma tributária, a reforma da Previdência, a reforma política do judiciário. Reformas estas que mexem na Constituição Brasileira, é preciso ter 3/5 dos votos tanto na Câmara, quanto no Senado. É claro que nenhuma aliança política é pacífica, os partidos são diferentes, eles tem convergência, interesses comuns, eles tem alianças, não são idênticos, são diferenciados. Sempre existe a necessidade de permanentemente estar sendo conversado, debatido. Temos que ter todo o respeito aos partidos que compõem a base do governo, temos que trabalhar para que a unidade da nação aconteça, para que o Governo Lula possa implantar o seu Plano de Governo e temos que saber lidar com as diferenças entre os partidos.

Portal NetBabillons
Senadora, na literatura qual sua preferência?
Ideli Salvatti
Sou apaixonada pela literatura nacional, Jorge Amado, todos os escritores nordestinos de forma muito especial Guimarães Rosa. Mais recentemente, dois autores que eu tenho lido com mais freqüência, até internacionais, o José Saramago, e a Isabel Alientes. Eu tenho como regra, para ter um sono tranqüilo, repousante, sempre ter à cabeceira uma literatura, para ler algumas páginas e tirar aquela turbulência do cotidiano.

Portal NetBabillons
Com a saúde, a Senadora tem que tipos de cuidados?
Ideli Salvatti
Eu sou uma pessoa que tenho uma saúde maravilhosa, até porque sou muito descuidada, de vez em quando faço exercícios, ou algum tipo de tratamento, odeio tomar remédio, tenho que me cuidar sempre porque acabo não tomando. Acho que tive uma boa matriz, que minha família me deu bons cuidados iniciais, como dizem "vinho de boa pipa", "árvore de boa cepa".

Portal NetBabillons
Senadora, qual a receita para ser tão dinâmica e ter tanta energia para dar conta do corre-corre?
Ideli Salvatti
Ter paixão pelo que a gente faz, quem tem paixão pelo que faz, simplesmente faz.

Portal NetBabillons
Senadora deixe um conselho aos Universitários brasileiros?
Ideli Salvatti
Universitários não se conformem com a mediocridade, se desafiem, se joguem, se lancem, tenham a capacidade da ousadia, queiram sempre mais. Quando queremos mais, nos aprimoramos, nos construímos melhor como pessoa e contribuímos para que o mundo seja melhor.

Portal NetBabillons
Em sua opinião a Política Brasileira está evoluindo para uma melhora?
Ideli Salvatti
Indiscutivelmente o que fizemos no Brasil nas últimas décadas é algo assombroso, porque nós superamos uma ditadura militar e construímos uma alternativa democrática que está consolidada no Brasil, conseguimos fazer a eleição de um presidente que tem uma aliança de centro-esquerda e isto tudo nós fizemos no espaço de uma geração. Muitos outros países levam algumas gerações para conseguirem dar uma alternância em uma alternativa tão diferenciada para os políticos. Com certeza a nossa trajetória tem solidez, caso não tivesse não teríamos passado pela morte de um presidente, antes de ter tomado posse, pelo impeachment de um outro e pela eleição de uma figura popular como o Lula. Em qualquer outro país onde a transição democrática não tivesse se consolidado não teria sobrevivido a tantas mudança e tantos sobressaltos.

Portal NetBabillons
Há algum Projeto de Desburocratização, tramitando em Brasília em favor da Cidadania Brasileira?
Ideli Salvatti
Essa história de programa de desburocratização é algo que você acaba criando outra burocracia para desburocratizar a anterior. Nós temos que ter um compromisso, isso está explícito no programa do Governo Lula, que é a valorização do servidor público, da sua capacitação, e quando a gente tem servidor capacitado e valorizado, os mecanismos de atendimento, de formalização, de bancada do aparelho estatal, melhora o atendimento e a burocracia se reduz. Só desta forma que ela pode ser reduzida, com a capacitação e a informatização, com a permanente avaliação dos serviços prestados. Eu acredito que medidas como as de anteriormente de ter o Ministério da Desburocratização, só vá provocar o aumento de mesas e de pessoas que muitas vezes não tem muito o que fazer.

Portal NetBabillons
Deixe uma mensagem positiva para o planeta Terra?
Ideli Salvatti
Gostaria de agradecer a oportunidade deste canal de comunicação, o Portal Net Babillons e dizer que a paixão que me move eu espero que mova a paixão de todos os seres humanos, de todo o planeta, na construção de dias melhores, de vida melhor, com uma mensagem de muita paz. Nós precisamos ter a superação dos conflitos sempre pelo diálogo, pela conversa e pela medida de solidariedade entre os homens. Essa é a medida real e necessária que deve ser instalada cada vez mais no nosso planeta Terra.

 

 

VEJA MAIS...

 

 

Portal NetBabillons, 14 de Março de 2003.

 

Página inicialVolta ao índice.