Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Liane Essenfelder Cunha Mello
Pianista
, Concertista, Ex-Bailarina Clássica e atual Acadêmica Imortal

Perfil

Liane Essenfelder, uma mulher competente e aguerrida que não teme desafios e foi assim que se tornou forte e polivalente em sua Carreira Artística, além de ser eximia Pianista e Concertista também fez Carreira de êxito no Ballet. Por mais que transpareça uma altivez resplandecida em seu semblante Liane é uma mulher emotiva e uma mãe extremamente afetuosa.
Como ser humano, é uma pessoa especialmente condigna aos amigos, amorosa e vive buscando o equilíbrio para o bem viver e a melhor qualidade de vida.
Liane é uma incentivadora e motivadora das Artes e da Cultura Brasileira, por onde passa vai deixando importante contribuição.
Sua passagem no Brasil deixou marcas indeléveis na década de 70 no Corpo de Baile do Teatro Guaíra, em Curitiba, no Estado do Paraná, a sua dedicação e exigência causou o que há de melhor no aperfeiçoamento da Escola.
Essa multiplicidade artística do Piano e do Ballet vem se conjulgar com o início da feitura da edição de um belo Livro, esse agora é o seu maior desejo, vale a pena lembrar aqui que a Pianista é membro integrante da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul em Santa Catarina, uma Cidade Histórica com mais de 500 anos.
Hoje Liane se divide entre o Brasil e os Estados Unidos, algo que traz muita satisfação, pois sua Carreira se estende também no Exterior.

Entrevista

Foto: GMG
O Diretor do Portal NetBabillons, Eros Damiam Pereira, entrevista sua amiga a Pianista, Liane Essenfelder que nos relata um pouco de sua vida e experiências vivenciadas durante sua Carreira Artística.

Portal NetBabillons
Como foi o início da sua Carreira?
Liane Essenfelder
Bem, o início de minha carreira foi como Pianista, eu tinha 11 anos e fazia Concertos levantando fundos para a então Legião Brasileira de Assistência, fiiz vários Concertos nesse sentido e dessa forma se deu o início de minha carreira.

Portal NetBabillons
Fale sobre seu sobrenome técnico e artístico tão especial?
Liane Essenfelder

Esse nome Essenfelder, vem de Konigsberg na Alemanha, é do meu bisavô, Florian Essenfelder e fomos uma Fábrica de Pianos durante muitos anos e não exatamente por isso, mas eu tive vontade de estudar Piano desde pequena, foi uma coisa não pelo nome, eu diria até independente disso. Mas tive muito incentivo do meu avô Frederico Essenfelder, ele foi assim o meu grande incentivador, um dos maiores, mais sérios, mais sofisticados, um homem maravilhoso assim como o meu pai que me ouvia todas as noites até que eu atingisse um nível que para ele parecesse satisfatório, assim foram o meu avô Essenfelder e o meu pai Cunha Mello.

Portal NetBabillons
A propósito o fato de você ser de família de Artistas, isto a motivou para a sua carreira?
Liane Essenfelder

Pode ser, pode ser ....O meu Pai, sentava-se na sala e dizia: Hoje você vai tocar para mim só música, então aquela era uma noite que eu tinha que tocar só música, e outra noite só Beethoven e depois nós voltávamos ao assunto e ele me dizia: Agora parece que você melhorou, é outra coisa...(risos).

Portal NetBabillons
Liane fale da sua terra natal?
Liane Essenfelder

Eu nasci mesmo no Rio de Janeiro, mas considero a minha terra natal e de coração, Curitiba. Porque com dois anos eu já fui para Curitiba, fui para a Escola de Música e Belas Artes, passei lá toda a minha vida de estudante e eu lecionei lá 25 anos, e a cidade é de um alto e nível cultural, uma cidade maravilhosa. Eu estou vivendo hoje pouco em Curitiba, mas tenho sentido muita falta.

Portal NetBabillons
Quais os lugares por onde você se apresentou que lhe deixaram boas lembranças?
Liane Essenfelder

Bom, eu gosto muito da Áustria e a cidade de Innsbruck é uma cidade pequena, mas provavelmente de onde eu viajei pela Europa, América do Norte e América Latina foi a que mais me impressionou.

Foto: GMG
Dentre as suas viagens internacionais, Liane demonstra um seu imenso carinho por Salzburgo e Innsbruck, na Aústria.

Portal NetBabillons
Em sua opinião o Ballet está no Brasil ou o Brasil está no Ballet?
Liane Essenfelder

Acho que o Brasil está no Ballet porque nós brasileiros e brasileiras somos muito talentosos e nós brasileiros assimilamos as técnicas com grande facilidade, são técnicas já com mais de 400 anos de desenvolvimento, temos uma possibilidade única para dançar pelo tipo de físico, pela dedicação quando tem talento, acho que é bem por aí.

Portal NetBabillons
Liane, a Música Clássica no Brasil ecoa de maneira satisfatória ou ainda falta muito?
Liane Essenfelder

Eu acho que sim, porque nós temos os brasileiros, pelo menos na minha informação, considerados como músicos, os melhores. Os brasileiros sempre foram grandes pianistas e no Brasil fazemos música de primeiríssima qualidade, nós temos grandes Escolas de Música no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná nas cidades como Blumenau e Joinville, em Santa Catarina e no Nordeste também tem gente absolutamente maravilhosa e muito bem preparada.

Portal NetBabillons
Quais os seus projetos para o ano 2009?
Liane Essenfelder

Para 2009 eu tenho vários Projetos, eu vou ter o meu primeiro neto que está chegando, o Arthur, filho da minha filha Heidy e do André, isso me faz muito feliz. Eu pretendo escrever um Livro que já está na minha cabeça há muito tempo, diferente das coisas que eu já escrevi, será um Livro dirigido a mulher contemporânea, a posição da mulher atual. A mulher desse tempo não exatamente a brasileira, sim poderia ter algum capítulo especial dedicado a mulher brasileira, isso com certeza, mas seria alguma coisa com significado universal. Se houver um significado universal eu acho que posso atingir muito mais esse público.

Foto:  GMG
Dentre seus Projetos para 2009, Liane Essenfelder destaca um Livro que pretende escrever sobre a Mulher Contemporânea.

Portal NetBabillons
Liane você se considera uma mulher de fé?
Liane Essenfelder

Sim, eu sou uma mulher de fé, realmente sou e interessante que cada ano que passa eu tenho uma fé mais forte, mais profunda e mais ampla, isso abrangendo diferentes crenças e cada vez mais esse mundo espiritual se torna mais forte em mim, mas é muito forte!

Portal NetBabillons
Um Lugar Especial por onde você já passou e quer voltar?
Liane Essenfelder

Novamente é Innsbruck...(risos), Salzburgo também, mas Innsbruck sempre, na Áustria.

Portal NetBabillons
Um Sonho ainda não realizado?
Liane Essenfelder

São tantos sonhos que ficaram para trás e não foram realizados...(risos), esse Livro que quero escrever é um sonho ainda não realizado, ele precisa ser imediatamente posto em prática e vem com força total.

Portal NetBabillons
Qual a importância da Internet para você?
Liane Essenfelder

Bom, na Internet eu não sou uma expert, mas no Mundo de hoje é absolutamente necessário e quase não se pode conceber o Mundo de hoje sem a Internet, impossível!

Portal NetBabillons
O melhor Livro que você leu?
Liane Essenfelder

Esse Livro é da Escritora Francesa, Simone de Beauvoir chama-se “O Segundo Sexo” é um livro sobre um estudo sociológico também da mulher, nos talvez últimos 50 anos, mas foi considerado esse livro, uma das melhores obras escritas sobre a mulher nos últimos 100 anos.

 

Foto: GMG
Carismática, cheia de energia, motivação e sensibilidade a Pianista Liane Essenfelder é completamente competente em tudo aquilo que faz com amor .

Portal NetBabillons
O Filme mais emocionante que você assistiu?
Liane Essenfelder

Esse é um filme antigo, inclusive só vi em preto e branco e que chama-se “A Visita”, não sei se ele foi reeditado, mas ele foi estrelado por Anthony Quinn e provavelmente dirigido por ele, isso não me lembro muito bem.

Portal NetBabillons
A Peça Clássica de Ballet mais fantástica que você gritou “bravo”?
Liane Essenfelder

Eu gosto muito do Ballet de Giselle e mais do que de Giselle, gosto de La Sylphide, que é um Ballet romântico, mas a linguagem é toda clássica, mas sem enredo é só um espírito romântico dentro de uma técnica clássica, chama-se dança pura, que é o que mais me impressiona; a Dança pela Dança, não existe cenário é só dança, luzes, o vestido branco, só o ambiente de romantismo, dança pura.

Portal NetBabillons
Como está a Cultura no Brasil sob a sua visão de Mulher Internacionalizada?
Liane Essenfelder

Eu penso que nós temos ilhas de grande desenvolvimento, pessoas maravilhosas que se juntam, se congregam, se encontram e em todo o Brasil eu encontrei grupos assim. Em Recife que participei da Universidade, ajudei a fundar um Mestrado, vivi dois anos lá e participei da vida da Universidade. No Paraná tem coisas absolutamente incríveis e agora estou vivenciando aqui em Santa Catarina, em São Francisco do Sul um grupo de pessoas absolutamente extraordinárias.

Portal NetBabillons
Um Conselho seu para os Universitários Brasileiros?
Liane Essenfelder

Um conselho meu é que se precisa de uma base muito forte para tudo que se faz, não ceder ao impulso de se tornar um técnico em generalidades. Procurar um campo de atuação, o que mais lhe inspire, uma grande paixão, dedicar-se e tornar-se o melhor.

Foto: GMG
A Pianista Liane Essenfelder, diz que sua passagem pelo Teatro Guaíra teve grande importância, sendo uma das fases que viveu com mais paixão, se dedicando inteiramente ao trabalho.

Portal NetBabillons
Como foi a sua infância?
Liane Essenfelder

Da minha infância me recordo de algumas brincadeiras como andar de bicicleta, de patins e uma boneca apenas, mas eu sempre, desde os 6, 7 anos já estudava, o meu prazer maior era estudar desde pequena, eu gostava!

Portal NetBabillons
Liane, como foi a sua passagem pelo Teatro Guaíra?
Liane Essenfelder

A minha passagem pelo Teatro Guaíra foi na minha vida, um dos pontos que mais amei, que eu vivi com uma paixão absolutamente tremenda, me dediquei totalmente. Entrei no Teatro Guaíra como Professora creio que no ano de 72, 73, mas em 1976 me tornei Coordenadora do Curso de Dança Clássica que depois acrescentamos a Dança Moderna e aulas de músicas e história da dança que eu consegui com ajuda da Professora Ceci Chaves e do grupo de professoras que nós tínhamos lá, para estruturar essa Escola, para que ela se tornasse a Escola número no 1 do Brasil. Nós seguimos o Programa da Ópera de Paris principalmente e o treinamento dos Pianistas para o Ballet que foi uma coisa que eu também fiz, para que não fosse um aglomerado de professoras, mas sim uma Escola com uma feição e com uma técnica de primeira linha e tivemos êxito perfeito e depois ficou institucionalizado então aí já fica difícil de acabar e todos as professoras que foram tomando depois o meu lugar e o lugar daqueles que foram saindo, os novos foram criados dentro desse espírito que nós chamávamos de “tolerância zero”... (risos).
É uma intenção de alto nível que poderia.... eu não gosto muito de competição, eu gosto mais de festival, mas é uma Escola com uma linha de trabalho que pode ser mostrada no Mundo inteiro e com orgulho.

Portal NetBabillons
Como especialista e profunda conhecedora do Ballet, nos fale da origem?
Liane Essenfelder

O Ballet, vem da Aristocracia, ele era como se diz não era o Ballet como a gente conhece hoje, mas na Itália que seria o Ballo ou o Bailado e depois o Ballet que eram pequenos grupos aí depois foi tirado a última letra e ficou Bale e os franceses que foram bem organizados, eles afrancezaram os termos que já existiam em Italiano e assim foi Luís XVI em 1661, o selo real e a primeira Escola de Ballet que seria da Ópera de Paris que é a primeira instituição e desse grupo francês e italiano é que foi para a Rússia, uma migração cultural já no século XVIII, XIX e com Marius Petipa que significou 30 anos e incorporou muito da linguagem da Dança Folclórica Russa dentro dos grandes espaços de saltos, os grandes saltos são russos e desse grupo é que depois veio um grupo de elite no ano de 1909 para a França aonde eles ficaram por 20 anos até 1929 e depois esse grupo se dispersou pelo Mundo e se tornou esse Ballet de primeira linha que nós temos no Mundo inteiro.

Portal NetBabillons
Liane em seus recitais, onde teve a maior sinergia e o retorno da platéia?
Liane Essenfelder

Eu tive um tempo também maravilhoso, que eu formei um duo com a Professora e Pianista Ingrid Müller Seraphim, nós chegávamos a dar 10 Concertos num ano e nós tocamos juntas por 20 anos e nós fizemos aqueles Programas de Concertos para Juventude, na Globo, nos domingos de manhã, esses filmes foram feitos em Curitiba e depois foram cortados e passados a cada domingo. E particularmente uma outra coisa que foi muito interessante, que eu toquei uma vez em Assunção, tenho dois, três Concertos no Paraguai e eu lembro que ainda pensei: “Ah! tocar no Paraguai, afinal nem é tão importante assim”, pensei comigo...(risos) e daí o Embaixador Brasileiro me disse: “Liane você não pense que esse Concerto que dará no Paraguai deve ser mais importante do que se você fosse tocar em Nova York, porque lá terá uma platéia que talvez que não dê para reunir numa cidade como Nova York, você terá os Embaixadores do Mundo inteiro, então os Concertos que você dará terá todos os adidos culturais de todas as Embaixadas, terá um público muito seleto. E eu acabei saindo de lá Condecorada do Governo, com uma Medalha pelos serviços prestados a Cultura, isso me marcou muito.

Portal NetBabillons
Deixe as suas impressões sobre o Portal NetBabillons?
Liane Essenfelder

Eu achei um trabalho absolutamente incrível, as pessoas também, que você não imagina que poderia encontrar, você vai encontrar nesse Portal. Eu imagino o que seria a vida antes do Portal e depois (risos), eu estou honradíssima de estar aqui e fazer parte de um grupo tão seleto, é uma coisa assim dos Anjos, sabe!?! Muito Obrigada.

Portal NetBabillons
Liane, alguma consideração final?
Liane Essenfelder

Eu quero dizer o seguinte, eu tenho uma vida assim, acho que muito rica, com muitas alegrias, as tristezas correspondentes (risos), tenho uma filha maravilhosa que foi um presente do céu, a Heidy que é a luz da minha vida, tenho amigos absolutamente incríveis e aqui em São Francisco do Sul, eu de repente encontrei pessoas que não esperava encontrar, maravilhosas, que marcaram muito a minha vida principalmente você Eros, você fez uma diferença na minha vida muito grande, maior do que você pensa.

Foto:  GMG
Ao final da Entrevista a Pianista Liane agradece pela Homenagem do Portal, demonstra ainda sua gratidão e consideração pelo amigo o Diretor do Portal NetBabillons, Eros Damiam Pereira.

 


Portal NetBabillons, 13 de Novembro de 2008.


Página inicial
Volta ao índice.

HOMENAGEADA